Nissan amplia investimentos no Brasil em R$ 1,5 bi e anuncia SUV inédito e novo Kicks

Montadora quer transformar o Brasil num hub de exportação de novo utilitário esportivo previsto para estrear em 2026

A montadora japonesa Nissan anunciou a ampliação de R$ 1,5 bilhão em seus investimentos para o Brasil até 2025. Antes, a projeção era de R$ 1,3 bilhão. Nos próximos dois anos, a marca promete aportar R$ 2,8 bilhões no mercado brasileiro.

O incremento orçamentário foi divulgado pelo CEO global da marca, Makoto Uchida, nesta terça-feira, 7, durante cerimônia realizada no complexo industrial da companhia, em Resende, no Rio de Janeiro.

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Foi a primeira visita do executivo ao Brasil desde que ele assumiu a presidência da Nissan, em 2019. Em discurso para uma plateia formada por autoridades, jornalistas e funcionários da montadora na fábrica fluminense, Uchida anunciou o lançamento de dois utilitários esportivos (SUVs).

Um dos modelos é o novo Nissan Kicks, único modelo da companhia produzido no Brasil. A nova geração está prevista para 2025.

O segundo modelo será inédito e deve entrar no mercado brasileiro a partir de 2026. Segundo Uchida, o modelo será exportado para mais de 20 países da América Latina.

A ação é parte do plano estratégico da Nissan para ampliar a presença nos mercados brasileiro e latino-americano nos próximos dois anos.

A empresa também anunciou a produção de um motor 1.0 turbinado -sem antecipar, contudo, quais modelos serão equipados com a novidade.

Com a ampliação da produção no Rio, Uchida projeta que a fábrica deve implantar o terceiro turno de trabalho em até dois anos, gerando a necessidade de novas contratações. Atualmente o complexo funciona em dois turnos e emprega cerca de 2,3 mil funcionários com carteira assinada.

“O aumento da produção vai nos permitir criar mais empregos na Nissan, nos seus fornecedores e na rede de concessionárias”, ressaltou o executivo, na presença do governador do Rio, Cláudio Castro (PL).

Acima da média

Em 2024, a fábrica da Nissan no Rio completa uma década de atividades. A montadora ingressou no Brasil há 23 anos. O balanço de vendas deste ano no País é positivo.

De acordo com a companhia, entre janeiro e outubro foram 59.169 novos emplacamentos, crescimento de 32,4% em relação ao mesmo período de 2022, mais que o triplo da média nacional, que registrou alta de 10%.

Os números foram apresentados por Uchida ao presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT), com quem esteve reunido nessa segunda-feira, 6, em Brasília, para antecipar a informação sobre os investimentos anunciados nesta terça-feira, 7. 

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, também participou do encontro.

Japonesa “dobra a aposta” nas vendas

De acordo com a Nissan, a expansão dos investimentos no Brasil deve transformar o complexo de Resende num hub de exportação.

O objetivo é atingir 7% de market share nas vendas no Brasil e na América do Sul, mais que o dobro da quota atual, de 3,4%. A empresa afirma que nos últimos dez anos investiu mais de R$ 6,2 bilhões no mercado brasileiro.

A Nissan opera no Brasil com cinco modelos. Além do Kicks, fabricado no Rio, a montadora comercializa quatro importados: a picape Frontier (Argentina), os sedãs Sentra e Versa (México) e o elétrico Leaf (Reino Unido).

Embora Uchida tenha ressaltado que a eletrificação esteja no radar de novos projetos da empresa, não foram revelados planos de investimento para modelos elétricos. “Temos de acelerar as nossas estratégias de tempo de posicionamento no mercado e de concepção para entregar os produtos mais adequados, no momento certo”, afirmou o CEO.

A expansão comercial da japonesa no mercado brasileiro do próximo biênio também não contempla a oferta de modelos híbridos.

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