Z-RV 2024: Honda lança SUV médio inspirado no Civic por R$ 214,5 mil
Novo importado entra no mercado para disputar com modelos da Jeep, Toyota e Volkswagen
*Enviado a São Paulo
A Honda acaba de lançar mais um SUV no mercado automotivo do Brasil. Depois do HR-V e do CR-V, a montadora japonesa apresenta o inédito ZR-V 2024. Fabricado no México, o modelo chega às concessionárias brasileiras em versão única, chamada de Touring, ao preço de R$ 214,5 mil.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A marca projeta vender em média 1.000 unidades ao mês, disputando espaço no segmento de SUVs médios com o Toyota Corolla Cross, Jeep Compass e o Volkswagen Taos.
De acordo com a Honda, o ZR-V foi projetado com base na plataforma do Civic. Não por acaso, o novo modelo tem sido chamado de “SUV do Civic”, uma estratégia da montadora para conquistar os órfãos do sedã, que saiu de linha no Brasil em novembro de 2021.
A inspiração, no entanto, não se aplica ao valor de mercado. O último Honda Civic, em sua versão de entrada, foi lançado com preço sugerido de R$ 116.990, quase R$ 100 mil a menos em relação ao ZR-V.
Potência e consumo
Segundo a Honda, o ZR-V mistura a dinâmica e dirigibilidade de um sedã com a robustez e o conforto característicos dos SUVs.
O motor 2.0, acoplado ao câmbio CVT de sete marchas, atinge 161 cavalos de potência e torque de 19,1 kgf.m (quilograma-força metro), conforme consta na ficha técnica.
Informações sobre a performance não foram reveladas pela fabricante. Em relação ao consumo de gasolina, a montadora afirma que o novo modelo faz 10,2 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada, autonomia semelhante à dos principais concorrentes do novo modelo. Veja:
Honda ZR-V 2.0
Cidade: 10,2 km/litro
Estrada: 12,1 km/litro
Jeep Compass 1.3T
Cidade: 10,4 km/litro
Estrada: 12,1 km/litro
Toyota Corolla Cross 2.0
Cidade: 11,7 km/litro
Estrada: 13,0 km/litro
Volkswagen Taos 1.4T
Cidade: 11,1 km/litro
Estrada: 13,1 km/litro
Test drive Z-RV 2024
O POVO testou o ZR-V em São Paulo num trajeto de aproximadamente 150 km entre a Capital Paulista e São Roque, na Região Metropolitana de Sorocaba. Na viagem, foram testados potência, conectividade e segurança do veículo.
Estética
O modelo tem design moderno e refinado, mas com poucas inovações em relação aos dois SUVs que o antecederam no mercado.
O traço estético característico do ZR-V é uma linha de cintura horizontal baixa, que começa no capô e segue até a ondulação dos para-lamas traseiros.
De acordo com a Honda, o layout agrega elegância e fluidez à carroceria e gera harmonia visual associada à ideia de força.
Farol automático
O conjunto óptico frontal tem faróis full LED automáticos equipados com tecnologia que alterna a facho de luz baixo para alto sempre que houver a aproximação de um veículo em sentido oposto durante a noite.
O ponto negativo é que não há uma distância padrão para o acionamento da luz alta, o que expõe o sistema a eventuais falhas, como ligar a luz alta em momento inadequado e atrapalhar o campo de visão do condutor da pista contrária.
Os executivos da Honda que participaram do lançamento do ZR-V, em São Paulo, no último dia 24 de outubro, asseguraram que os sensores de movimento do carro são seguros e confiáveis.
Interior
Na parte interna, destaque para a cabine espaçosa e confortável, com 4.568 mm de comprimento, 1.840 mm de largura e 2.655 mm de entre-eixos.
Logo ao sentar no banco dianteiro, o motorista pode escolher sua melhor posição para dirigir.
Os dois bancos dianteiros possuem sistema de estabilização corporal, que oferece apoio lombar e pélvico. A função passa a impressão que o condutor está dirigindo um pouco acima do piso do carro.
"Muito além de uma questão de conforto, tem a questão da segurança, especialmente para quem passa longos períodos ao volante", ressaltou o Gerente de Planejamento de Produto na Honda Brasil, Ariel Mógor.
Nos bancos traseiros, não há opções de ajustes elétricos, mas a montadora afirma que as estruturas foram projetadas para proporcionar postura relaxante aos ocupantes. Todos os bancos são revestidos em couro.
Tecnologia
A conectividade está presente em quase todos os lugares do veículo. No volante, o motorista pode controlar múltiplas funcionalidades, como o volume da música, alternar estações de rádio e até trocar marchas acionando o sistema paddle-shifts (câmbio borboleta).
O teto solar é elétrico e pode ser manejado a partir de um botão posicionado acima do retrovisor interno.
A persiana, no entanto, precisa ser puxada manualmente, o que se recomenda fazer somente quando o condutor não estiver ao volante.
O painel multimídia tem 10,1 polegadas e possui funções diversas, entregando informações sobre localização, entretenimento e segurança.
É na tela que são projetadas as imagens das câmeras de multivisão sempre que o condutor liga a seta direita.
A funcionalidade não existe do lado esquerdo. Segundo a Honda, a opção destra se justifica pelo risco de colisão lateral ser maior em relação ao lado oposto.
Embora a função ajude o condutor nos trechos mais sinuosos, quando as imagens são projetadas na tela o serviço de geolocalização automaticamente desaparece, causando insegurança naqueles que desconhecem o trajeto.
O mapa volta a ser exibido somente com o desligar da seta. É uma espécie de ponto cego de alguns segundos para quem dirige sob a orientação geográfica virtual.
Assistência ao motorista
No quesito segurança, destaque para o controle de cruzeiro adaptativo, que emite sinais sonoros e visuais para auxiliar o motorista a manter distância segura para outros veículos à sua frente.
O modelo também possui sistema para alertar o condutor quando houver mudança inadequada de faixa. Outro ativo importante é o sistema de frenagem para mitigação de colisão, que previne grande turbulência a bordo em caso de paradas abruptas.
Cores
O ZR-V será oferecido em sete opções de cores. Três delas são novas no portfólio da Honda: Azul Aurora Perolizado, Cinza Titanium Perolizado e Vermelho Adrenalina.
As demais são Branco Topázio Perolizado, Preto Cristal Perolizado, Prata Platinum Metálico e Cinza Barium Metálico.
A cor do revestimento interno varia em função da cor da carroceria. Para as cores externas Azul Aurora Perolizado, Cinza Titanium Perolizado e Branco Topázio Perolizado, o interior será Cinza Claro.
Para as demais cores de carroceria, o revestimento interno será preto. A montadora oferece garantia de 3 anos, sem limite de quilometragem.
Ficha técnica completa do ZR-V
Motor: 2.0 16V DOHC i-VTEC
Deslocamento volumétrico: 1.996 cm³
Taxa de compressão: 10,8:1
Diâmetro x Curso (mm): 86,0 x 85,9
Potência (Gasolina): 161 cv @ 6.500 rpm
Torque (Gasolina): 19,1 kgfm @ 4.200 rpm
Transmissão automática do tipo CVT
Direção com assistência elétrica progressiva (EPS)
Tração: Dianteira
Suspensão dianteira - MacPherson
Suspensão traseira: Multi-Link
Rodas: Liga leve - aro 17”
Pneus: 215/60R17 96H
Estepe temporário: T135/90D17 104M
Dimensões
Comprimento (mm): 4.568
Largura (mm): 1.840
Altura (mm): 1.611
Distância entre-eixos (mm): 2.655
Altura livre do solo (mm): 178
Ângulos de entrada / saída: 16,4° / 20,2°
Peso em ordem de marcha (kg): 1.446
Capacidade de carga (kg): 464
Volume porta-malas (litros): 389 a 1.306
Consumo
Consumo de combustível - cidade (km/l) - Gasolina 10,2
Consumo de combustível - estrada (km/l) - Gasolina 12,1
Consumo de combustível - Classificação Categoria (km/l) C
Consumo de combustível - Classificação Geral (km/l) C
Nível de emissões: A
Conforto e tecnologia
- Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros com aviso sonoro
- Botão de travamento das portas (motorista e passageiro) com travamento automático de velocidade
- Vidros elétricos com a função de subida automática dos vidros dianteiros com "um toque" com anti esmagamento
- Alavanca de seta com One-Touch (pisca três vezes com um toque)
- Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
- Banco do motorista com ajuste elétrico (Power Seat)
- Desligamento automático dos faróis programável
- Jogo de tapetes com trava anti escorregamento (carpete)
- Espelhos no quebra sol com iluminação
- Espelho retrovisor interno fotocrômico
- Ar-condicionado Digital Dual Zone
- Portas USB tipo C
- 2 Dianteiras + 2 Traseiras
- Botão de partida do motor (START/STOP)
- Banco traseiro Bipartido (60/40)
- Volante e alavanca do câmbio revestidos em couro*
- Acabamento do volante em Black Piano
- Revestimento dos bancos Couro na cor Preta ou Cinza Claro
- Bancos com Estabilizador Corporal - Maior conforto e ergonomia
- 8 Alto-falantes
- Multimídia 9” com interface para smartphones com Apple CarPlay™ e Android Auto™
- Controles de áudio e botão de assitente de voz no volante
- Painel digital TFT de 7" de alta resolução
- Carregador de celular por indução (15W)
- Seleção de modo de condução: ECON
- myHonda Connect - Conexão única entre você e o seu Honda
- Teto Solar
- Para-brisas acústico
*Alguns itens são revestidos em couro e/ou materiais sintéticos de alta qualidade.
Segurança
- Alarme de segurança com imobilizador ECU
- Freios com sistemas ABS e EBD - Sistema de Freio Antibloqueio / Distribuição Eletrônica de Freio
- EBA (Emergency Brake Assist) - Assistente de frenagem de emergência
- Freio de estacionamento eletrônico com função Brake Hold
- VSA (Vehicle Stability Assist) - Assistente de tração e estabilidade
- HSA (Hill Start Assist) - Assistente de partidas em Rampa
- ESS (Emergency Stop Signal) - Sistema de luzes de emergência
- AHA (Agile Handling Assist) - Assistente de dirigibilidade ágil
- HDC (Hill Descent Control) - Assistente de Controle de Descida
- Airbags frontais, laterais, de joelhos (motorista e passageiro) e de cortina 8 airbags
- Cinto de segurança de 3 pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes
- Lembrete de afivelamento dos cintos dianteiros e traseiros
- Sistema ISOFIX de fixação para cadeirinhas infantis
- Câmera de ré de alta resolução multivisão (três vistas) e linhas dinâmicas
- TPMS (Tire Pressure Monitoring System) - Alerta de pressão dos pneus
- Lembrete de esquecimento de objetos no banco traseiro
- Driver Attention Monitor - Monitor de atenção do motorista
- Sistema Honda LaneWatch - Assistente para redução de ponto cego
Honda Sensing
- ACC (Adaptive Cruise Control) com LSF (Low Speed Follow) - Controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade
- Sistema que auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente
- CMBS (Collision Mitigation Braking System) - Sistema de frenagem para mitigação de colisão
- Sistema de acionamento de freios ao detectar uma possível colisão frontal com o objetivo de mitigar acidentes.
- LKAS (Lane Keeping Assist System) - Sistema de permanência de faixa
- Sistema que detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação.
- RDM (Road Departure Mitigation System) - Sistema para mitigação de evasão de pista
- Sistema que detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar a sua evasão e possíveis acidentes.
- AHB (Auto High Beam) - Ajuste automático de farol
- Sistema de assistência automática de farol alto, que se ajusta de acordo com a situação.
Acabamento exterior
- Lanternas traseiras em LED
- Luz de placa em LED
- Antena tipo Tubarão
- Limpador de para-brisa com função intermitente e lavadores integrados
- Conjunto óptico Full LED: Faróis e luzes de rodagem diurna
- Faróis com acendimento automático (sensor crepuscular) e ajuste elétrico de altura
- Chave com função Smart Entry com controle remoto, travamento e destravamento das portas por sensor aproximação na chave e partida do motor à distância
*O jornalista viajou a convite da Honda;