Por onde começar a transição de carreira para tecnologia?

Considerando o forte poder atração da TI, veja dicas e conselhos da especialista na área, Joceline Abe, para fazer a transição de carreira

A alta demanda de profissionais de tecnologia no país e um forte poder de atração, tornam os cursos da área cada vez mais atrativos para quem busca o primeiro emprego ou para pessoas experientes que querem uma transição de carreira para a área. Segundo levantamento da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) estima que faltarão mão de obra para ocupar 532 mil vagas no setor até 2025.

“O segmento é um dos mais promissores para quem está em processo de transição de carreira. Com a alta necessidade de qualificação, as empresas são mais abertas para profissionais sem experiência prévia e estão empenhadas em criar programas de desenvolvimento interno, além de incentivos educacionais” explica Joceline Abe, Diretora de Cultura & Pessoas da Zup, empresa de tecnologia focada em transformação digital do grupo Itaú.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Portanto veja alguns cursos gratuitos que servem de porta de acesso para a TI:


Recode

Organização que oferece diversos cursos de programação gratuitos. O de introdução fornece certificado e introduz os principais conceitos.


Site: https://recode.org.br/programacao/


Harvard University

A famosa Universidade possui um dos cursos gratuitos, em portugês, mais procurados para quem quer iniciar no universo de ciências da computação.


Site: https://materiais.napratica.org.br/cc50


Desenvolvimento iOS

A demanda por desenvolvedores para dispositivos móveis teve aumento de 600% no último ano. Por isso, a Zup lançou um plano de estudos completo para todos os níveis de carreira, com foco em iOS.


Site: https://insights.zup.com.br/plano-de-estudo-ios


Programadores do Amanhã


Site: https://programadoresdoamanha.org/


Eu Capacito

O curso de cloud computing possui carga horária de 80 horas e apresenta os principais conceitos sobre arquitetura e aplicações da funcionalidade.


Site: https://eucapacito.com.br/curso-ec/cloud-computing-data-science/

 

Entre para a comunidade

Manter uma rede de contatos é uma dica valiosa para o mercado de trabalho e o setor de tecnologia possibilita essa função de diferentes formas. “A curiosidade e vontade de aprender são capazes de guiar iniciantes em futuros especialistas. Especialmente para quem está começando, é essencial pesquisar sobre o mercado, as tendências e conversar com outros profissionais” conta Joceline, da Zup.


São diversos eventos que ocorrem o ano todo, presenciais e online, muitos abertos ao público, além de lives e encontros virtuais, que possibilitam maior aproximação. “Como são muitas oportunidades e possibilidades, é interessante que o candidato tenha em mente a área que quer seguir e escolha empresas específicas como metas. Assim, é possível se aprofundar nos benefícios, cultura e outras informações dos locais. A Zup, por exemplo, é bem ativa nas redes sociais, semanalmente atualizamos nossos canais com informações sobre o mercado e a empresa, por nossas lives no Youtube, é possível também participar de conversas com líderes e especialistas”.


Além da pesquisa e eventos, existem sites específicos que funcionam como redes sociais para a comunidade, como a plataforma Github da Microsoft, gratuita, que reúne programadores para contribuir em projetos. Outro exemplo é o PyLadies, voltado para desenvolvedoras e programadoras. Por meio dessas soluções, também é possível disponibilizar trabalhos já realizados. “A experiência proativa e a construção de um portfólio podem ser a diferença entre um sim ou um não no primeiro emprego em tecnologia”, completa a diretora de Cultura & Pessoas da Zup.


Onde buscar vagas e principais oportunidades

A pesquisa da Brasscom também apontou as áreas que irão gerar mais oportunidades de emprego:

Big Data & Analytics – 26,1%

Nuvem – 16,8%

Web mobile e outras – 16,4%

Inteligência artificial – 13,8%

Internet das Coisas – 12,8%


De acordo com os dados levantados pelo SINE (Site Nacional de Empregos), a média salarial para um cargo trainee na área de Big Data é de R$4.069,04 em uma grande empresa. Por isso, muitas buscam proativamente perfis para preencher suas vagas e é fundamental manter as redes atualizadas, principalmente o LinkedIn. Um estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e LinkedIn mostrou que o setor foi o mais movimentado em contratações na América Latina, com aumento de 60% em relação ao período pré-pandêmico.


Para buscar ativamente, é válido o cadastro e pesquisa em sites de recrutamento voltados para tecnologia, como Hipster.Jobs, Guppy, Connekt e Programathor. Também é importante o envio de currículos e acompanhamento das empresas favoritas nas redes.


Sobre a Zup

A empresa, que nasceu como uma startup em Uberlândia, tem hoje cerca de 3 mil colaboradores trabalhando remoto em todo país e em escritórios de São Paulo, Campinas, Uberlândia, e atua há mais de dez anos na transformação digital de grandes empresas e desenvolvendo produtos open source. Em 2019, a Zup foi adquirida pelo Banco Itaú, a maior instituição financeira da América Latina.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar