ClicAÍ: ecossistema, ágora e oportunidades

Consórcio de Líderes Inovadores do Ceará (CLIC) em estado de "Avançando na Internacionalização" (AI) para criar plataforma de oportunidades.

Ecossistema, aprendemos nas aulas de biologia da escola, é um local onde seres convivem com nível significativo de interdependência.

Embora pareça um termo usado em demasia quando se trata de tecnologia da informação, ele ainda é absolutamente necessário como metáfora de uma dinâmica em que a existência de um, demanda existência de vários. Porém, diferente do mundo natural, a convergência de intenções precisa ser estimulada por iniciativas empresariais, visão de futuro e segurança jurídica.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Agora, vamos a outro termo: consórcio. Consórcio também é adequado para o cenário que vivemos. Crescer comercialmente, produtivamente, provocando, e se organizando em bloco para agregar forças a fim de gerar oportunidade de vida para um contingente grande de cearenses.

O Consórcio de Líderes Inovadores do Ceará (CLIC) com uma provocação que se diz “Avançando na Internacionalização” (AI), dá origem ao ClicAÍ, cuja missão é o fortalecimento do tal do ecossistema, porém menos subjetivo porque quer buscar fundamento na materialização de uma plataforma clara, táctil, dentro da qual atores e atrizes se encontrem e resulte em projetos, negócios, produtos e soluções.

O ClicAÍ surge “com o suporte do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Softex, com a parceria já assegurada com fundos internacionais de investimentos, além de um escritório de negociação nos EUA e Canadá”, diz a comunicação oficial que também aborda a intenção de conectar ilhas de produtividade existentes.

Convém registrar que uma das ações tem a ver com as “demandas de inovação em empresas, principalmente as beneficiárias da Lei de Informática”. Essa é uma vertente, talvez, mais importante. Não diminuindo outras ações, como a de uma ágora eletrônica por meio da qual a TI do Ceará se veja e se perceba nas suas fortalezas e fragilidades, mas sendo capaz de munir as empresas de soluções. 

O natural resultado é que o capital produtivo alimentará novas encomendas já contempladas por um ciclo maduro de financiamento, e componham um cenário sustentável de formação de pessoas. Ecossistema se apoia nisso, na sustentabilidade, lembremos.

Uma fórmula consagrada no mundo que avançou e só pusemos em prática há pouco anos, coloca para funcionar uma relação benéfica entre empresa e universidades, em que a P&D é financiada pela indústria que sabe gerar dinheiro para demandar P&D.

Foram convidadas para compor o ClicAÍ, instituições a exemplo de CASA AZUL, FUNCAP, CENTEC, Instituto Atlântico, Centro de Inteligência do sistema Fecomércio, Cariri Valley, Corredores Digitais e outros.

Vamos acompanhar essa história.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar