Fiat Titano: picape estreia por R$ 219,9 mil e entra na briga com Hilux e S10

Nova Titano é a primeira picape média da montadora italiana no Brasil e está disponível em três versões; a mais cara curta quase R$ 260 mil

*Enviado a Mato Grosso

A Fiat acaba de estrear no segmento de picapes médias no Brasil com um dos lançamentos mais aguardados do ano, a Fiat Titano. Importado do Uruguai, o modelo parte de R$ 219.990 na versão de entrada e chega para rivalizar com Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger. A meta é abocanhar até 10% das vendas no segmento.

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A versão intermediária, chamada de Volcano, custa R$ 239.990 e a topo de linha, batizada de Ranch, chega a R$ 259.990. Todas as versões têm tração 4x4 e são equipadas com motor 2.2 turbodiesel, 4 cilindros e 16 válvulas. Os itens opcionais incluem recursos tecnológicos e mecanismos de segurança.

Os preços agressivos são fator de competitividade, mas a potência é inferior à dos rivais. A Titano tem 180 cv com transmissão manual de seis marchas e torque de 37 kgfm na versão básica (endurance); e 40 kgfm com câmbio automático nas duas mais caras. O desempenho fica abaixo da Hilux (224 cv) e da S10 (206 cv). Apesar disso, os executivos da italiana dizem que a Titano “está pronta para qualquer desafio”.

De acordo com o vice-presidente de Operações Comerciais do Grupo Stellantis na América do Sul, Herlander Zola, o protótipo da picape foi testado “exaustivamente” em um trajeto de aproximadamente dois milhões de quilômetros. De trechos urbanos a off road. “Testamos em todas as condições possíveis no território brasileiro”, afirmou o executivo durante a apresentação da Titano, na Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso.

O local escolhido para o lançamento foi estratégico. O Centro-Oeste é a região do País que mais vende picapes. A fatia de participação no mercado foi de 27% em 2023, bem acima da média nacional, de 18%. A Fiat aposta no agronegócio como segmento de perfil médio dos clientes.

Para além do simbolismo de lançar o carro no estado mais “agro” do Brasil, a montadora ressalta que a picape tem a maior caçamba da categoria, com 1314 litros e 2,6 metros quadrados de área. Quanto mais espaço, mais o veículo se torna útil para transportar ferramentas, insumos e mercadorias —necessidades de primeira ordem para quem trabalha no campo.

Outro diferencial da Titano é a capacidade de reboque (3,5 toneladas). Segundo a Fiat, a picape consegue puxar uma van de porte médio, uma outra caminhonete ou até uma lancha. E por falar em furgão, o motor da Titano é o mesmo utilizado na Fiat Ducato.

Se tamanho é documento para quem compra picape, a Titano mira o topo e leva vantagem sobre a concorrência. O comprimento é de 5,33m, com 2,22m de largura, 1,88m de altura e 3,18m de entre-eixos. As medidas, de acordo com a italiana, reforçam um dos três pilares da picape: a robustez. Os outros dois são tecnologia e performance off road.

A gama tecnológica do carro contém mecanismos como assistente de estabilidade, câmera 360º off road, DRL- luzes diurnas de rodagem em led, sensores dianteiros e traseiros de estacionamento, ar condicionado digital dual zone, aviso de permanência em faixa, entre outras funcionalidades. A central multimídia tem 10’1 polegadas e possui conexão com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay. O carregamento para celular é via cabo UBS, sem indução.

As três versões da Fiat Titano estão disponíveis nas cores preto vulcano, prata, branco e vermelho. Saiba mais sobre cada uma delas:

Endurance (R$ 219.990)

O modelo de entrada é equipado com 6 Airbags (2 frontais, 2 laterais e 2 de cortina), ar condicionado, controle eletrônico de estabilidade e tração, controle automático de descida, volante com ajuste de altura, bloqueio eletrônico do diferencial traseiro, entre outros itens. A versão é a mais econômica, com consumo médio de 9,6 km/l de diesel tanto na cidade como na estrada, segundo consta na ficha técnica divulgada pela Fiat.

Volcano (R$ 239.990)

Além dos itens de série, a versão intermediária traz central multimídia de 10,1 polegadas, câmeras traseira e lateral, rodas de liga leve aro 17”, saídas de ar para os bancos traseiros, retrovisores elétricos, capota marítima e volante com ajuste de altura e profundidade. De acordo com a montadora, o consumo médio da Volcano é de 8,6 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada.

