Qolor: entre a cor e a tecnologia

Qolor trabalha o tradicionalismo do papel com a inovação do design e e-commerce


Michelangelo pintou “A criação de Adão” por volta de 1511 e você pode ver a obra olhando para cima – claro, desde que você esteja na Capela Sistina no Vaticano. A obra mostra um quase toque dos dedos indicadores de Deus e Adão. Fala, dessa forma, na criação.

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Essa imagem foi reconfigurada para diversas leituras, inclusive as voltadas para o viés tecnológico da vida. Dessa forma um braço robótico quase toca uma mão de carne e osso em imagens que se encontram na web. Esse quase toque reflete sobre quais as mãos têm o poder da manufatura, da criação, da invenção.

Amanda Feitosa e Marcella Ary são irmãs e bem inventivas. A primeira, graduanda em psicologia; a segunda, arquiteta. Juntas fundaram a Qolor - uma papelaria criativa que não tem parque gráfico, nem impressora, nem nada dessas coisas. O objetivo é vender papel colorido. “Saúde emocional por meio da escrita, e em papeis diferentes, principalmente no meio de uma pandemia é algo fundamental”, diz Amanda pelo telefone.

Apesar do mundo cada vez mais digital, seres humanos precisam do tátil e são seduzidos a partir das sensações provocadas pelas cores, pela estética, pela forma. E é aí que entra a inventividade delas. Apostaram então no unboxing – termo que representa o prazer que provoca desembalar novos produtos. “A experiência de abrir a caixa e ver os brindes traz em si a sensação de uma grande surpresa”, diz.

 

Amanda Feitosa
Amanda Feitosa (Foto: Divulgação)

Cocriação também faz parte da empreitada. “A marca tinha que representar uma comunidade. A marca Qolor foi feita com interação de vários interessados. Criamos um perfil no Instagram (@qolor.shop) e interagimos com as pessoas sobre textura do papel, cores, designer. Até nossos erros são divulgados. O processo provocou conexões entre empreendedores e um engajamento natural”, explica.

“Nós acreditamos muito no poder do online como um todo, na criação de não apenas uma marca, mas de uma comunidade, onde há diálogo com os clientes de forma clara, orgânica e gerando valor pra quem acompanha”, complementa Marcella que chama a atenção para o respeito aos dados, uma vez que a empresa está adequada à LGPD, com direito à proteção da marca e outros cuidados que dão segurança ao desafio. 

A Qolor não tem processo fabril próprio. Opera apenas por meio de e-commerce. Tudo é feito em gráficas dentro e fora do Ceará, o que a faz definir a empresa como “um lugar de criação de conteúdo”. E o quase toque entre o indicador do novo com o indicador do tradicional fica na plataforma www.qolor.com.br.

 

 

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