Vem aí a maratona de inovação Garoa Agroindústria

A maratona de inovação Garoa Agroindústria ocorre entre os dias 5 e 7 de agosto.

A Embrapa Agroindústria Tropical e o Garoa Habitat promovem, entre os dias 5 e 7 de agosto, a maratona de inovação Garoa Agroindústria. Objetivo estimular a proposição de soluções inovadoras para o setor agroindustrial.

O evento será realizado de forma virtual. As inscrições podem ser feitas AQUI. A programação conta com o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti-BA), do Senar Bahia, Lócus de Inovação Mata Sul, Sergipe Parque Tecnológico (Sergipetec), Embrapa Tabuleiros Costeiros (Sergipe-SE) e da Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com Janaína Kimpara, supervisora de Inovação e Negócios da Embrapa Agroindústria Tropical, o principal objetivo do evento é identificar estratégias de inovação. Nesse intuito, os participantes participarão de palestras sobre os desafios dentro do agro, oficinas de ideação, design thinking e lean canvas, bem como a apresentação de pitches sobre as problemáticas apresentadas. A maratona de inovação promoverá encontros com mentores de negócio e conexão com personas para validação das ideias. Cada time terá um mentor e diversos coordenadores de áreas como tecnologia, agro, mercado, capital, produto e negócios. As equipes não precisam ser montadas previamente. Haverá uma divisão dos participantes no início da competição.

As propostas concorrentes abrangem cinco desafios: a) TIC (Smart farming, VANTs [drones], Etiquetas inteligentes, Realidade aumentada); b) Inovação em alimentos e bebidas (Conveniência e praticidade, Valorização da biodiversidade e produção local, Comfort food, Gourmet e premium, Bebidas em cápsulas, Bebidas funcionais, Orgânicos e naturais, Valorização de experiências); c) Inovação em embalagens (Biodegradáveis, Ativas e inteligentes, Design); d) Agricultura urbana (Hortas comunitárias, Fazendas verticais, Cooperativismo e associativismo); e d) Nanotecnologia (Nanosensores, Revestimentos funcionais e comestíveis, Nanoencapsulamento, Nanofertilizantes, Biossegurança).

Segundo Silvio Vital, co-fundador e diretor de fomento à inovação do Garoa Habitat, a maratona tem como objetivo apoiar a criação de startups dentro do agro e incentivar ações de inovação e empreendedorismo junto às universidades e ecossistemas de inovação. “Desejamos sensibilizar até mil participantes com o evento, e ter, ao final da maratona, pelo menos 25 ideias inovadoras para a segunda etapa, que consiste no programa de pré-incubação com o apoio de instituições parceiras envolvendo quatro estados: Pernambuco, Ceará, Bahia e Sergipe”, mencionou.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar