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Volkswagen Taigo é apresentado na Alemanha

Na Europa, o Taigo também utilizará motores com a tecnologia TSI, assim como o Nivus nos países da América Latina
07:59 | Ago. 23, 2021
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A Volkswagen apresentou recentemente, de modo oficial, o Taigo, o novo SUV cupê da marca, que é baseado no Nivus brasileiro. O Taigo será o primeiro modelo fabricado e vendido no mercado europeu, após ter sido desenvolvido na região América do Sul. O detalhe é que o design foi um trabalho conjunto dos irmãos José Carlos Pavone, chefe de design da Volkswagen SAM, e Marco Pavone, chefe de design exterior da Volkswagen na Alemanha.

“Nós queríamos fazer algo completamente diferente. Algo que nenhum competidor tivesse oferecido e que a Volkswagen não tivesse feito antes neste segmento”, afirma José Carlos Pavone, chefe de design da Volkswagen SAM, que, desde o início, tinha a ideia de desenhar um produto com uma pegada cupê e ao mesmo tempo muito funcional. “Nos inspiramos nos SUVs de segmentos superiores. E estabelecemos uma ‘democratização’ desta silhueta (cupê) em um segmento um pouco mais compacto”, diz ele.

Irmão gêmeo do José Carlos, o designer Marco Pavone, chefe de design exterior da Volkswagen na Alemanha, trabalha em conjunto com todos os centros de design da VW no mundo. E com o Taigo não seria diferente: “Lembro da linha da coluna C, que foi prolongada por todo o contorno da traseira, dando um toque mais fluido, ousado e preciso “.

Design

O Taigo traz o design exclusivo do Nivus. Com linhas marcantes e robustas, que transmitem forte apelo emocional, o modelo se destaca pela arrojada silhueta cupê, que agrega uma esportividade única em sua categoria. O Taigo será o primeiro veículo da Volkswagen na Europa com este tipo de carroceria no segmento A0 SUV. O estilo do Taigo fica completo com as belas rodas de liga leve e a iluminação 100% em LED, que refinam a personalidade do novo ‘caçula’ da Volkswagen.

Produzido na moderna fábrica da Volkswagen em Pamplona, na Espanha, o Taigo utiliza a Estratégia Modular MQB, plataforma que assegura elevado nível de segurança e conforto aos passageiros. As medidas do Taigo são idênticas às do Nivus, proporcionando bom espaço interno aos ocupantes. O modelo tem 4.266 milímetros de comprimento, sendo 2.566 milímetros de distância entre os eixos; 1.494 milímetros de altura e 1.757 milímetros de largura. Já o porta-malas é referência em capacidade, com 415 litros.

Com relação a equipamentos de conforto e segurança, o Taigo segue a linha do Nivus, oferecendo muitos itens, todos atrelados a tecnologias de última geração. Alguns bons exemplos são ACC (Controle Adaptativo de Cruzeiro), AEB (Frenagem Autônoma de Emergência), Post-Collision Brake, Alerta de Fadiga, sistema Kessy, ESC (controle de estabilidade), ASR (controle de tração), XDS+ (bloqueio eletrônico do diferencial), entre muitos outros.

Na Europa, o Taigo também utilizará motores com a tecnologia TSI, assim como o Nivus nos países da América Latina. Assim, segundo a fabricante, o crossover cupê garante performance e eficiência com muita confiabilidade, proporcionando uma condução extremamente agradável e divertida.


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Novo Hyundai Creta começa a ser produzido no Brasil

SUV compacto
00:06 | Ago. 23, 2021
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O novo Hyundai Creta 2022 tem sua apresentação oficial marcada para o próximo dia 25. A linha de montagem da fábrica, localizada em Piracicaba (SP), já começou a produzir as primeiras unidades da nova geração do SUV, cujas vendas devem começar no fim do ano.

A quantidade inicialmente fabricada atenderá aos eventos de lançamento e a exibição nos showrooms da rede de concessionárias por todo o País. Para celebrar, o presidente e CEO da Hyundai no Brasil e nas Américas Central e do Sul, Ken Ramirez, e o vice-presidente de Operações Industriais, Jae Min Lee, participaram de uma foto com os colaboradores da produção.

De acordo com a fabricante, o Creta Nova Geração 2022 trará diversos itens de segurança, conforto e conectividade que merecem destaque entre os SUV de O Povo sua categoria, como a central multimídia blueNAV com a maior tela disponível, de 10,25 polegadas, e navegação embarcada, freio de estacionamento eletrônico, painel digital colorido de 7 polegadas, borboletas para troca de marcha no volante e câmera para monitoramento de ponto cego.

A conectividade veicular Hyundai Bluelink oferecerá funcionalidades exclusivas para o novo veículo e o também inédito pacote de segurança Hyundai SmartSense reunirá soluções inteligentes como sistema de frenagem autônomo, assistente de permanência em faixa e controle de velocidade adaptativo. Já o interior do veículo contará com acabamento exclusivo para o Brasil, em tons de bege e marrom, e o teto solar panorâmico, que traz uma das maiores áreas envidraçadas do segmento.

A divulgação do início da produção do Creta Nova Geração 2022 começou na rede social LinkedIn, com uma publicação especial do próprio Ken Ramirez, explicando como o veículo estabelece um novo patamar na categoria devido a toda tecnologia embarcada de segurança e comodidade. Ele agradece o esforço e compromisso das equipes da Hyundai que “tornaram este momento possível” e acrescenta que este lançamento “também reflete nossas esperanças e confiança para o futuro”.

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Jeep Renegade atinge a marca de 350 mil unidades vendidas

4x4
00:05 | Ago. 23, 2021
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O Jeep Renegade alcançou uma marca relevante para a marca neste mês. O SUV compacto atingiu a quantidade de 350 mil unidades vendidas em quase seis anos de mercado no País. Lançado em abril de 2015, o veículo é produzido no Polo Automotivo de Goiana (PE) e foi o primeiro Jeep criado na nova fábrica.

O Renegade é exportado para outros 12 países da América Latina, como Argentina, Uruguai e Chile.

O modelo, que traz a capacidade 4x4 e o estilo de vida aventureiro pelos quais a Jeep é conhecida, fechou o mês passado com 6.854 unidades comercializadas, o que representa 4,2% de participação na indústria total. Em SUVs compactos segue sendo o líder, com 21,1% do segmento, além de estar no topo do ranking de SUVs em geral.

Até julho foram 47.464 veículos emplacados, o que corresponde a 18% do BSUV. Além disso, o Renegade está presente no pódio dos veículos mais vendidos do País, ocupando a quarta posição em 2021.

“O Renegade é um verdadeiro case de sucesso de vendas da Jeep. A performance do modelo impressiona no desempenho de mercado, detendo a liderança entre os SUVs tanto do mês, quanto do acumulado do ano. Desde o seu lançamento, o modelo vem quebrando recordes e se consolidando cada vez mais. Não é por menos, já que durante seus seis anos de trajetória no Brasil alcançou marcas impressionantes e ainda colaborou para que a Jeep assumisse a liderança geral da categoria de SUVs, conquistada em 2016 e mantida até hoje”, comenta Everton Kurdejak, diretor de Operações Comerciais da Jeep no Brasil.

 

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Land Rover apresenta edição limitada da Range Rover Sport por R$ 1 milhão

mercado de luxo
16:00 | Ago. 22, 2021
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A Land Rover anunciou recentemente a chegada de edição limitada da Range Rover Sport, a SVR Carbon Edition. A versão exclusiva terá unidades limitadas e chega ao Brasil vendida nas concessionárias credenciadas SVR com preços a partir de R$ 1.033.950. (Confira vídeo abaixo.)

Produzida na Inglaterra pela unidade Special Vehicles Operation (SVO), tem tecnologia embarcada e motorização de alta performance. A pré-venda já foi iniciada e estará disponível apenas em concessionárias credenciadas da marca para vender os produtos SVO da Land Rover no país.

O novo Range Rover Sport SVR Carbon Edition apresenta uma série de itens especiais feitos em fibra de carbono, na parte externa e interna do veículo. No capô, uma grande área trabalhada com o material realça as linhas do veículo. Também há detalhes em carbono nas entradas de ar do para-choque, nas capas dos retrovisores externos, nas saídas de ar e na capa do motor.

O motor é um V8 de 575 cv com potência bruta e visceral. Desenvolvido com a tecnologia de carroceria monobloco 100% de alumínio da Land Rover, foi construído sobre uma estrutura forte e robusta, porém de arquitetura leve, garantindo maior desempenho. O veículo alcança de 0 a 100 km/h em apenas 4.5 segundos, tendo sua velocidade máxima em 283 km/h. Controlado, seguro, um veículo que exige ser pilotado.

 

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Entre janeiro e julho, Peugeot vendeu mais do que em 2020 todo

mercado
15:07 | Ago. 22, 2021
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Nos sete primeiros meses de 2021, a Peugeot superou o volume total de vendas do ano passado. Foram 15.040 unidades vendidas de janeiro a julho deste ano. Assim, a marca cresceu 11,6%, em relação aos 13.477 veículos vendidos durante o ano inteiro de 2020.

Quando comparado aos sete primeiros meses do ano, o crescimento foi de 164,6%. O desempenho da Peugeot no mês de julho, também levou a marca a alcançar 1,9% em market share no Brasil, seu melhor resultado em participação desde 2012.

"Esse excelente resultado consolida a assertividade do nosso esforço com a rede de concessionárias, o foco na qualidade dos produtos e atendimento, além do importante trabalho realizado no pós-venda", explica Cristiano Bandeira, Diretor Comercial da Peugeot Brasil.

Peugeot 208

De acordo com a montadora, o novo Peugeot 208 segue como destaque entre os modelos disponíveis no portfólio da marca. Superando os recordes de vendas a cada mês, o veículo atingiu a 5ª posição entre os mais vendidos do segmento B Hatch e alcançou 5,2% de participação de mercado em julho. 

O recém-lançado Novo 3008 também tem apresentado boa aceitação, afirma a fabricante. Entre os meses de junho e julho deste ano, o SUV registrou um crescimento de 159%. “O modelo traduz design, elegância e tecnologia, características marcantes do DNA da Peugeot. Ele tem apresentado aumento constante nas vendas e acima do esperado. Sem dúvida, o SUV está contribuindo para o nosso expressivo crescimento no mercado”, acrescenta Felipe Daemon, head de Brand Peugeot na América do Sul.

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Troca do tensor simultânea à da correia dentada é pi-ca-re-ta-gem?

Mecânica
14:53 | Ago. 22, 2021
Autor Boris Feldman
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Critiquei as oficinas que defendem a nem sempre necessária troca do rolamento junto com a da correia dentada. A chamada “venda casada”.

Uma controvérsia que surgiu desde que se introduziu a própria correia dentada em substituição à corrente metálica.

Vantagem da correia dentada? É mais barata. Mas os fabricantes alegam ser mais silenciosa. Embora a corrente metálica não seja ruidosa a ponto de incomodar. Mantida na maioria dos carros.

Desvantagem? Ao contrário da metálica, exige trocas frequentes com determinada quilometragem, em geral entre 50 mil e 100 mil km. Pior: se o veículo roda em ambiente contaminado com pó de minério ou outro abrasivo, o desgaste é acentuado e ela se rompe antes mesmo do prazo previsto de substituição. E, em muitos motores, correia rompida é prejuízo na certa, pois as válvulas “atropelam” os pistões.

Fábricas que mudaram para a correia dentada já voltaram a projetar motores com a metálica, tantos foram os questionamentos, principalmente as dificuldades dos frotistas.

A controvérsia? Alguns mecânicos alegam que o rolamento pode pifar logo depois da substituição da correia e o dono do carro arcar com uma nova mão de obra que poderia ser evitada com a troca conjunta. E afirmam estar seguindo uma norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Mas imagina-se que um rolamento de aço, não submetido a impactos nem esforços axiais (laterais) deve ter vida útil muitas vezes superior à de uma correia de borracha. Tanto que, em motores Ford Ka e Chevrolet Onix, onde são banhadas em óleo, correias e rolamentos duram mais de 200 mil km.

E a ABNT? Ela tinha realmente publicado a norma NBR 15759 (em 2009) recomendando a troca do rolamento. Observamos - na época - para esta associação, que nenhuma fábrica (exceto a Renault) incluía este procedimento em seu manual de serviços. Ela acatou a sugestão e publicou então a NBR 15759-2011 recomendando o procedimento indicado pela fábrica. Ou seja, troca da correia, inspeção do rolamento.

Mas, diante de críticas de alguns mecânicos que defendem a troca simultânea, decidi consultar uma das mais prestigiadas e famosas fábricas de rolamentos do mundo, a Schaeffler. Que os produz no Brasil sob as marcas FAG e INA. Pensei que sua equipe técnica poderia ficar “em cima do muro” pelo interesse da empresa em faturar seus produtos. Mas foi objetiva e de uma ética exemplar.

Afirmou que:
- o padrão de homologação de rolamentos para correias é de 300 mil km. Pode haver, segundo ela, uma variação para mais ou menos de acordo com as condições operacionais. Mas jamais abaixo de 200 mil km;
- estatísticas de campo afirmam que 99% dos problemas de desgaste prematuro dos rolamentos de tensores das correias dentadas são provocados por incompetência dos mecânicos ao ajustá-las;
- só recomenda a troca simultânea do rolamento em motores com alta quilometragem e que não se conhece o histórico. Ou seja, se o carro já rodou, digamos, 200 mil km e a correia deve ser substituída sem que se conheça sua vida útil e a do rolamento, sugere a troca de ambos.

Então:
- a ABNT recomendou em 2009 a troca do rolamento simultaneamente com a da correia, mas alterou esta norma em 2011;
- estes rolamentos são projetados para durar cerca de 300 mil km;
- fadiga prematura dos tensores/rolamentos de correia dentada são provocados, segundo os técnicos da Schaeffler, por ajuste irregular de sua tensão.

Aliás, muitos mecânicos até desconhecem que, se o rolamento estiver no lado tenso da correia, deve-se girar o virabrequim no sentido contrário antes do ajuste.

Mas como explicar o rolamento ter pifado logo depois de a correia ter sido substituída, com prejuízo para o dono do carro?

Está explicado por quem o fabrica: o rolamento dura cerca de 300 mil km e seu desgaste prematuro é provocado pelo próprio mecânico ao ajustar irregularmente a correia.

Então, a venda casada correia/rolamento é ou não uma pi-ca-re-ta-gem?

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