Mercado de games no Brasil movimentou U$20 bilhões na última década

Participação das mulheres cresce e chega a 46,2% dos jogadores no país

O Brasil é hoje um dos principais pólos em desenvolvimento de jogos, segundo relatório da XDS (External Development Summit). Investimentos em jogos e plataformas cada vez mais acessíveis vêm atraindo recursos para o país que, somente nesta década, investiu mais de US$ 20 bilhões em startups do segmento.

Segundo a 10ª Pesquisa Game Brasil, levantamento anual sobre o comportamento do consumidor de jogos digitais, feita em 2023, há mudanças no cenário do consumo de jogos eletrônicos no país. Chama a atenção o aumento do número de mulheres jogando, principalmente devido à popularização dos smartphones. Hoje elas são 46,2% dos gamers no país.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ainda segundo a pesquisa, 82,1% dos entrevistados afirmaram que os jogos eletrônicos estão entre as suas principais formas de diversão. 

Fazendo parte desse universo, Maria Clara Schmitt Teixeira, 16 anos, aluna da SuperGeeks, escola de ensino de computação e robótica no país, joga videogame desde pequena e pretende seguir a carreira de programadora. “Os games me ajudaram a ser mais estratégica no que eu faço, aumentou o meu vocabulário e me proporcionou conhecer gente nova. Fiz amizades online com outras gurias jogadoras”, afirma a jovem, que mora na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul.

Mostrando também que games e tecnologia não são uma área restrita, a jogadora e futura programadora também foi uma das medalhistas da 25ª Olimpíada Brasileira de Informática, na competição feminina, organizada pelo Instituto de Computação da Unicamp. O campeonato tem como objetivo despertar nos alunos, do quarto ano do ensino fundamental até o primeiro ano do ensino superior, o interesse pela ciência da computação, através de atividades que envolvem desafios, engenhosidade e uma certa dose de competição, pois o mesmo busca por candidatos para o time brasileiro de programação, para competir internacionalmente.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar