Nissan apresenta o novo Kicks, produzido no Brasil
Carro chega ao mercado nacional ainda em 2025 e será exportado para Argentina e Paraguai
A Nissan apresentou oficialmente o novo Kicks, produzido na planta de Resende (RJ). O SUV foi revelado nesta terça-feira, 15, na linha de montagem da fábrica. A motorização e o preço ainda não foram divulgados. O lançamento no mercado está previsto ainda para este ano.
O POVO teve acesso ao interior da planta e acompanhou de perto a produção da nova geração do SUV. O carro chega com aparência mais refinada e robusta em relação ao modelo atual. A assinatura com quatro LEDs horizontais é o destaque na dianteira, que traz uma grade frontal em formato retangular realçada por linhas retas.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A montadora informou que não revelará dados técnicos antes do lançamento oficial. A expectativa é que o motor também seja produzido no Brasil.
Veja imagens do modelo sendo produzido na fábrica de Resende (RJ)
Em 2023, executivos da marca anunciaram planos para produzir um motor turbo 1.0 na fábrica fluminense até 2025, mas ainda não há a confirmação se essa será a configuração implementada no novo Kicks.
De acordo com o diretor de Operações do Complexo Industrial da Nissan em Resende, Marco Biancolini, a produção em série deve começar nas próximas semanas. “Estamos prontos para começar, somente aguardando autorização do comercial”. O diretor afirma que a fábrica brasileira tem capacidade de produzir até 32 carros por hora.
Para entregar o novo produto, a montadora contratou 300 trabalhadores e ampliou para 98 o número de robôs na área de estamparia. De acordo com Biancolini, o nível de automação no setor de montagem cresceu de 55% para 84% no último ano.
O presidente da Nissan na América Latina, Gui Rodríguez, afirmou que a nova geração do SUV será exportada para Argentina e Paraguai, mesmos mercados atendidos pelo Kicks Play brasileiro. Segundo o executivo, o Brasil representa cerca de 20% das vendas da Nissan na América Latina.
"É um mercado super importante para nós, que tem crescido muito nos últimos anos, o que nos faz ter boas expectativas para o futuro", assinalou Rodríguez. Em 2024, a marca registrou crescimento de 21% em relação ao ano anterior.
Além de produzir o novo Kicks, a fábrica de Resende também irá desenvolver um SUV inédito que será exportado para mais de 20 países, incluindo Argentina e México. A produção deve começar até o fim do ano. A novidade faz parte do plano de investimentos anunciado pela marca em 2023.
*O jornalista Luciano Cesário viajou a Resende (RJ) a convite da Nissan Brasil