E-commerce via chat é tendência no Ceará
Venda por WhatsApp e outras plataformas de chats vem se tornando um canal relevante de transações para os comerciantes cearensesA última pesquisa divulgada pela Benchmark Conversational Commerce Brasil aponta que os cearenses ocupam uma fatia referente a 13,39% dos brasileiros quando se trata de compras via chat, ficando atrás apenas de São Paulo, que detém 34,18% dos consumidores deste nicho do comércio eletrônico.
Confira o ranking dos 10 estado que mais se destacaram:
- 34,18% - São Paulo
- 13,39% - Ceará
- 9,37% - Rio de Janeiro
- 7,74% - Minas Gerais
- 6,93% - Paraná
- 4,33% - Rio Grande do Sul
- 3,25% - Santa Catarina
- 2,92% - Bahia
- 2,38% - Distrito Federal
- 2,19% - Pernambuco
Quando o assunto é a opinião do consumidor, o conversational commerce, como é chamada a prática de compra/venda, mostra que pode ter vindo para se tornar uma nova tendência. Entre aqueles que efetuaram alguma compra nesse formato, cerca de 60% assumiu que passará a utilizar esse meio em suas próximas aquisições. Além disso, 68% acreditam que a troca de mensagens melhora a experiência ao comprar algum produto.
Visão de futuro
Uma oportunidade de mercado é conseguir atingir o público da terceira idade. Como a maioria não domina a internet, passar por várias etapas de verificação de usuário, apenas para finalizar a compra, pode distanciá-los. “A solução é oferecer experiências mais fluidas e objetivas para essa faixa etária, com o propósito de fidelizar esse público cada vez mais e ficarmos atentos a essa oportunidade de mercado que está em evidência”, aponta Arthur Frota, CEO da Tallos, startup cearense de tecnologia e especialista em vendas omnichannel, ou seja, atendimento integrado.
Arthur explica ainda que o conversational commerce veio para ficar. “Vamos recapitular: primeiro veio a pandemia, que não freou o mercado de startups no Brasil em 2021, pelo contrário, continuou crescendo. Essas mudanças fizeram um ‘boom’ nas vendas virtuais, mas é importante destacar que a integração dos canais de atendimento otimizam a comunicação entre empresas e clientes e também possibilita uma experiência diferenciada para quem busca assertividade”, destaca.
Muito mais do que uma vantagem competitiva para as empresas, o comércio por conversação proporciona uma experiência de comodidade para o cliente. O especialista ainda indica quais as vantagens dessa prática para o cliente:
- Permite oferecer suporte ao cliente: antes, durante e depois de comprar;
- É mais acessível por estar presente nas plataformas que o cliente já usa;
- Torna a compra mais segura, sem contato entre o vendedor e o comprador;
- Garante um processo de compra mais fácil, eliminando algumas barreiras que dificultam as vendas por canais digitais;
- Além disso, a possibilidade de obter informações sobre produtos e preços, obtendo respostas instantâneas estão entre os principais motivos que levam um consumidor a enviar mensagens para marcas.
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