Ranch (R$ 259.990)

A versão topo de linha tem todos os recursos da Volcano, mais alguns atributos tecnológicos. Fazem parte do combo de itens opcionais o ar condicionado digital dual zone (com ajuste individual para o motorista e o passageiro do banco dianteiro), câmera 360º off road, estribos laterais cinza, lanternas em led, DRL- luzes diurnas de rodagem em led, rodas de liga leve aro 18”, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro e bancos dianteiros com ajuste elétrico. O consumo, segundo a Fiat, é de 8,5 km/l em trechos urbanos e de 9,2 km/l na estrada.

Ficha técnica – TITANO ENDURANCE 2.2 MT DIESEL

Motor
Posição: Dianteiro, longitudinal
Número de cilindros: 4 em linha
Diâmetro x curso: 85,0 x 96,0 mm
Cilindrada total: 2.179 cm3
Admissão: Turbo com geometria variável
Taxa de compressão: 16:1
Potência: 180 cv a 3.750 rpm
Torque: 370 Nm a 2.000 rpm
Número de válvulas por cilindro: 4
Comando de válvulas: Duplo, no cabeçote
Injeção: Direta
Combustível: Diesel

Transmissão
Câmbio: mecânico, com seis marchas

Relações de marchas:
1a: 4,942
2a: 2,696
3a: 1,527
4a: 1,000
5a: 0,749
6a: 0,634
Ré: 4,597
Diferencial: 4,200
Tração: 4X4 com reduzida de 1:2,72

Suspensão dianteira
Tipo: Independente, com quatro braços oscilantes com barra estabilizadora

Amortecedores: telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: molas helicoidais de flexibilidade constante

Suspensão traseira
Tipo: Dependente, Eixo rígido
Amortecedores: telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: Feixe de molas de 4 lâminas e dupla flexibilidade

Sistema de freios
Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 332 x 32 mm) com pinça flutuante e dois cilindros de comando.
Traseiro: A tambor (diâmetro de 11”) com sapatas autocentrantes e regulagem automática de jogo pelo acionamento do freio de estacionamento.

Direção
Assistência: Hidráulica
Peso do veículo

Dimensões externas/capacidades
Comprimento: 5.330 mm
Largura da carroceria: 1.963 mm (s/espelhos) e 2.221 mm (c/espelhos)
Altura do veículo: 1.858 mm / 1.897 mm (com barras longitudinais)
Distância entre eixos: 3.180 mm
Altura mínima do solo: 235 mm
Ângulo de entrada: 29°
Ângulo de saída: 27o
Tanque de combustível: 80 litros
Comprimento máximo da caçamba: 1.630 mm
Largura máxima da caçamba: 1.600 mm
Altura máxima da caçamba: 516 mm
Volume útil da caçamba (até o limite da carroceria): 1.109 litros (VDA) / 1.220 (NET)

Performance
0 a 100 km/h: 14,7 s
Velocidade máxima: 175 km/h

Rodas
Medidas: 17” x 7,5” – aço estampado
Pneus: 265/65 R17
Em ordem de marcha: 2.039 kg
Capacidade de carga: 1.020 kg
Reboque com freio: 3.500 kg

Consumo PBEV
Urbano: 9,6 km/l
Estrada: 9,6 km/l

Ficha técnica – TITANO VOLCANO 2.2 AT DIESEL

Motor
Posição: Dianteiro, longitudinal Número de cilindros: 4 em linha
Diâmetro x curso: 85,0 x 96,0 mm
Cilindrada total: 2.179 cm3
Admissão: Turbo com geometria variável
Taxa de compressão: 16:1
Potência: 180 cv a 3.750 rpm
Torque: 400 Nm a 2.000 rpm
Número de válvulas por cilindro: 4
Comando de válvulas: Duplo, no cabeçote
Injeção: Direta
Combustível: Diesel

Transmissão
Câmbio: automático, com seis marchas

Relações de marcha:
1a: 4,065
2a: 2,371
3a: 1,551
4a: 1,157
5a: 0,853
6a: 0,674
Ré: 3,200

Diferencial: 4,200
Tração: 4X4 com reduzida de 1:2,72

Suspensão dianteira
Tipo: Independente, com quatro braços oscilantes com barra estabilizadora

Amortecedores: telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: molas helicoidais de flexibilidade constante

Suspensão traseira
Tipo: Dependente, Eixo rígido
Amortecedores: telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: Feixe de molas de 4 lâminas e dupla flexibilidade.

Sistema de freios
Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 332 x 32 mm) com pinça flutuante e dois cilindros de comando
Traseiro: A tambor (diâmetro de 11”) com sapatas autocentrantes e regulagem automática de jogo pelo acionamento do freio de estacionamento

Direção
Assistência: Hidráulica
Diâmetro mínimo de curva: 14,0 m (considerar a medida meio fio a meio fio/kerb to kerb)
Peso do veículo

Dimensões externas/capacidades
Comprimento: 5.330 mm
Largura da carroceria: 1.963 mm (s/espelhos) e 2.221 mm (c/espelhos)
Altura do veículo: 1.858 mm / 1.897 mm (com barras longitudinais)
Distância entre eixos: 3.180 mm
Altura mínima do solo: 235 mm
Ângulo de entrada: 29°
Ângulo de saída: 27o
Tanque de combustível: 80 litros
Comprimento máximo da caçamba: 1.630 mm
Largura máxima da caçamba: 1.600 mm
Altura máxima da caçamba: 516 mm
Volume útil da caçamba (até o limite da carroceria): 1.109 litros (VDA) / 1.220 (NET)
Velocidade máxima: 175 km/h

Rodas
Medidas: 17” x 7,5” – liga-leve
Pneus: 265/65 R17
Em ordem de marcha: 2.097 kg
Capacidade de carga: 1.020 kg

Performance
0 a 100 km/h: 12,4 s

Consumo PBEV
Urbano: 8,6 km/l
Estrada: 9,3 km/l

Ficha técnica – TITANO RANCH 2.2 AT DIESEL

Motor
Posição: Dianteiro, longitudinal Número de cilindros: 4 em linha
Diâmetro x curso: 85,0 x 96,0 mm
Cilindrada total: 2.179 cm3
Admissão: Turbo com geometria variável
Taxa de compressão: 16:1
Potência: 180 cv a 3.750 rpm
Torque: 400 Nm a 2.000 rpm
Número de válvulas por cilindro: 4
Comando de válvulas: Duplo, no cabeçote
Injeção: Direta
Combustível: Diesel

Transmissão
Câmbio: automático, com seis marchas

Relações de marcha:
1a: 4,065
2a: 2,371
3a: 1,551
4a: 1,157
5a: 0,853
6a: 0,674
Ré: 3,200

Diferencial: 4,200
Tração: 4X4 com reduzida de 1:2,72

Suspensão dianteira
Tipo: Independente, com quatro braços oscilantes com barra estabilizadora

Amortecedores: telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: molas helicoidais de flexibilidade constante

Suspensão traseira
Tipo: Dependente, Eixo rígido
Amortecedores: telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: Feixe de molas de 4 lâminas e dupla flexibilidade

Sistema de freios
Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 332 x 32 mm) com pinça flutuante e dois cilindros de comando
Traseiro: A tambor (diâmetro de 11”) com sapatas autocentrantes e regulagem automática de jogo pelo acionamento do freio de estacionamento.

Direção
Assistência: Hidráulica
Diâmetro mínimo de curva: 14,0 m (considerar a medida meio fio a meio fio/kerb to kerb)
Peso do veículo

Dimensões externas/capacidades
Comprimento: 5.330 mm
Largura da carroceria: 1.963 mm (s/espelhos) e 2.221 mm (c/espelhos)
Altura do veículo: 1.858 mm / 1.897 mm (com barras longitudinais)
Distância entre eixos: 3.180 mm
Altura mínima do solo: 235 mm
Ângulo de entrada: 29°
Ângulo de saída: 27o
Tanque de combustível: 80 litros
Comprimento máximo da caçamba: 1.630 mm
Largura máxima da caçamba: 1.600 mm
Altura máxima da caçamba: 516 mm
Volume útil da caçamba (até o limite da carroceria): 1.109 litros (VDA) / 1.220 (NET)
Velocidade máxima: 175 km/h

Rodas
Medidas: 18” x 7,5” – liga-leve
Pneus: 265/60 R18
Em ordem de marcha: 2.150 kg
Capacidade de carga: 1.020 kg

Performance
0 a 100 km/h: 12,4 s

Consumo PBEV
Urbano: 8,5 km/l
Estrada: 9,2 km/l

*O jornalista viajou a Mato Grosso a convite da Fiat Brasil


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