O uso de robôs como adaptação de mercado
O uso de robôs promete aumento de produtividade e maior adaptação ao um novo universo business.
A capacidade de sobrevivência ou adaptação de qualquer espécie define sua perpetuação em seu habitat ou até mesmo permite sua migração para outro, se for necessário. Em nossa sociedade a mecânica é a mesma, mas com a vantagem de que hoje o homem pode até criar seu habitat. Em todo o planeta, por mais diversas e adversas que sejam as condições espalhadas pelos 5 continentes, aqui estamos nós.
Mas hoje não basta só se adaptar e sobreviver. Existe uma necessidade de se destacar, pois somente inovar já não é mais o grande diferencial. A nova ordem é inovar com simplicidade e agilidade, é desenvolver um produto ou serviço focando não no produto, mas no cliente e na sua experiência, buscando a entrega e a percepção máxima de valor, integrando tudo isso da forma mais natural, intuitiva e personalizada possível.
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Trazendo tudo isso para o universo business, todos os negócios estão ligados ou interligados em grau maior ou menor a uma plataforma tecnológica que promete conferir os atributos citados anteriormente na busca por diferenciação. De acordo com Diego Platini, CEO da Youfy, tem sido este o grande desafio dos players do mercado de desenvolvimento de soluções: unir organizações, homens e sistemas da forma mais leve possível.
“O melhor exemplo do quão longe chegamos nessa escalada é a Inteligência Artificial (IA), tema que pauta todas as referências de avanço tecnológico no mundo dentre tantas outras como blockchain, impressoras 3D, realidade virtual, Big Data, machine learning”, afirma Diego.
As cinco maiores empresas do mundo hoje investem muitos dos seus recursos em desenvolvimento e aplicação de IA em suas soluções. É o nosso ponto de inflexão tecnológico vivido em tempo real. Ponto a partir do qual estima-se injetar no mercado mundial US$ 15,7 trilhões até 2030. Destes, US$ 6,6 trilhões se referem apenas ao aumento de produtividade provocado pela robotização total de serviços e aqui, mais uma vez, encontram-se fadados ao fracasso aqueles que não conseguirem lidar com as mudanças. Esse é e sempre será o grande desafio.
“O principal motivador para desenvolver uma plataforma própria foi tornar o acesso a robôs democrático, fato que não seria possível com o modelo de negócio de ferramentas estrangeiras por serem cobradas em dólar. Assim, nossa plataforma nasce com o intuito de tornar as empresas, independentemente do porte, mais competitivas, reduzindo o custo atual de execução de rotinas”, afirma Diego Platini.
Para contratar um robô é necessário um investimento inicial para viabilizar o tempo e alocar um desenvolvedor que ensine o robô a realizar a operação desejada. Após o robô estar pronto, é preciso uma mensalidade a fim de garantir seu suporte, monitoramento e infraestrutura para mantê-lo funcionando dentro da empresa.
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