Cinco benefícios da IA do Google para pessoas e empresas
Com 56% dos brasileiros já utilizando assistentes de IA. Conhecá mais sobre o tema.
Segundo estudo realizado pelo MobileTime com a Opinion Box, 56% dos brasileiros já usaram assistentes de IA como o ChatGPT, enquanto 34% interagiram com o Gemini, do Google.
"Soluções como a IA generativa permitem criar conteúdos personalizados e inovadores em escala sem precedentes, como o Google está fazendo", afirma Kenneth Corrêa, especialista em dados e professor de MBA da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e autor do livro "Organizações Cognitivas: Alavancando o Poder da IA Generativa e dos Agentes Inteligentes".
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Abaixo, confira 5 benefícios práticos da IA do Google para pessoas e empresas!
1. Respostas imediatas e personalizadas com AI Overviews
O Google expandiu globalmente os AI Overviews para mais de 120 países, incluindo o Brasil. Esses resumos gerados por inteligência artificial aparecem no topo da página de resultados, sintetizando informações de múltiplas fontes em segundos. Para usuários, isso significa respostas mais rápidas e completas. Para empresas, representa uma oportunidade de ter seu conteúdo destacado em resumos automatizados.
2. Ferramentas inteligentes integradas ao dia a dia profissional
Com o Gemini for Workspace, a IA generativa está integrada a ferramentas como Gmail e Google Docs, otimizando operações e melhorando resultados. "Essa tecnologia representa uma revolução para as agências de marketing e comunicação. Ela oferece oportunidades de otimização de operações, melhorar resultados e criar experiências mais personalizadas para os clientes", pontua Eduardo Augusto, CEO da IDK, consultoria especializada em marketing, comunicação e tecnologia.
3. Novas formas de interação através de conversas naturais
O Gemini Live permite conversas por voz e vídeo em tempo real com o assistente, tornando a interação mais natural e eficiente. "O medo da IA geralmente vem do desconhecido. Quando você começa a usar essas ferramentas no dia a dia, percebe que elas não fazem o trabalho por você, elas fazem o trabalho com você, de forma muito mais inteligente", explica Thiago Muniz, especialista em vendas, professor da FGV e CEO da Receita Previsível.
4. Criação de conteúdo visual e audiovisual avançado
Os modelos Imagen 4 e Veo 3 permitem a geração de imagens e vídeos com áudio sincronizado, democratizando a criação de conteúdo de alta qualidade. Para empresas, isso significa capacidade de produção de materiais visuais profissionais sem grandes investimentos em equipes especializadas.
5. Nova realidade de visibilidade digital para negócios
A IA está se transformando à medida que as empresas são encontradas online. Estudo conjunto da Datos e SparkToro mostrou que cerca de 58,5% das pesquisas no Google nos EUA e 59,7% na União Europeia terminam em zero cliques - ou seja, o usuário obtém uma resposta diretamente na página de resultados.