Jeep Renegade Sahara não foi feito para o deserto, mas "aguenta o tranco"

Modelo 4X2 da linha 2025 do SUV compacto mais vendido pela Jeep no Brasil roda bem fora da estrada

O Jeep Renegade Sahara não foi feito para rodar no deserto, mas bem que poderia. É um SUV 4X2 com cara, jeito e performance semelhantes a um carro com tração nas quatro rodas. Fora do asfalto, ele esbanja força e estabilidade mecânica. Não nega potência nos trancos e barrancos encontrados nas veredas com solo mais irregular, ainda que o motor "grite" nas ladeiras.

O Sahara é um dos quatro novos modelos do Renegade lançados pela Jeep para a linha 2025. Ele se junta às versões Altitude, Night Eagle e Willys. Este último, o único 4X4, e com vendas limitadas a 500 unidades ao ano. Embora posicionado no topo da gama 4x2, o Sahara não tem DNA para o off-road. Na prática, contudo, o carro não deixa a desejar.

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No teste feito pelo O POVO, em Atibaia (SP), ele performou bem tanto na pista quanto nas estradas vicinais. Deixou com facilidade buracos e pedras pelo caminho, respondendo satisfatoriamente ainda nos trechos mais íngremes. Pisando no acelerador, nenhuma ladeira foi intransponível.

Nas mais altas, no entanto, o motor roncou um pouco mais. Nada estranho num carro com motorização 1.3 turbo e 185 cv, o mais potente da categoria.

O teste ocorreu em um trecho de aproximadamente 14 km, no entorno de uma fazenda. A maior parte do trajeto era de terra batida. Havia muitas irregularidades no solo, oportunidade de pôr à prova a capacidade de arrancada e a suspensão do veículo. A resposta do câmbio foi precisa na maior parte do caminho. Melhor nas ladeiras do que nos solos mais planos. É como se o carro tivesse mais força quando mais exigido e menos potência em situações não muito desafiadoras.

No geral, a experiência de dirigibilidade foi agradável e deixou sensação de que o carro pode proporcionar grandes aventuras para os amantes do off-road. Para além da configuração mecânica robusta, o visual lembra um 4X4, a começar pelo porte da roda (18”), também estilizada com acabamento em preto brilhante. Carrega ainda adesivo externo com o nome da versão e vem equipado com teto solar panorâmico de cortina retrátil e abertura automática para ventilação.

No interior, os bancos revestidos em couro podem fazer brilhar os olhos de quem prefere os esportivos, sem contar com o painel em soft touch, um diferencial em relação à concorrência, que ainda mantém o plástico rígido como predominante no segmento dos SUVs compactos.

Com tantos atributos premium na cabine, faltou o ajuste elétrico dos bancos. A regulagem manual não contempla o melhor dos mundos para a ergonomia veicular, do interesse, principalmente, de quem passa muitas horas ao volante. Além de paciência, o condutor precisa de que o banco esteja na posição correta para que o conforto ajude a mitigar o estresse ocasionado pelos engarrafamentos típicos dos grandes centros urbanos.

Preço e cores

O Sahara chega ao mercado por R$ 173,9 mil, o segundo mais caro dentre as sete versões de Renegade disponíveis na linha 2025, atrás apenas do Willys, por R$ 179,9 mil. A carro topo de gama 4X2 vem com cinco opções de cores: Branco polar, Granite Crystal, Jazz Blue, Sting Gray e Slash Gold, sendo a a última exclusiva da versão.

Recursos e funções

A lista de itens de série inclui teto solar panorâmico, plataforma de serviços conectados Adventure Intelligence, keyless enter ‘n Go, remote start, sensor crepuscular, sensor de chuva, retrovisor eletrocrômico, monitoramento de ponto cego, comutação automática de faróis, faróis de neblina e paddle shifters.

Ficha técnica Jeep Renegade Sahara 2025

Motor
Posição: Dianteiro, transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Diâmetro x curso: 70 x 86,5 mm
Cilindrada total: 1.332 cm³
Taxa de compressão: 10,5:1
Aspiração: Turbocompressor com wastegate elétrica
Potência máxima (ABNT): 180 cv (gasolina)/ 185 cv (etanol) a 5.750 rpm
Torque máximo (ABNT): 27,5 kgfm (270 Nm) a 1.750 rpm
Nº de válvulas por cilindro: 4
Comando de válvulas: sistema eletrohidráulico MultiAir III, com um eixo para as válvulas de escape

Alimentação
Ignição: eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção
Injeção eletrônica: direta
Combustível: Gasolina/etanol

Transmissão
Câmbio automático: seis marchas à frente e uma à ré
Relações de transmissão: 1ª – 4,459; 2ª – 2,508; 3ª – 1,556; 4ª – 1,142; 5ª – 0,852; 6ª – 0,672; Ré – 3,185.
Diferencial – 3,683
Tração: Dianteira com juntas homocinéticas

Sistema de freios
Comando: A pedal e transmissão hidráulica com ABS/ESC
Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 305 mm) com pinça flutuante Traseiro: A disco sólido (diâmetro de 278 mm) com pinça flutuante

Suspensão dianteira
Tipo: McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores com geometria triangular e barra estabilizadora
Amortecedores: Hidráulicos e pressurizados
Elemento elástico: Molas helicoidais

Suspensão traseira
Tipo: McPherson com rodas independentes, links transversais/laterais e barra estabilizadora
Amortecedores: Hidráulicos e pressurizados
Elemento elástico: Molas helicoidais

Direção
Tipo: Elétrica com pinhão e cremalheira
Diâmetro mínimo de curva: 10,8 m

Rodas
Medidas: 10,0” x 18” – liga de alumínio
Pneus: 225/55 R18

Peso do veículo
Em ordem de marcha: 1.476 kg
Capacidade de carga: 400 kg

Dimensões externas/capacidades
Comprimento: 4.268 mm
Largura da carroceria: 1.805 mm
Altura do veículo: 1.702 mm
Distância entre eixos: 2.570 mm
Bitola dianteira: 1.550 mm
Bitola traseira: 1.552 mm
Altura mínima do solo: 192 mm
ngulo de entrada: 22,0°
ngulo de saída: 32,0°
ngulo de rampa: 22,0°
Volume do porta-malas: 385 litros
Tanque de combustível: 55 litros

Desempenho
Velocidade máxima: 208 km/h (gasolina) / 209 km/h (etanol)
0 a 100 km/h: 8,9 s (gasolina) / 8,8 s (etanol)

Consumo
Ciclo urbano: 11,0 km/l (gasolina) / 7,7 km/l (etanol)
Ciclo estrada: 12,8 km/l (gasolina) / 9,1 km/l (etanol)

*O jornalista viajou a convite da Jeep Brasil

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