TJCE promove simpósio sobre Inteligência Artificial

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e a Escola Superior da Magistratura do Ceará (ESMEC) realizam, nos dias 23 e 24 de junho, o I Simpósio Poder Judiciário e Inteligência Artificial: Aplicações Práticas. 

Será dias 23 e 24 de junho. A abertura do evento será realizada pelo TJCE, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), debatendo a Inteligência Artificial na Justiça: Potencialidades e Desafios.

Reunirá especialistas e profissionais de diversos tribunais brasileiros, apresentando o Programa de Modernização do Judiciário cearense (PROMOJUD), que tem dois eixos principais: transformação digital no aprimoramento dos serviços ao cidadão e fortalecimento da governança e da gestão. Após a exposição, acontece a palestra “Inteligência Artificial, Tecnologia e Liderança”, ministrada pela vice-presidente de Negócios para Instituições Públicas da Positivo Tecnologia, Marielva Andrade Silva Dias e o juiz federal Rafael Leite Paulo, auxiliar da presidência do CNJ.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Haverá a apresentação de diversas ferramentas utilizadas pelo sistema de Justiça, como o CNJ, com a SINAPSES, uma plataforma de desenvolvimento e treinamentos de Inteligência Artificial (IA); o Superior Tribunal de Justiça (STJ), com a ATHOS - Precedentes; e o TJGO, com a BERNA.

Serão debatidas também as funções do LARRY, do TJPR; AMON, do TJDFT; e do SIGMA, que utiliza o SINARA, elaborado pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3). Por sua vez, o TRF4 vai apresentar o agrupamento de apelações por similaridades e sugestão de modelos de minutas.

O evento ainda contará com um painel do BID e do Ministério da Justiça da Espanha, de maneira remota; e os Tribunais de Rondônia e Santa Catarina apresentarão o “Classificador – Demandas de massa e Sumarizador” e o “Classificador - Petições em execuções fiscais”, respectivamente.

O encerramento fica por conta da palestra “IA e Sistemas de Justiça”, proferida pelo juiz federal Erik Navarro Wolkart e pelo doutor Vasco Furtado.

O Simpósio terá vagas limitadas e é voltado para servidores e magistrados que integram os projetos do PROMOJUD e profissionais de outros tribunais que atuam na área da inteligência artificial. O evento também visa compreender em que ponto está a transformação digital da nossa sociedade e das instituições, públicas e privadas, além dos dilemas éticos, os desafios às lideranças, negociais e técnicas, bem como os rumos a serem adotados.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar