Z-RV 2024: Honda lança SUV médio inspirado no Civic por R$ 214,5 mil

Novo importado entra no mercado para disputar com modelos da Jeep, Toyota e Volkswagen

*Enviado a São Paulo

A Honda acaba de lançar mais um SUV no mercado automotivo do Brasil. Depois do HR-V e do CR-V, a montadora japonesa apresenta o inédito ZR-V 2024. Fabricado no México, o modelo chega às concessionárias brasileiras em versão única, chamada de Touring, ao preço de R$ 214,5 mil.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A marca projeta vender em média 1.000 unidades ao mês, disputando espaço no segmento de SUVs médios com o Toyota Corolla Cross, Jeep Compass e o Volkswagen Taos.

De acordo com a Honda, o ZR-V foi projetado com base na plataforma do Civic. Não por acaso, o novo modelo tem sido chamado de “SUV do Civic”, uma estratégia da montadora para conquistar os órfãos do sedã, que saiu de linha no Brasil em novembro de 2021.

A inspiração, no entanto, não se aplica ao valor de mercado. O último Honda Civic, em sua versão de entrada, foi lançado com preço sugerido de R$ 116.990, quase R$ 100 mil a menos em relação ao ZR-V.

Potência e consumo

Segundo a Honda, o ZR-V mistura a dinâmica e dirigibilidade de um sedã com a robustez e o conforto característicos dos SUVs.

O motor 2.0, acoplado ao câmbio CVT de sete marchas, atinge 161 cavalos de potência e torque de 19,1 kgf.m (quilograma-força metro), conforme consta na ficha técnica.

Informações sobre a performance não foram reveladas pela fabricante. Em relação ao consumo de gasolina, a montadora afirma que o novo modelo faz 10,2 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada, autonomia semelhante à dos principais concorrentes do novo modelo. Veja:

Honda ZR-V 2.0
Cidade: 10,2 km/litro
Estrada: 12,1 km/litro

Jeep Compass 1.3T
Cidade: 10,4 km/litro
Estrada: 12,1 km/litro

Toyota Corolla Cross 2.0
Cidade: 11,7 km/litro
Estrada: 13,0 km/litro

Volkswagen Taos 1.4T
Cidade: 11,1 km/litro
Estrada: 13,1 km/litro

Test drive Z-RV 2024

O POVO testou o ZR-V em São Paulo num trajeto de aproximadamente 150 km entre a Capital Paulista e São Roque, na Região Metropolitana de Sorocaba. Na viagem, foram testados potência, conectividade e segurança do veículo.

Estética

O modelo tem design moderno e refinado, mas com poucas inovações em relação aos dois SUVs que o antecederam no mercado.

O traço estético característico do ZR-V é uma linha de cintura horizontal baixa, que começa no capô e segue até a ondulação dos para-lamas traseiros.

De acordo com a Honda, o layout agrega elegância e fluidez à carroceria e gera harmonia visual associada à ideia de força.

Farol automático

O conjunto óptico frontal tem faróis full LED automáticos equipados com tecnologia que alterna a facho de luz baixo para alto sempre que houver a aproximação de um veículo em sentido oposto durante a noite.

O ponto negativo é que não há uma distância padrão para o acionamento da luz alta, o que expõe o sistema a eventuais falhas, como ligar a luz alta em momento inadequado e atrapalhar o campo de visão do condutor da pista contrária.

Os executivos da Honda que participaram do lançamento do ZR-V, em São Paulo, no último dia 24 de outubro, asseguraram que os sensores de movimento do carro são seguros e confiáveis.

Interior

Na parte interna, destaque para a cabine espaçosa e confortável, com 4.568 mm de comprimento, 1.840 mm de largura e 2.655 mm de entre-eixos.

Logo ao sentar no banco dianteiro, o motorista pode escolher sua melhor posição para dirigir.

Os dois bancos dianteiros possuem sistema de estabilização corporal, que oferece apoio lombar e pélvico. A função passa a impressão que o condutor está dirigindo um pouco acima do piso do carro.

"Muito além de uma questão de conforto, tem a questão da segurança, especialmente para quem passa longos períodos ao volante", ressaltou o Gerente de Planejamento de Produto na Honda Brasil, Ariel Mógor.

