E-commerce via chat é tendência no Ceará

Venda por WhatsApp e outras plataformas de chats vem se tornando um canal relevante de transações para os comerciantes cearenses

A última pesquisa divulgada pela Benchmark Conversational Commerce Brasil aponta que os cearenses ocupam uma fatia referente a 13,39% dos brasileiros quando se trata de compras via chat, ficando atrás apenas de São Paulo, que detém 34,18% dos consumidores deste nicho do comércio eletrônico.

Confira o ranking dos 10 estado que mais se destacaram:

- 34,18% - São Paulo
- 13,39% - Ceará
- 9,37% - Rio de Janeiro
- 7,74% - Minas Gerais
- 6,93% - Paraná
- 4,33% - Rio Grande do Sul
- 3,25% - Santa Catarina
- 2,92% - Bahia
- 2,38% - Distrito Federal
- 2,19% - Pernambuco

Quando o assunto é a opinião do consumidor, o conversational commerce, como é chamada a prática de compra/venda, mostra que pode ter vindo para se tornar uma nova tendência. Entre aqueles que efetuaram alguma compra nesse formato, cerca de 60% assumiu que passará a utilizar esse meio em suas próximas aquisições. Além disso, 68% acreditam que a troca de mensagens melhora a experiência ao comprar algum produto.

Visão de futuro



Uma oportunidade de mercado é conseguir atingir o público da terceira idade. Como a maioria não domina a internet, passar por várias etapas de verificação de usuário, apenas para finalizar a compra, pode distanciá-los. “A solução é oferecer experiências mais fluidas e objetivas para essa faixa etária, com o propósito de fidelizar esse público cada vez mais e ficarmos atentos a essa oportunidade de mercado que está em evidência”, aponta Arthur Frota, CEO da Tallos, startup cearense de tecnologia e especialista em vendas omnichannel, ou seja, atendimento integrado.

Arthur explica ainda que o conversational commerce veio para ficar. “Vamos recapitular: primeiro veio a pandemia, que não freou o mercado de startups no Brasil em 2021, pelo contrário, continuou crescendo. Essas mudanças fizeram um ‘boom’ nas vendas virtuais, mas é importante destacar que a integração dos canais de atendimento otimizam a comunicação entre empresas e clientes e também possibilita uma experiência diferenciada para quem busca assertividade”, destaca.

Muito mais do que uma vantagem competitiva para as empresas, o comércio por conversação proporciona uma experiência de comodidade para o cliente. O especialista ainda indica quais as vantagens dessa prática para o cliente:

- Permite oferecer suporte ao cliente: antes, durante e depois de comprar;
- É mais acessível por estar presente nas plataformas que o cliente já usa;
- Torna a compra mais segura, sem contato entre o vendedor e o comprador;
- Garante um processo de compra mais fácil, eliminando algumas barreiras que dificultam as vendas por canais digitais;
- Além disso, a possibilidade de obter informações sobre produtos e preços, obtendo respostas instantâneas estão entre os principais motivos que levam um consumidor a enviar mensagens para marcas.


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