Participamos do

SUV Fiat Pulse começa em R$ 79.990

A estreia do SUV traz consigo o inédito Turbo 200 Flex. No dizer da montadora, o 1.0 sobrealimentado mais potente do Brasil com até 130 cv, mas inclui a opção do já conhecido 1.3 Firefly, que gera 107 cv de potência. Confira o que têm e quanto custam cada uma das versões
20:37 | Out. 19, 2021
Autor Jocélio leal
Foto do autor
Jocélio leal Editor-chefe dos núcleos de Economia e Negócios (Veículos, Imóveis e Empregos&Carreiras)
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Fortaleza - Começa em R$ 80 mil (Drive 1.3 Flex manual) e vai até R$ 116 mil (Impetus Turbo 200 Flex Automática) o estreante Fiat Pulse. A estreia do SUV traz consigo o inédito Turbo 200 Flex. No dizer da montadora, o 1.0 sobrealimentado mais potente do Brasil com até 130 cv. A italiana centra a atenção na estética, na motorização e na conectividade. 

O propulsor faz parte da premiada família de motores desenvolvida pela Stellantis, e repete inovações e tecnologias do conjunto existente, o Turbo 270 Flex, que já equipa a Nova Toro. O uso dos três cilindros segue a tendência mundial de downsizing.

O Turbo 200 Flex gera os 130 cv de potência máxima com etanol (125 cv com gasolina), segundo a italiana. O torque de 200 Nm (20,4 kgf.m), independente do combustível, está disponível entre 1.750 rpm e 3.500 rpm.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Além do Turbo 200 Flex, o Pulse também recebe o conhecido motor 1.3 Firefly, que gera 107 cv de potência com etanol a 6.250 rpm e 134 Nm (13,7 kgf.m) a 4.000 rpm.

Ambas as motorizações do Pulse são acopladas ao inédito câmbio automático CVT com sete marchas. Essa transmissão foi desenvolvida com a Aisin, do segmento de powertrain. Com ela, o Pulse com motor Turbo 200 Flex é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos. A Fiat diz ser o melhor desempenho do segmento.

O vão livre do solo chega a 22,4 cm, com altura mínima de 19,6 cm. Se não vai usar fora da estrada, serve para enfrentar lombadas e estradas de terra. Na traseira, a suspensão elevada aliada ao novo para-choque oferece ângulo de saída de 31,4° - serve para enfrentar saídas de garagem mais íngremes.

A nova direção elétrica tem assistência progressiva e linear. o volante do Pulse tem o menor esforço estacionário da categoria, conforme a fabricante. O diâmetro de giro é de 10,5 metros.

O Pulse é o trunfo da Fiat para brigar no segmento que mais cresce no País. A rigor, sob o guarda-chuva Stellantis, já está bem no páreo com Jeep Renegade e Compass.

De 2012 até 2021, o B-SUV aumentou de 2,8% para 22,8% sua participação de mercado; e saiu de dois para 18 concorrentes. A marca já é líder do mercado brasileiro e sul-americano em 2021.Tem também o maior crescimento nacional (7 pontos percentuais de janeiro a setembro contra o mesmo período de 2020).

O painel 100% digital faz dupla com a tela flutuante do sistema multimídia, que pode ter 8,4 polegadas ou 10,1 polegadas com conexão via internet 4G
O painel 100% digital faz dupla com a tela flutuante do sistema multimídia, que pode ter 8,4 polegadas ou 10,1 polegadas com conexão via internet 4G (Foto: DIVULGAÇÃO)

Segurança

O SUV nacional da Fiat marca a estreia de uma suíte de equipamentos e recursos de segurança dentro da gama produzida no Polo Automotivo de Betim (MG). Tem Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS).

Os faróis de LED em todas as versões — inclusive nas luzes de condução diurna (DRL) e de neblina — geram uma ampla área luminosa.A tecnologia LED também permite que as luzes sejam acionadas mais rapidamente.

Ele usa uma câmera posicionada na parte superior do para-brisas para acionar automaticamente o farol alto quando o Pulse estiver trafegando por vias com baixa luminosidade. Na descrição da montadora, com o recurso Comutação Automática dos Faróis, a câmera é capaz de detectar outros veículos trafegando à frente ou em direção ao Pulse, e desativa sozinha o facho alto para não ofuscar os outros motoristas.

