Picape Jeep Gladiator: estilo único, muita tecnologia e alto consumo por R$ 500 mil

Veículo chama muito a atenção e entrega experiência exclusiva, mas cobra um valor alto para tanto

De cara, uma constatação: é impossível dirigir um Jeep Gladiator Rubicon, em qualquer terreno, de forma discreta. O veículo - que tem preço sugerido de R$ 500 mil, uma das picapes mais caras do País - chama demais a atenção, não apenas pelo tamanho (5,59 m de comprimento; 1,89 m de largura; 1,90 m de altura), mas pelo estilo, todo baseado no Jeep Wrangler, um mistura entre passado, presente e futuro.

Elencada como uma picape média, tem caçamba de cinco pés (1.52 metros, com 1.000 litros de capacidade ou 674 quilos), equipada com um motor V6 a gasolina de 3,6 litros, gerando 285 cavalos de potência e 352 Nm de torque. O câmbio é automático de 8 marchas e ficamos com ela, na versão 2023, por uma semana.

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Especificamente no off-road, o sistema 4x4 Rock-Trac permite ótimo controle do carro em diversas velocidades e há uma série de equipamentos instalados voltados justamente para o fora de estrada. Em um deles, o Off-Road+, o Gladiator é ajustado automaticamente para qualquer tipo de terreno.

Merecem destaque os eixos Dana 44, com tubos extra grossos e promessa de alta durabilidade, além dos necessários protetores de cárter, tanque de combustível, transmissão e caixa de transmissão.

A Central Multimídia (de oito polegadas) entra com relevância, permitindo acessos a diversos dados, incluindo inclinação lateral e vertical, coordenadas e altitude e temporada da transmissão.

Ainda na perspectiva de oferecer uma experiência bem impactante, há um grande diferencial, que a Jeep chama de experiência Open-Air. Teto e portas são removíveis - não automaticamente, já que leva cerca de 30 minutos toda a operação - permitindo um contato maior ainda com a natureza.

Em relação ao desempenho nas cidades e estradas, o Gladiator Rubicon é bastante confortável para o motorista. A direção é macia e precisa, com alto nível de estabilidade e grande segurança nas manobras, ainda que no tráfico. O ar-condicionado é dual zone e o quadro de instrumentos tem sete polegadas. Há também o piloto automático adaptativo, excelente para longas distâncias.

Dois pontos negativos, entretanto, entram na análise. O primeiro é o espaço interno reduzido para quem ocupa os bancos traseiros e o segundo está diretamente ligado ao consumo. Em Fortaleza, o carro fez menos de cinco quilômetros por litro (lembrando que o tanque só aceita gasolina) no tempo que ficou com a reportagem (sete dias).

Um dado importante desse Jeep é a preocupação com a segurança. Monitoramento da pressão dos pneus no cluster digital, aviso de colisão frontal com frenagem de emergência, alerta de pontos cegos, detector de tráfego cruzado com sinais sonoros e luminosos, airbags frontais e laterais, além de assistente de partida em rampas e ladeiras estão presentes na Rubicon (é versão única), permitindo mais tranquilidade ao proprietário.

A garantia de fábrica é de três anos, podendo ser adicionados mais dois anos, mediante compra de pacote de manutenção. No site oficial, são cinco cores disponíveis: branca, vermelha, preta, grafite e cinza.

Gladiator não é normal

O luxo não está necessariamente no exagero. Pode estar no inverso. No minimalismo. No caso da Jeep Gladiator, este princípio é levado ao extremo. É possível retirar dela todas as portas e até o teto e do para-brisa. Facilmente. O teto é primeiro a ser removido sem maiores esforços. Basta girar travas situadas em cada canto do teto. E lá se vê um autêntico teto solar. Ou lunar, como queira.

Já as portas pedem uma dedicação um tanto maior. Usam-se chaves para a remoção. Com elas, um parafuso e outro ali e… tchau portas. A montadora alerta: faça isso em casa. Guardar no porta-malas implica risco de dano. Já o teto não. O carro vem com uma capa para guardá-lo lá atrás mesmo.

Para-brisa não parece boa ideia retirar para dirigir na rua, decerto. Mas, tampouco, em certas trilhas. Você pode não querer pedrinhas ou areia na cara. Mas naturalmente é uma experiência a ser vivida. Sem cerimônia.

Sim, rodar sem teto e sem porta e ainda sem o vidro dianteiro implica sujeira. E você queria isso. Se não, teria comprado um sedã. Por esta razão os materiais usados são perfeitamente adequados. O painel é quase todo plástico, o que não significa ser frágil, de baixa qualidade. As entradas USB vêm cobertas. O piso tem saída para escoar a água da lavagem.

A caminhonete do Wrangler - olhando de frente pensa-se ser um - tem como agregado ao jeep o que a caçamba proporciona. Carregar muita coisa para onde se for. Seja uma moto ou um monte de bugiganga. A capacidade de carga de 674 kg basta, embora seja menos do que você pode encontrar na praça em picapes normais. A Gladiator não quer ser normal (Jocélio Leal)

 

Ficha técnica do Jeep Gladiator Rubicon

  • MOTOR - V6 3.6 litros a gasolina, com potência de 284cv a 6.400rpm e 35,4kgfm a 4.100rpm;
  • TRANSMISSÃO - Câmbio automático de 8 marchas e tração 4×4 com reduzida;
  • SUSPENSÃO DIANTEIRA - five link com eixo sólido Dana 44, diferencial eletrônico, molas helicoidais, barra estabilizadora oca com sistema eletrônico de desconexão;
  • SUSPENSÃO TRASEIRA - five link com eixo sólido Dana 44 com diferencial eletrônico, molas helicoidais e barra estabilizadora oca;
  • ÂNGULOS DE ENTRADA - 43 graus; de saída, 26 graus; de rampa, 20 graus;
  • PESO - 2.261 quilos;
  • CAPACIDADE DE SUBMERSÃO - 76cm a 8 km/h;
  • CAPACIDADES - Tanque de combustível, 83 litros;de reboque, 3.138 quilos e de carga, 674 quilos;
  • MEDIDAS - 5,59 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,90 m de altura, 3,48 m de entre-eixos, e 27 cm de altura mínima do solo.

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