Hilux SRX Plus: qual é o plus?

Modelo agrega inovações mecânicas, em especial na suspensão, à versão SRX e traz alterações estéticas, mas nada muito chamativo como na GR-Sport, o modelo logo acima na gama da Hilux. O POVO fez teste rápido em São Paulo

Em meados deste ano, a Toyota trouxe para as lojas a versão mais completa da Hilux, a GR-Sport. Como trunfos, uma série de acertos, notadamente na suspensão.

Contudo, ao contrário do que fizera com o Corolla, sempre fiel a um certo conservadorismo - desafiado com arrependimento tardio pelo Honda Civic - no caso da GR-Sport os apetrechos não foram apreciados por uma parte do distinto público.

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Daí, a saída foi ir nem tanto ao mar e nem tanto à terra. Inseriu na versão SRX, um algo a mais. E aí até o nome estava pronto: SRX Plus. Produzida em Zárate, na Argentina, custa R$ 334.890.

O POVO dirigiu o modelo em terreno off road, com subidas e descidas íngremes, água à altura da metade dos pneus e alguns pequenos trechos de velocidade. O test-drive foi rápido, coisa de 20 minutos em média, no campo de provas da Pirelli, em Elias Fausto, na Grande Campinas (SP).

mo não havia carga e apenas motorista e instrutor a bordo, o relato não pode indicar qual o comportamento no uso esperado do modelo.

No teste rápido, não corremos além de pouco menos de 100km/h. Por esta razão, e com velocidade baixa no asfalto, fica difícil asseverar que a acústica interna evoluiu. Mais uma vez, ponto para a estética. A percepção é de que o carro está mais musculoso, mais largo.

E foi sim confortável, nestas condições, guiar o modelo. De todo modo, em clara demonstração de que houve uma melhoria, mas não outro carro, a tampa traseira é ainda pesada. Bem pesada.

Isso já não há faz tempo em Ranger e Nissan Frontier, para citar duas. Com um dedo, é possível sustentar a tampa. Na Hilux, não. O assistente de caçamba, tornando a tampa traseira mais leve na abertura e no fechamento, não é de série. É um opcional.

Em verdade, o lançamento aplaca (?!) a necessidade da nova geração da Hilux - em modelo já um tanto ávido por mudanças -, um clamor ante a nova Ford Ranger.

O motor é o 2.8 litros turbodiesel presente em toda a gama. O rendimento apontado pela montadora é de 204 cv de potência e 50,9 kgfm de torque. Tal qual nas SR, SRV e SRX.

A GR-Sport segue acima, com 224 cv e 55 kgfm. A Hilux SRX é a que mais vende de toda a gama para não frotistas. Fazia mesmo mais sentido fazer as alterações a partir dela, gerando a Plus.

A versão SRX Plus conta com transmissão automática de seis velocidades e dispõe igualmente de bloqueio do diferencial traseiro, além de controle de descida e subida, assim como as demais configurações da Hilux.

Em se tratando de suspensão, a Toyota aplicou eixos mais largos (+140 mm na frente e +155 mm atrás). Incluiu-se também braços de suspensão mais largos e novos amortecedores (tubo duplo). São 3 mm a mais de diâmetro. Em função disso, houve o prolongamento dos braços superiores na dianteira. É uma nova suspensão.

Nos amortecedores traseiros, a japonesa alterou com a promessa de ter maior capacidade de suportar impactos. Em posição modificada, foram reposicionados para fora do chassis.

Na nova versão, a Hilux tem no eixo traseiro uma barra estabilizadora. Conforme a fabricante, com maior rigidez de rolagem (+20%) e melhorando o desempenho nas curvas.

A promessa da marca é um modo de dirigir mais tranquilo, em função da nova suspensão. Conta a favor, a maior distância em relação ao solo. Ela foi ampliada em 20 mm e o ângulo de ataque em 1 grau. Ademais, estamos falando de discos de freio traseiros, em vez dos tambores antigos.

Para quem é fisgado pela estética – em larga medida os compradores de picapes e que as utilizam sobretudo no dia a dia urbano – chamam a atenção os para-lamas mais largos e na mesma cor da carroceria.

Outra novidade, o santantônio na cor do veículo. Quanto a esta barra, a Toyota afirma que não apenas por razões de visual. O equipamento promete reduzir a turbulência e o ruído do vento, especialmente para os passageiros do banco traseiro.

A favor da Hilux conta algo que está nela seja qual for o modelo, a despeito de virtudes da concorrência: a confiança na marca, traduzida na liquidez do modelo.

Desde sua estreia no Brasil ainda em 1992, a picape é destaque no pódio de vendas. De janeiro a outubro, a Toyota superou 38 mil Hilux emplacadas, mais de 16 mil do que a segunda colocada do segmento.

Por dentro, nada demais além da anterior - versão SRX. A cabine é espartana. Tem uma central multimídia sensível ao toque, com 9 polegadas, USB, Bluetooth e conectividade sem fios para Android Auto e Apple CarPlay. Sete airbags e programas do sistema de segurança ativa Toyota Safety Sense.

A nova Toyota Hilux SRX Plus chega ao mercado em seis cores: Branco Polar, Cinza Granito, Prata Névoa, Preto Atitude, Vermelho Volcano e Branco Lunar.

*O jornalista viajou a convite da Toyota

Quais as novidades da Hilux SRX Plus?

A versão SRX Plus chega para complementar o portfólio da Hilux, que segue líder de seu segmento no País.

  • Tem design mais agressivo, plataforma aprimorada e mais conforto dinâmico, além de eixos mais largos, nova suspensão e melhorias técnicas; 
  • A plataforma aprimorada com nova arquitetura com eixos mais largos, +140 mm na frente e 155 mm atrás; 
  • Braços de suspensão alargados e novos amortecedores (tubo duplo) com 3 mm a mais de diâmetro = maior capacidade de absorção de impactos e, no caso dos amortecedores traseiros, em posição modificada (reposicionados para fora do chassis);
  • Pela primeira vez na Hilux, eixo traseiro equipado com uma barra estabilizadora = aumento de 20% em rigidez de rolagem para melhor sensação de direção em curvas;
  • Reconfiguração do chassi com aumento da distância ao solo em +20 mm e o ângulo de ataque em 1 grau = melhor desempenho em estradas de terra e outros terrenos difíceis;
  • Design com novas molduras alargadas (na cor do veículo) nos para-lamas e uma barra aerodinâmica traseira (também na cor do carro) = promete reduzir a turbulência e diminuir o ruído do vento, minimizando as vibrações, além de dar um aspecto mais robusto;
  • Em termos de segurança, foram incorporados freios traseiros a disco que prometem maior controle e eficiência sob elevadas exigências de frenagem

 

Quais as diferenças de dimensões entre a Hilux SRX e SRX Plus?

  • Comprimento: Ambas possuem o mesmo (5.325mm)
  • Largura s/ espelho retrovisor: 1855 SRX x 2.020 SRX Plus (mesma largura GR-S)
  • Entre eixos: igual para todas: 3.085 mm
  • Dimensões de caçamba igual para todas a partir da versão Power Pack
  • Vão livre mínimo do solo: SRX 286mm x SRX Plus 323mm (=GR-S)
  • Ângulo de ataque: 30º, 1 a mais em relação a SRX (29º)
  • Ângulo de saída: mesmo que SRX (26º)

 

Hilux SRX Plus na Kinto

A Toyota oferece a nova Hilux em toda a sua rede de concessionárias tanto para compra quanto para aluguel, por meio da Kinto e seu serviço Kinto One Fleet, focado em gestão de frotas corporativas.

A Kinto também possui um canal direto com foco em produtores rurais. Agora, a adesão de modelos Toyota por meio do Kinto One Fleet pode ser feita por qualquer produtor rural, via CPF e inscrição estadual.

Interessados devem procurar a rede de concessionárias Toyota ou acessar o site kintomobility.com.br.

Os preços da Toyota Hilux

Hilux Chassi
R$219,090,00

Hilux Cabine Simples
R$226.790

Hilux Power Pack
R$242.590

Hilux SR
R$272.190

Hilux SRV
R$289.990

Hilux SRX
R$324.490

Hilux SRX Plus
R$334.890

Hilux GR Sport
R$372.890

 

SW4 SRX Platinum é novo modelo de entrada

A Toyota lançou também no Brasil uma nova versão para o portfólio do utilitário SW4, a nova SRX Platinum.

Produzido na fábrica industrial da Toyota em Zárate desde 2005, a configuração chega em substituição à versão SRX. De diferente, pouca soisa.

Há novo design exterior, com promessa de imagem mais dinâmica e contemporânea. O preço de venda sugerido ao público para o novo SW4 SRX Platinum é de R$ 379.990 para a versão de 5 lugares e de R$ 386.290 para a versão de 7 lugares.

A nova versão SRX Platinum do modelo SW4 tanto para compra quanto para aluguel, está no KInto e seus serviços Kinto Share, de aluguel e compartilhamento por horas, dias, semanas ou até um mês. Também no Kinto One Fleet, focado em gestão de frotas corporativas, via https://kintomobility.com.br/.

No rol de ajustes estétios, novos para-choques, grade redesenhada e acabamento em preto brilhante em uma carroceria, no dizer da montadora, com linhas mais nítidas e propositais (?!).

A dianteira não chega a ser outra completamente diferente. A lateral recebe novos estribos na cor preta, enquanto a traseira possui um para-choque com uma moldura inferior em preto que se integra ao friso da tampa do porta-malas.

Internamente, a SRX Platinum segue com o mesmo padrão da versão anterior SRX, contando com o interior na cor preta e bancos dianteiros ventilados.

A SW4 SRX Platinum traz tela sensível ao toque de 9″ com conectividade Android Auto® e Apple CarPlay® combinado com sistema de áudio JBL® Premium com oito alto-falantes, dois tweeters e um subwoofer; ar-condicionado digital dual-zone; Sistema de visão 360°, Alerta Ponto Cego (BSM) e Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA), entre outros componentes.

Assim como toda a linha SW4, a versão SRX Platinum conta com diversos itens de segurança ativa do pacote Toyota Safety Sense, com Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS); Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (LDA) e Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC).

O modelo conta ainda com itens de:

  • Segurança passiva como sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista)
  • Controle de Estabilidade (VSC)
  • Controle de Tráfego (TRC)
  • Controle de Tráfego (A-TRC)
  • Assistente de Descida (DAC)
  • Assistente de Subida (HAC)
  • Controle de Tração (TSC)
  • ABS, com Distribuição Eletrônica das Forças de Freio (EBD)
  • Assistente de Frenagem de Emergência (BA)
  • Luzes de Freio de Emergência (EBS) e
  • Âncoras ISOFIX (x2) com âncora de alça superior (x2).

Motorização

O SW4 SRX Platinum 2024 usa motor diesel 2.8L 16V, capaz de gerar 204 cv de potência e torque de 50,9 kgfm a 2.800 rpm. Acoplado a uma transmissão automática sequencial de seis velocidades com paddle shift e tração 4×4, o conjunto oferece uma excelente experiência de condução.

Garantia

O modelo, assim como todo o portfólio SW4, conta com cinco anos de garantia Toyota, sem limite de quilometragem para uso particular e 100 mil km para uso comercial, o que ocorrer primeiro.

Cores e Preço

A nova versão SRX Platinum estará disponível em cinco cores: Branco Lunar, Cinza Granito, Prata Névoa, Preto Atitude e Marrom Urban.

Confira abaixo a tabela completa de preços

GR-SPORT
R$ 447.590

Diamond
R$ 433.490

SRX Platinum 7S
R$ 386.290

SRX Platinum 5S
R$ 379.990

 

 

 

 

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