A mesma câmera permite ao carro “enxergar” as faixas de rolamento no asfalto, por meio do recurso Aviso de Mudança de Faixa. E, caso ele detecte que o veículo esteja saindo da trajetória, um aviso sonoro e visual no painel, seguido de uma pequena aplicação de torque no volante na direção contrária à saída de faixa, alerta o motorista imediatamente. O recurso está cada vez mais frequente nos modelos à venda no Brasil.

O Pulse também pode reduzir e até evitar colisões traseiras por meio da Frenagem Autônoma de Emergência (AEB). Ele usa imagens da câmera frontal para monitorar a proximidade do veículo à frente. Caso o sistema perceba uma rápida aproximação, ele emite um alerta visual e sonoro ao motorista. Se o condutor não tomar uma atitude, o sistema aciona os freios automaticamente, sendo capaz de evitar colisões até 50 km/h e reduzir os danos do impacto em velocidades superiores.

Nas situações em que o motorista se deparar com uma súbita mudança de trajetória, ou com piso escorregadio, entra o Controle de Estabilidade e Tração (ESC), item de série em todas as versões. Ele usa dados de diversos sensores para detectar quando o carro está prestes a sair da trajetória ou perder a aderência, e faz o ajuste de aceleração e freio automaticamente para auxiliar na retomada do controle.

Se for necessário acionar o freio em uma parada súbita, a Indicação de Frenagem de Emergência (ESS) faz as luzes de freio piscarem de forma intermitente, alertando os motoristas que vão atrás. Na frente, as luzes de condução diurna (DRL) 100% de LEDs reforçam a presença do Pulse durante o dia e atendem à legislação nacional para tráfego em rodovias de pista simples.

Conectividade

O painel 100% digital faz dupla com a tela flutuante do sistema multimídia, que pode ter 8,4 polegadas ou 10,1 polegadas com conexão via internet 4G.

Os comandos do sistema de som, ar-condicionado e controles do veículo ficam reunidos em um inteligente cluster integrado. Abaixo dele ficam duas entradas USB, sendo uma do tipo C, posicionadas logo acima do carregador de celular por indução. Outro conector USB colocado entre os bancos permite que os passageiros do assento traseiro carreguem seu smartphone.

Na traseira as lanternas tridimensionais têm perfil elevado, como se fossem lâminas flutuantes. Também em LEDs, elas são posicionadas para otimizar a visualização por outros condutores
Na traseira as lanternas tridimensionais têm perfil elevado, como se fossem lâminas flutuantes. Também em LEDs, elas são posicionadas para otimizar a visualização por outros condutores (Foto: DIVULGAÇÃO)

Fiat Pulse – versões e preços

DRIVE 1.3 FLEX MANUAL – R$ 79.990
Abertura elétrica do bocal de abastecimento
Airbags (4) - Frontal (2), Tórax e Cabeça (2)
Alarme antifurto
Alerta de não utilização do cinto de segurança (5) - motorista, passageiro dianteiro e passageiros traseiros (3)
Fiat Sound System
Ar-condicionado automático e digital
ASR (Controle eletrônico de tração)
Banco do motorista com regulagem de altura
Barras longitudinais no teto
Central multimídia com tela de 8,4" touchscreen, Apple Car Play e Android Auto wireless, Comandos de Voz, Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, Entrada Auxiliar, Porta USB (2): USB Tipo A e Tipo C.
Chave canivete com telecomando
Comandos de áudio e painel de instrumentos no volante
Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
Desembaçador do vidro traseiro com temporizador
Direção elétrica
ESP (Controle eletrônico de estabilidade)
ESS (Sinalização de frenagem de emergência)
Faróis em LED
Função "Follow me Home"
Gancho universal para fixação de cadeira para crianças (ISOFIX)
HCSS (Sistema de partida a frio sem tanque auxiliar)
Hill Holder (Assistente partida em rampa)
Lanterna traseira em LED
LED DRL
Maçanetas na cor preta
Piloto automático (Cruise control)
Repetidores de seta laterais em LED
Retrovisores externos com regulagem elétrica e função Tilt down
Retrovisores externos na cor preta
Roda de liga leve de 16 polegadas
Sensor de estacionamento traseiro
TC+ (Traction Control Plus)
Travas elétricas com travamento automático a 20 km/h
USB traseira (Tipo A)
Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one touch e antiesmagamento
Volante com regularem de altura
iTPMS (Monitoramento de pressão dos pneus)
Lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa)
Quadro de instrumentos 3,5" multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável

OBS: caso deseje a lista completa de equipamentos, favor acessar o link https://pulse.fiat.com.br/monte.html, escolher a versão desejada na área VERSÃO, MOTOR E C MBIO e, em seguida, clicar no botão ITENS DE SÉRIE.

DRIVE 1.3 FLEX AUTOMÁTICA – R$89.990
Acrescenta em relação à Drive 1.3 Flex Manual:
Câmbio automático CVT (7 velocidades simuladas)
Maçanetas externas na cor da carroceria
Retrovisores externos na cor da carroceria
Console central com apoio de braço, porta-copos, porta-celular e porta-objetos
Modo Sport com botão de acionamento no volante
Opcionais
Pack Plus (R$ 4.300) – câmera de rá com linhas adaptativas, carregador wireless, Key Less Entry'n Go, partida remota via chave, pintura bicolor.
Pack Connect////Me (R$ 3.150) – Fiat Connect////Me, navegação embarcada e espelho retrovisor interno eletrocrômico.

OBS: caso deseje a lista completa de equipamentos, favor acessar o link https://pulse.fiat.com.br/monte.html, escolher a versão desejada na área VERSÃO, MOTOR E C MBIO e, em seguida, clicar no botão ITENS DE SÉRIE.


DRIVE TURBO 200 FLEX AUTOMÁTICA – R$ 98.990
Acrescenta em relação à Drive 1.3 Flex Automática:
Novo motor Turbo 200 Flex com 130 cv
Opcionais
Pack Plus II (R$ 6.740) – roda de liga leve de 17 polegadas escurecida, bancos revestidos em couro, banco traseiro rebatível e bipartido (60/40), volante revestido em couro, paddle shifters, Key Less Entry'n Go, partida remota via chave, pintura bicolor.
Pack Connect////Me (R$ 3.150) – Fiat Connect////Me, navegação embarcada e espelho retrovisor interno eletrocrômico.

OBS: caso deseje a lista completa de equipamentos, favor acessar o link https://pulse.fiat.com.br/monte.html, escolher a versão desejada na área VERSÃO, MOTOR E C MBIO e, em seguida, clicar no botão ITENS DE SÉRIE.

AUDACE TURBO 200 FLEX AUTOMÁTICA – R$ 107.990
Acrescenta em relação à Drive Turbo 200 Flex Automática:
Câmera traseira em alta definição com linhas adaptativas
Carregador wireless para smartphones por indução
Key Less Entry'n Go
Partida Remota via chave
Paddle Shifters (Aletas para mudança de marcha no volante)
Volante com revestimento em couro
Banco traseiro rebatível e bi-partido (60/40)
ADAS: AEB (Frenagem autônoma de emergência), LDW (Alerta de saída de pista) e AHB (Comutação automática de farol alto)
Retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva e crepuscular
Roda de liga leve de 16 polegadas diamantada
Opcionais
Pack Design (R$ 5.200) – roda de liga leve de 17 polegadas escurecida, bancos revestidos em couro, pintura bicolor
Pack Connect////Me (R$ 3.650) – Fiat Connect////Me, navegação embarcada e central multimídia com tela de 10,1”

OBS: caso deseje a lista completa de equipamentos, favor acessar o link https://pulse.fiat.com.br/monte.html, escolher a versão desejada na área VERSÃO, MOTOR E C MBIO e, em seguida, clicar no botão ITENS DE SÉRIE.

IMPETUS TURBO 200 FLEX AUTOMÁTICA – R$ 115.990
Acrescenta em relação à Audace Turbo 200 Flex Automática:
Bancos revestidos em couro
Cluster 7" Full Digital
Faróis de neblina dianteiros com função cornering lamps
Sistema de navegação GPS embarcado
Retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de cortesia
Roda de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado
Sensor de estacionamento dianteiro
Tapetes de carpete
Teto bicolor
Volante com regularem de altura e profundidade
Central multimídia com tela de 10,1" touchscreen, Apple Car Play e Android Auto wireless, Comandos de Voz, Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, Entrada Auxiliar, Porta USB (2): USB Tipo A e Tipo C
Opcional
Pack Connect////Me (R$ 2.650) – Fiat Connect////Me

OBS: caso deseje a lista completa de equipamentos, favor acessar o link https://pulse.fiat.com.br/monte.html, escolher a versão desejada na área VERSÃO, MOTOR E C MBIO e, em seguida, clicar no botão ITENS DE SÉRIE.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags