Fiat apresenta furgão Scudo, a partir de R$ 187.490

Disponível nas versões Cargo e Multi, o Fiat Scudo pode carregar até 1,5 tonelada

A Fiat traz mais uma novidade para sua linha de utilitários: o novo Fiat Scudo, um furgão médio que atende às mais variadas necessidades com vocação urbana. Pessoas habilitadas com a CNH de categoria B também podem conduzir o veículo. O novo furgão chega também na versão e-Scudo.

“Com amplo conhecimento do mercado de veículos comerciais leves para trabalho, a Fiat é parceira há algumas décadas já de frotistas e profissionais autônomos em seus negócios nos segmentos B e E, com a Nova Fiorino (lançada no fim de 2021) e Ducato, respectivamente. Nosso objetivo agora é atingir 100% de cobertura do mercado de furgões. Com o Scudo, atenderemos os clientes da categoria D que buscam agilidade, produtividade e rentabilidade em um utilitário. Além disso, damos mais um passo no caminho da eletrificação, oferecendo uma nova opção de mobilidade com o e-Scudo, a primeira van elétrica da Fiat no Brasil”, afirma Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat na América do Sul.

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O Fiat Scudo traz uma gama de versões e possibilidades de transformações. Montado no Uruguai (Nordex), o novo Fiat Scudo foi pensado como solução para o empreendedor e conta com piloto automático, posição de condução elevada, ajustes do banco, cinto e volante, além de isolamento acústico e o alerta de fadiga: um aviso no painel é dado caso o motorista esteja rodando há mais de duas horas de condução com velocidade de 65 quilômetros por hora e sem pausa.

O painel do Fiat Scudo tem alavanca do câmbio incorporada a ele e controles posicionados para fácil alcance pelo motorista. O quadro de instrumentos digital de 3,5” conta com computador de bordo. Há diversos porta-objetos espalhados pela cabine em locais como abaixo do banco dos passageiros. Ao todo, são quase 42 litros de capacidade.

O modelo possui 1,94 m de altura, comprimento de 5,3 m e com volume de 6,1 m³. O veículo pode carregar até 1,5 tonelada e transportar itens de até 2,8 metros de comprimento. A porta traseira bipartida possui abertura de 180 graus e a da lateral é deslizante, sendo adaptadas para o carregamento com empilhadeira, a fim de tornar mais fácil o momento de carga e descarga.

O Fiat Scudo também traz outras funcionalidades que simplificam o transporte, como piso de carga em posição ergonômica e o uso do espaço livre de carga, já que possui pouco volume das caixas de rodas neste local. A van conta com fechamento central das portas por controle remoto.

Versões
Disponível em duas versões com motor térmico (Cargo e Multi), o Fiat Scudo oferece diversas possibilidades para as diferentes necessidades de seus clientes. Ambas as versões estão disponíveis em duas cores: Prata Aluminiun e Branco Banchisa.

Cargo
Assim como o próprio nome sugere, a versão é ideal para transportar cargas, já que oferece espaço e não há compartimentos de vidros nas laterais, ou seja, os itens armazenados no compartimento não ficam visíveis. É uma opção para serviços como last mile (transporte em que a mercadoria sai do centro de distribuição para o destino final) e uso por transportadoras e microempresários. Com vocação tipicamente urbana, esta versão leva com desenvoltura os mais variados tipos de carga. É opção para quem deseja utilizar o veículo como ambulância, pet shop móvel, hortifruti, oficina móvel, posto de serviço sobre rodas, loja e outras possibilidades.

Multi
A Multi é destinada às transformações e conta com disposição para fiação elétrica, dispensando cortes na lataria. Assim, além de ser um furgão envidraçado, tem vocação para ser transformado conforme as necessidades dos clientes. Ele sai de fábrica homologado como veículo de carga, mas pode ser adaptado também para o transporte de pessoas.

A configuração family car, com 8 lugares, é pensado para quem tem família grande, pois conta com revestimento interno, bancos reclináveis, ar-condicionado para todos os ocupantes e 850 litros de porta-malas. A versão multi ainda pode ser adaptada para uso de acordo com as diferentes necessidades do cliente, podendo ser usada como ambulância, floricultura, pet móvel, escritório móvel, entre outras opções. A Fiat terá empresas homologadas para a realização destas transformações a partir de outubro.


Performance

O Fiat Scudo é construído sob a plataforma EMP2, ideal para um veículo de carga, mas que também proporciona o conforto e a segurança de um carro de passeio. O modelo vem equipado em suas versões térmicas com o motor 1.5l turbo diesel, que estreia em um Fiat. O propulsor tem 120 cv e torque de 300 Nm. Além de ser um motor com intercooler, ou seja, com maior capacidade de resfriamento, ele também é um propulsor de alto desempenho, que promete mais tecnologia, mais performance e menos consumo.

Com câmbio manual de seis velocidades, a capacidade do tanque é de 69 litros e o modelo tem autonomia média de 800 km. De acordo com a legislação vigente, conta com tanquinho para AdBlue® (mistura de água e uréia – equivalente ao Arla 32) para tratar os gases de exaustão e reduzir a emissão de poluentes.

O modelo conta ainda com a função start/stop que contribui para a redução do consumo do combustível e traz menos ruído. Para completar, o Fiat Scudo é equipado com suspensão independente nas quatro rodas, que filtra as imperfeições da pista.

Custos operacionais

O Fiat Scudo possui uma lista de itens de série e traz o melhor TCO (Custo Total de Propriedade) da categoria. Com rodas de aço de 16" 215/65, é equipado de fábrica com ABS, três airbags (para motorista e passageiros), ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), assistência em subidas, faróis de neblina dianteiros, cintos de segurança de três pontos com ajuste de altura e faróis em halogênio com DRL.

O modelo traz ar-condicionado, fecho centralizado das portas, parede divisória separando cabine do vão de carga (em função da segurança), computador de bordo, retrovisores externos elétricos, vidros elétricos com one touch, ajustes de altura e profundidade do volante, ajuste de assento "ergonômico" para altura, apoio lombar e de braço, controle de cruzeiro com limitador de velocidade e tomada 12v no compartimento de carga.

Dentro do segmento, possui o plano de revisões mais barato, com as três primeiras custando um total de R$ 2.700. Oferece também o menor valor de manutenção considerando a cesta de peças utilizada como padrão pela Anfavea. O custo de reposição chega a ser até 14% menor do que em outros modelos da categoria. Segundo a montadora, o consumo do combustível do furgão é um dos mais baixos da categoria (ele possui nota A no selo do Inmetro): 12,4 km/l.

O plano de revisões pode ser personalizado de acordo com o que for melhor para o cliente e conta com três opções. No plano Conforto, as três primeiras revisões saem por R$ 99 a mais na parcela do financiamento ou R$ 2.700 no total. Já no plano Proteção, além das três primeiras revisões, o consumidor garante alguns itens de desgaste como o kit de pastilhas de freio dianteiro, jogo de palhetas de para-brisa, além de alinhamento e balanceamento, e custa R$ 183 a mais na parcela ou R$ 4.850 no total. Outra opção é o pacote Segurança, que traz todos os itens do plano Proteção e ainda um ano de garantia adicional, por R$ 220 adicionais na parcela do financiamento ou R$ 5.840 no total.

e-Scudo

Seguindo o caminho da eletrificação, a Fiat traz mais um modelo elétrico para a sua gama. Desta vez, a novidade é o e-Scudo, seu primeiro utilitário 100% elétrico no Brasil. Com a maior autonomia da categoria (330km), o veículo é equipado com motor elétrico com 136 cv de potência (100 kW) e 260 Nm de torque imediato.

Com propulsor totalmente elétrico, o e-Scudo não emite CO2, ruídos e vibrações, promovendo uma condução suave e sem choques com torque disponível instantaneamente. O e-Scudo foi desenvolvido sob a plataforma multienergy, com um conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh, OBC de 11 kW trifásico e motor elétrico, que garantem a impressionante autonomia do utilitário.

Outro destaque é o fácil carregamento com carga rápida de até 80% em 48 minutos. Também há outras funcionalidades que otimizam o consumo, como o break mode, função de frenagem regenerativa que atua como um freio motor, o que permite conservar ou mesmo recarregar parcialmente a bateria.

Importado da França (Sevel Nord), o e-Scudo é equipado com um e-seletor de modo de condução, que oferece três opções: Normal (para o melhor compromisso entre autonomia e desempenho); Eco (para otimizar o consumo de energia) e Sport (para priorizar o desempenho com potência e torque máximos).

Além de ter todos os itens da versão térmica, o e-Scudo conta com central multimídia de 7” (com Apple Carplay e Android Auto), câmera traseira 180 graus, cluster digital com informações sobre nível de bateria, consumo, modo de condução e marcha engatada. Também possui volante elétrico hidráulico, freio de estacionamento elétrico e sistema de monitoramento da pressão dos pneus, além de sensores de chuva e luzes automáticas. O e-Scudo será comercializado na versão Cargo na Rede Fiat Elétrica, que conta com mais de 20 pontos nos principais mercados de veículos elétricos do Brasil.

Disponível na exclusiva cor Cinza Artense ou Branco Banchisa, o Fiat Scudo possui garantia de três anos ou 100 mil km nas versões térmicas. Na versão elétrica, além dos 3 anos (ou 160 mil km) do veículo, a garantia da bateria é de 8 anos.


Pré-venda
A pré-venda do novo Fiat Scudo foi iniciada na rede profissional da Fiat e o test-drive estará disponível nas principais concessionárias da rede Fiat. No dia 1° de agosto terão início as vendas em mais de 200 pontos da marca em todo o Brasil.

Valores de cada versão:

Fiat Scudo Cargo: R$ 187.490
Fiat Scudo Multi: R$ 192.490
Fiat e-Scudo Cargo: R$ 329.990

 

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