Nos bancos traseiros, não há opções de ajustes elétricos, mas a montadora afirma que as estruturas foram projetadas para proporcionar postura relaxante aos ocupantes. Todos os bancos são revestidos em couro.

Tecnologia

A conectividade está presente em quase todos os lugares do veículo. No volante, o motorista pode controlar múltiplas funcionalidades, como o volume da música, alternar estações de rádio e até trocar marchas acionando o sistema paddle-shifts (câmbio borboleta).

O teto solar é elétrico e pode ser manejado a partir de um botão posicionado acima do retrovisor interno.

A persiana, no entanto, precisa ser puxada manualmente, o que se recomenda fazer somente quando o condutor não estiver ao volante.

O painel multimídia tem 10,1 polegadas e possui funções diversas, entregando informações sobre localização, entretenimento e segurança.

É na tela que são projetadas as imagens das câmeras de multivisão sempre que o condutor liga a seta direita.

A funcionalidade não existe do lado esquerdo. Segundo a Honda, a opção destra se justifica pelo risco de colisão lateral ser maior em relação ao lado oposto.

Embora a função ajude o condutor nos trechos mais sinuosos, quando as imagens são projetadas na tela o serviço de geolocalização automaticamente desaparece, causando insegurança naqueles que desconhecem o trajeto.

O mapa volta a ser exibido somente com o desligar da seta. É uma espécie de ponto cego de alguns segundos para quem dirige sob a orientação geográfica virtual.

Assistência ao motorista

No quesito segurança, destaque para o controle de cruzeiro adaptativo, que emite sinais sonoros e visuais para auxiliar o motorista a manter distância segura para outros veículos à sua frente.

O modelo também possui sistema para alertar o condutor quando houver mudança inadequada de faixa. Outro ativo importante é o sistema de frenagem para mitigação de colisão, que previne grande turbulência a bordo em caso de paradas abruptas.

Cores

O ZR-V será oferecido em sete opções de cores. Três delas são novas no portfólio da Honda: Azul Aurora Perolizado, Cinza Titanium Perolizado e Vermelho Adrenalina.

As demais são Branco Topázio Perolizado, Preto Cristal Perolizado, Prata Platinum Metálico e Cinza Barium Metálico.

A cor do revestimento interno varia em função da cor da carroceria. Para as cores externas Azul Aurora Perolizado, Cinza Titanium Perolizado e Branco Topázio Perolizado, o interior será Cinza Claro.

Para as demais cores de carroceria, o revestimento interno será preto. A montadora oferece garantia de 3 anos, sem limite de quilometragem.

Ficha técnica completa do ZR-V

Motor: 2.0 16V DOHC i-VTEC

Deslocamento volumétrico: 1.996 cm³

Taxa de compressão: 10,8:1

Diâmetro x Curso (mm): 86,0 x 85,9

Potência (Gasolina): 161 cv @ 6.500 rpm

Torque (Gasolina): 19,1 kgfm @ 4.200 rpm

Transmissão automática do tipo CVT

Direção com assistência elétrica progressiva (EPS)

Tração: Dianteira

Suspensão dianteira - MacPherson

Suspensão traseira: Multi-Link

Rodas: Liga leve - aro 17”

Pneus: 215/60R17 96H

Estepe temporário: T135/90D17 104M

Dimensões

Comprimento (mm): 4.568

Largura (mm): 1.840

Altura (mm): 1.611

Distância entre-eixos (mm): 2.655

Altura livre do solo (mm): 178

Ângulos de entrada / saída: 16,4° / 20,2°

Peso em ordem de marcha (kg): 1.446

Capacidade de carga (kg): 464

Volume porta-malas (litros): 389 a 1.306

Consumo

Consumo de combustível - cidade (km/l) - Gasolina 10,2

Consumo de combustível - estrada (km/l) - Gasolina 12,1

Consumo de combustível - Classificação Categoria (km/l) C

Consumo de combustível - Classificação Geral (km/l) C

Nível de emissões: A

Conforto e tecnologia

  • Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros com aviso sonoro
  • Botão de travamento das portas (motorista e passageiro) com travamento automático de velocidade
  • Vidros elétricos com a função de subida automática dos vidros dianteiros com "um toque" com anti esmagamento
  • Alavanca de seta com One-Touch (pisca três vezes com um toque)
  • Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
  • Banco do motorista com ajuste elétrico (Power Seat)
  • Desligamento automático dos faróis programável
  • Jogo de tapetes com trava anti escorregamento (carpete)
  • Espelhos no quebra sol com iluminação
  • Espelho retrovisor interno fotocrômico
  • Ar-condicionado Digital Dual Zone
  • Portas USB tipo C
  • 2 Dianteiras + 2 Traseiras
  • Botão de partida do motor (START/STOP)
  • Banco traseiro Bipartido (60/40)
  • Volante e alavanca do câmbio revestidos em couro*
  • Acabamento do volante em Black Piano
  • Revestimento dos bancos Couro na cor Preta ou Cinza Claro
  • Bancos com Estabilizador Corporal - Maior conforto e ergonomia
  • 8 Alto-falantes
  • Multimídia 9” com interface para smartphones com Apple CarPlay™ e Android Auto™
  • Controles de áudio e botão de assitente de voz no volante
  • Painel digital TFT de 7" de alta resolução
  • Carregador de celular por indução (15W)
  • Seleção de modo de condução: ECON
  • myHonda Connect - Conexão única entre você e o seu Honda
  • Teto Solar
  • Para-brisas acústico

*Alguns itens são revestidos em couro e/ou materiais sintéticos de alta qualidade.

Segurança

  • Alarme de segurança com imobilizador ECU
  • Freios com sistemas ABS e EBD - Sistema de Freio Antibloqueio / Distribuição Eletrônica de Freio
  • EBA (Emergency Brake Assist) - Assistente de frenagem de emergência
  • Freio de estacionamento eletrônico com função Brake Hold
  • VSA (Vehicle Stability Assist) - Assistente de tração e estabilidade
  • HSA (Hill Start Assist) - Assistente de partidas em Rampa
  • ESS (Emergency Stop Signal) - Sistema de luzes de emergência
  • AHA (Agile Handling Assist) - Assistente de dirigibilidade ágil
  • HDC (Hill Descent Control) - Assistente de Controle de Descida
  • Airbags frontais, laterais, de joelhos (motorista e passageiro) e de cortina 8 airbags
  • Cinto de segurança de 3 pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Lembrete de afivelamento dos cintos dianteiros e traseiros
  • Sistema ISOFIX de fixação para cadeirinhas infantis
  • Câmera de ré de alta resolução multivisão (três vistas) e linhas dinâmicas
  • TPMS (Tire Pressure Monitoring System) - Alerta de pressão dos pneus
  • Lembrete de esquecimento de objetos no banco traseiro
  • Driver Attention Monitor - Monitor de atenção do motorista
  • Sistema Honda LaneWatch - Assistente para redução de ponto cego

Honda Sensing

  • ACC (Adaptive Cruise Control) com LSF (Low Speed Follow) - Controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade
  • Sistema que auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente
  • CMBS (Collision Mitigation Braking System) - Sistema de frenagem para mitigação de colisão
  • Sistema de acionamento de freios ao detectar uma possível colisão frontal com o objetivo de mitigar acidentes.
  • LKAS (Lane Keeping Assist System) - Sistema de permanência de faixa
  • Sistema que detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação.
  • RDM (Road Departure Mitigation System) - Sistema para mitigação de evasão de pista
  • Sistema que detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar a sua evasão e possíveis acidentes.
  • AHB (Auto High Beam) - Ajuste automático de farol
  • Sistema de assistência automática de farol alto, que se ajusta de acordo com a situação.

Acabamento exterior

  • Lanternas traseiras em LED
  • Luz de placa em LED
  • Antena tipo Tubarão
  • Limpador de para-brisa com função intermitente e lavadores integrados
  • Conjunto óptico Full LED: Faróis e luzes de rodagem diurna
  • Faróis com acendimento automático (sensor crepuscular) e ajuste elétrico de altura
  • Chave com função Smart Entry com controle remoto, travamento e destravamento das portas por sensor aproximação na chave e partida do motor à distância


*O jornalista viajou a convite da Honda;

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Test drive Z-RV 2024 Honda O POVO VEÍCULOS

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar