Comentário na CBN sobre o upgrade do Cinturão Digital

Veja aqui o comentário desta terça-feira na CBN a respeito do upgrade do Cinturão Digital

O termo upgrade é um termo bem antigo na tecnologia. Esse termo que indica subir de patamar, permaneceu ao longo de todas as mudanças impostas e sofridas pela tecnologia, assim como invadiu conversas cotidianas. Não é incomum alguém manifestar o desejo de um upgrade do próprio automóvel, por exemplo.

Pois bem, quem vai passar por upgrade agora é o Cinturão Digital do Ceará. Quer sair da capacidade de tráfego de 10 Gigabits por segundo para cerca de 400 gigabits por segundo. Não é pouca coisa. E é exigência dos novos tempos. Gerido, pela Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) essa mudança tem como motivador, o processo de transformação digital dos serviços do Governo do Ceará.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Serão aplicados US$ 38,7 milhões com impactos diretos a exemplo de “Transformação digital dos serviços públicos, Transformação da Gestão Pública, Infraestrutura digital e Conectividade, Transformação digital do Ministério Público do Ceará”, diz a ETICE em comunicado oficial.

Lembrar que o Cinturão Digital surgiu a partir de uma rede de alta velocidade em 2007, conectando todos os órgãos de ensino e pesquisa localizados na Região Metropolitana de Fortaleza.

Exigia envolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia, da então Coelce, que veio a se tornar Enel e, claro, tem a ver com gente, com capacitação, hardware, software, infraestrutura urbana e exemplo de postes.

É fruto de uma grande concertação que evoluiu, fez um upgrade para todo o estado. Chegou a uma extensão de 5.700km e 133 municípios no Ceará. Benefícios diretos para telemedicina, educação a distância, Secretaria da Fazenda, câmeras de vigilância e mil outras.

Você não verá obras, não perceberá grandes mudanças, mas existirão. E serão bem positivas.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar