Nissan LEAF e o avanço elétrico no Nordeste

Com a segurança de quem ja vendeu mais de 500 mil unidades em todo o mundo, a geração do automóvel mostrada ao O POVO na Praia dos Carneiros, em Tamandaré (PE) é a segunda deste modelo; a expansão da venda do LEAF no Nordeste atende ao que a fábrica chama de 2ª Fase do Plano de Eletrificação da Nissan para o Brasil; Veja fotos do LEAF

A evolução do LEAF da Nissan provoca uma ampliação da presença comercial da marca no Nordeste, incentiva o mercado a competir por mais e melhor infraestrutura de carregamento elétrico automotivo e traz mais qualificação na manutenção do setor.

Disponível em Fortaleza, o hatch da montadora japonesa pode ser encontrado pelo preço de R$ 293.790,00 e vem com um robusto suporte tecnológico, conforto e avanços na questão mais sensível que é o próprio carregamento elétrico. Fundamental dizer que estamos falando de um modelo 100% elétrico e comercializado no Brasil desde 2019. Não é, digamos, uma novidade, porém o entorno traz muitas expectativas.

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Com a segurança de quem ja vendeu mais de 500 mil unidades em todo o mundo, a geração do automóvel mostrada ao O POVO na Praia dos Carneiros, em Tamandaré (PE) é a segunda deste modelo, tem autonomia de rodagem convincente, simplifica usabilidades e, portanto, impulsiona a transição do modelo à combustão.

Como a eletrificação é um grande mote global quando se fala em veículos, destacamos, entre as novidades, as três formas de carregamento do LEAF, o que simplifica o entendimento dos consumidores e ajuda a derrubar possíveis estigmas. Vamos às formas:

1 – Com um adaptador portátil, que já vem no carro, o carregamento pode ser feito na tomada convencional de casa. Nesse caso o processo de demora de 20 a 40 horas.
2 – Usando um Wall Box. Nesse caso há uma estrutura de carregamento de parede que demanda, portanto, um trabalho profissional de instalação do equipamento. Pode ser feito na sua casa ou condomínio. O processo dura de carregamento se otimiza para de 6 a 8 horas.
3 – Carregador rápido. Normalmente em postos de carregamento público. Aqui o processo dura cerca de 60 minutos.

A expansão da comercialização do LEAF no Nordeste atende ao que a fábrica chamou de 2ª Fase do Plano de Eletrificação da Nissan para o Brasil. Em princípio consiste que possibilitou passar de 7 para 44 as concessionárias homologadas a vender e atender usuários e interessados na marca. Essas lojas estão em distribuídas por 15 estados e o Distrito Federal. Porém, além da capilaridade, essa homologação consiste, em investimentos, sobretudo em qualificação para pessoal especializado, estrutura física exclusiva na loja para o LEAF e ferramental adequado para manuseio das baterias.

Inovações
Entre as inovações, a que mais interage com o motorista é o e-Pedal, que permite ao condutor simplificar movimentos na hora de acelerar, desacelerar e parar o carro usando apenas um pedal. Se a minha geração conheceu três pedais para conduzir um automóvel, há alguns anos o brasileiro passou a gostar da facilitação do carro automático com apenas dois. Agora, somente o acelerador pode ser a nova tendência, uma vez que para frear basta tirar o pé e o carro obedece ao comando de parar.

Ao contrário do que possa parecer, a adaptação é rápida e intuitiva. O POVO testou na estrada e durante o uso da cidade cuja exigência é mais intensa. Não há sofrimento. A percepção é de absoluta naturalidade na condução e a confiança no sistema de parada é adquirida rapidamente

O carro responde
A eficácia energética do Nissan LEAF vem das baterias de ion-litio de 40 kWh. O conjunto oferece uma potência equivalente a 149 cavalos (110 kW) e torque de 32,6 kgfm – o que é perceptível nas ultrapassagens e retomadas verificadas durante test drive em condições draconianas de estradas com muitos buracos, lama e chuva constante. Em tempos de ESG e toda a compreensão da importância da preservação ambiental, é importante sublinhar: emissão zero.

Na questão segurança, o modelo vem com o Nissan Intelligent Safety Shield que é um pacote contendo Sistema Inteligente de Prevenção de Mudança de Faixa, Assistente Inteligente de Frenagem de Emergência, Controle Inteligente de Velocidade, Sistema de Advertência de Ponto Cego, Visao 360° Inteligente com Detector de Movimento, Alerta Inteligente de Atenção do Motorista, Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus e Alerta de Trafego Cruzado Traseiro.

Virtual

Os interessados no carro 100% elétrico contam ainda com o Showroom Virtual Nissan. O recurso digital permite a imersão interativa com os produtos Nissan por meio de realidade virtual, fotos e videos que destacam os seus atributos e tecnologias, em um ambiente didático.
Para 2028

A bateria atual é formada por conjuntos de pequenas baterias, mas isso vai mudar. A Nissan anuncia o desenvolvimento de uma tecnologia para baterias de estado totalmente sólido, a ser levada ao mercado em 2028. O que muda a lógica inclusive estética do automóvel que não precisará se adequar ao formato da bateria, mas sim o contrário. A montadora acredita que as baterias de estado totalmente sólido podem ter um preço reduzido e mais eficácia no carregamento

Economia
Em um levantamento da Nissan do Brasil a respeito da relação custo do litro da gasolina e do quilowatt-hora (kWh), a reducao para o consumidor na recarga/abastecimento pode chegar a 75% ao se rodar com um Nissan LEAF em comparação com um automóvel de tamanho similar com motor a combustão.

Entre as inovações, a que mais interage com o motorista é o e-Pedal, que permite ao condutor simplificar movimentos na hora de acelerar, desacelerar e parar o carro usando apenas um pedal
Entre as inovações, a que mais interage com o motorista é o e-Pedal, que permite ao condutor simplificar movimentos na hora de acelerar, desacelerar e parar o carro usando apenas um pedal (Foto: DIVULGAÇÃO)

A eficácia energética do Nissan LEAF vem das baterias de íon-lítio de 40 kWh. O conjunto oferece uma potência equivalente a 149 cavalos (110 kW) e torque de 32,6 kgfm – o que é perceptível nas ultrapassagens e retomadas verificadas durante test drive
A eficácia energética do Nissan LEAF vem das baterias de íon-lítio de 40 kWh. O conjunto oferece uma potência equivalente a 149 cavalos (110 kW) e torque de 32,6 kgfm – o que é perceptível nas ultrapassagens e retomadas verificadas durante test drive (Foto: DIVULGAÇÃO)

 

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