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Kia Sportage 2023 lançado a partir de R$ 224.990 - já R$ 5 mil mais caro

O modelo é trazido da Eslováquia. Custa R$ 224.990 na versão EX, a de entrada; e R$ 259.990 na EX Prestige, topo de gama. À venda no Brasil, não mais do que 250 carros por mês, por limitações de produção; O POVO cobriu o lançamento em Araxá (MG)
19:01 | Jul. 28, 2022
Autor Jocélio leal
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Jocélio leal Editor-chefe dos núcleos de Economia e Negócios (Veículos, Imóveis e Empregos&Carreiras)
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Tipo Notícia

O carro já está nas lojas. O modelo chegou agora em julho e o importador não viu razão para reter. E eis que nesta quinta-feira (28) fez o lançamento oficial do Sportage em sua quinta geração. E isso inclui o novo logotipo. Novo logotipo e novo preço, a propósito. O Sportage já está mais caro R$ 5 mil ante os vendidos já este mês. A alta nos preços é atribuída ao dólar mais alto. O modelo é trazido da Eslováquia. Custa R$ 224.990 na versão EX, a de entrada; e R$ 259.990 na EX Prestige, topo de gama.

À venda no Brasil, não mais do que 250 carros por mês. Limitações de produção explicam. Faltam insumos. O presidente do Grupo Gandini, José Luiz Gandini, informou que o SUV Niro chega até setembro. Neste caso, 100% híbrido, e não mild-hybrid.

O modelo é esteticamente bonito, como era o antecessor. A carroceria esculpida dá um charme. Em caso de colisão, mais trabalho. As belas rodas aro 19 com acabamento preto são um plus no conjunto. A grade dianteira bem pronunciada dá personalidade. A pintura de dois tons orna bem.

Na lista de atributos do novo Sportage, em duas versões, estão o motor Gamma II de 4 cilindros em linha, turbo GDI (injeção direta), de 1.6 litro, à gasolina, com sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle), Smartstream, capaz de gerar 180 cavalos de potência máxima e combinada (combustão interna e elétrica) a 5.500 rpm e torque de 27 kgf.m. Tem também reestilização externa e a introdução de uma série de tecnologias ADAS - Advanced Driver Assistance System. São recursos de segurança bem importantes.

Smartstream é uma geração de trem de força que incorpora a estratégia da Kia de liderar o próximo movimento de mobilidade do mundo. Os HEVs (Hybrid Electric Vehicles) e os PHEVs (Plug-in Hybrid Electric Vehicles) procuram mais acessibilidade. Como ambos ainda exigem o motor de combustão interna tradicional (ICE), o Centro de Desenvolvimento & Pesquisa (R&D) Smartstream da Kia segue a trabalhar nas tecnologias existentes nos motores de combustão interna.

O sistema de comando do motor é composto por DOHC de 16 válvulas e por E-CVVT, acrescido do Comando de Válvulas de Duração Variável (CVVD). Oferece o chamado modo de condução Velejar, desligando o propulsor por completo em situação de rodagem plana e, por consequência, poupando gasolina.

Em suma: quando o veículo enfrenta uma descida, todo o sistema híbrido do Sportage entra em ação, poupando o motor a combustão,. Nas subidas, quando o powertrain necessita de mais força, idem. A Kia fala em priorizar a eficiência de consumo e menores índices de emissões.

O conjunto do motor vem ligado a câmbio automático de 7 velocidades e dupla embreagem DCT. Com essa configuração, o Sportage - citando dados do Inmetro - registrou desempenho de 11,5 km/l na cidade e de 12,1 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina - não há versão flex.

O modelo tem três modos de condução (Eco, Normal e Sport). A equipe de desenvolvimento teve como objetivo combinar a direção esportiva com a estabilidade em linha reta (SLS), ao frear e fazer curvas simultaneamente (VSM e CBC) e o deslocamento suave em velocidades mais altas.

O Sportage apresenta novas configurações de suspensão dianteira, independente, tipo MacPherson, molas helicoidais e amortecedores a gás e, na traseira, Multilink.

As dimensões são contidas. Tem 4.515 mm de comprimento, 1.865 mm de largura e 1.650 mm de altura. A cabine, contudo, é espaçosa e confortável. Na frente e atrás. O POVO guiou por 123 km o modelo, em Araxá (MG). Duas léguas apenas. Foi o suficiente para ter esta percepção.Um colega de 1,90m no banco traseiro teve espaço tranquilo para ficar sentado atrás do instrutor da marca de 1,80m.

São 2.680 mm de distância entre-eixos. O tanque de combustível (54 litros) está localizado abaixo do banco traseiro. Isto implica para os passageiros este espaço para as pernas e posição de assento mais baixa.

As rodas são de liga leve aro 18” (versão EX) e de 19” (versão EX Prestige), e o porta-malas tem capacidade de 562 litros e com a fileira de bancos traseiros rebatida, a capacidade chega a 1.751 litros.

Multimídia
A tela é flutuante e sensível ao toque de 12,3”. O painel digital de instrumentos é programável com telas curvas integradas de LCD, também de 12,3”. O chamado Supervision Cluster, no centro do painel (ambos na versão EX Prestige), compatíveis com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, auxilia as manobras com a câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento no monitor.

Os passageiros traseiros também podem carregar seus smartphones por meio de uma entrada USB tipo C (menor) disponível no encosto dos bancos dianteiros. A localização é um charme, mas quem tem plug incompatível com a entrada diferente vai se irritar e comprar um adaptador.

O Sportage vem equipado com ar-condicionado digital automático e controle frontal, volante multifuncional, computador de bordo com tela digital colorida com indicador de fluxo de energia e sistema de som. Na versão EX Prestige, o controle frontal do ar-condicionado é sensível ao toque e o computador de bordo fica no painel de instrumentos com tela LCD de 12.3”.

Segurança
O Sportage é construído sobre uma plataforma com 51% de Aço Avançado de Alta Resistência. No rol de recursos, air bags frontais duplos, laterais e de cortina, estes percorrendo todo o comprimento da cabine, espelhos retrovisores externos (aficados nas portas) com regulagem e rebatimento elétricos.

Possui freios com sistemas ABS e EBD, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, assistente de partida em rampa (HAC), entre outros.

Cores
No Brasil, o eslovaco Sportage é disponibilizado em sete cores – Verde Aventura (metálico), Vermelho Infra (metálico), Branco Casa (sólido), Branco Luxo (perolizado), Preto Perola (perolizado), Prata Lunar (metálico) e Cinza Penta (metálico). Aos acabamentos de pintura metálico e perolizado são acrescidos R$ 2.800,00.

Muita tecnologia de ADAS
Em ambas as versões, o Sportage conta com diversas tecnologias de ADAS - Advanced Driver Assistance System, a começar pelos alertas de fadiga do condutor (DAW), de prevenção de colisão por ponto cego (BCW), de prevenção de colisão traseira e tráfego cruzado (RCCW), de saída em segurança (SEW); assistentes de permanência e centralização na faixa de rodagem (LKA/LFA), de farol alto (HBA), para prevenção de colisão frontal (FCA); câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento (RVM) e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros (PDW).

Na versão EX Prestige, tem mais. Vem com assistente para prevenção de colisão frontal incluindo conversão em cruzamentos (FCA-JT), câmeras de visão 360º (SVM), monitor de ponto cego com visualização no painel digital de instrumentos (BVM) e piloto automático adaptativo com assistente de congestionamentos (SCC).

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ANOTAÇÕES
- É o segundo modelo alinhado com o novo posicionamento de marca da montadora sul-coreana no mercado brasileiro.
- O primeiro modelo eletrificado da Kia Brasil a ser comercializado, o Stonic, foi lançado em novembro do ano passado.
- Os SUVs médios no mesmo patamar de preços são o Jeep Compass (versões mais completas e mais caras), Chevrolet Equinox, Volkswagen Taos, Toyota Corolla Cross e os também importados Ford Territory e Bronco.
- A garantia do Sportage é de 5 anos, incluindo a bateria 48V e o sistema MHEV.

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*O jornalista Jocélio Leal viajou a Araxá (MG) a convite da Kia Brasil

Citando dados do Inmetro,  Kia aponta desempenho de 11,5 km/l na cidade e de 12,1 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina - não há versão flex
Citando dados do Inmetro, Kia aponta desempenho de 11,5 km/l na cidade e de 12,1 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina - não há versão flex (Foto: DIVULGAÇÃO)

A tela é flutuante e sensível ao toque de 12,3". O painel digital de instrumentos é programável com telas curvas integradas de LCD, também de 12,3"
A tela é flutuante e sensível ao toque de 12,3". O painel digital de instrumentos é programável com telas curvas integradas de LCD, também de 12,3" (Foto: DIVULGAÇÃO)

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