O que é tecnologia?

O que é tecnologia? Apenas aquilo que evoluiu depois que o computador se popularizou? Vamos discutir isso e muito mais. Das pesquisas com pele de tilápia às consequências do 5G na produtividade das empresas e comportamento da sociedade.

Essa coluna que se inaugura hoje começa fazendo uma breve reflexão a respeito do termo tecnologia. Parece claro que nesse mundo digital, cheio de aplicativos interessantes, repleto de demandas urgentes para os smartphones, sedento de serviços ao alcance de poucos toques na tela, imaginemos que somente quem tem bom pacote de dados e uma máquina veloz, estará próximo da mais refinada e rebuscada tecnologia. Acredite, não é bem assim.

O Portal Educação nos mostra que “o termo “tecnologia” vem do grego tekhne que significa ´técnica, arte, ofício´, juntamente com a palavra logos, também grega, que se refere ao ´conjunto dos saberes´”. E o velho e bom Google completa com o “estudo sistemático sobre técnicas, processos, métodos, meios e instrumentos (...) da atividade humana”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Portanto, essa coluna pretende abordar assuntos de tecnologia e inovação que vão da pesquisa com pele de tilápia à segurança cibernética, passando pelo 5G e demais questões. Tecnologia vista de forma transversal, mas tendo como foco os reflexos sobre os seres humanos, que são os protagonistas da história.

E por falar em transversalidade, perguntei a algumas pessoas o que elas entendem por tecnologia e aqui vão algumas respostas. Em seguida, vamos ao trabalho. Espero que gostem.

“Tecnologia é a utilização de técnicas para a resolução de problemas. Na economia, a tecnologia é fundamental já que estudamos a escassez, seja ela de espaço, tempo, mão de obra ou capital, por exemplo. E, para todos esses, a tecnologia é ferramenta imprescindível para otimização de recursos.”
Vitor Leitão, economista, consultor de investimentos e sócio da LEMA Economia & Finanças


“Tecnologia Digital é a quarta revolução, com mais disrupção, com mais velocidade e conflitos entre gerações, aposentando modelos de sociedade que conhecemos em ritmo acelerado, a exemplo de pilares como escola, formas de governos, jornalismo e empreendedorismo.”
Christiano Milfont, Trusted Tech Advisor


“Conjunto de técnicas e habilidades que o homem foi produzindo ao longo do tempo para atender a uma demanda, um dilema, uma dificuldade. Temos tecnologia desde o início da humanidade. A descoberta da roda, o manuseio do fogo, a escrita, o desenvolvimento da agricultura. E como as demandas humanas vão mudando, novas tecnologias vão surgindo e vão se aperfeiçoando à medida que o homem principalmente a partir do século XVIII desenvolveu a ciência”.
Cientista Político Cleyton Monte

“Pra mim é o estudo da técnica. Como assim? Praticamente tudo que a gente executa tem uma técnica, então é preciso aprimorar tudo isso. Locomoção, saúde, educação. Pra mim é isso, o aprimoramento de várias funções que a gente executa”.
Roberta Melo, Produtora Executiva e Cultural


“Tecnologia é o estudo das técnicas humanas sobre a intervenção na natureza, no sentido amplo. Natureza no sentido estado natural das coisas. Portanto, o homem já é um ser tecnológico desde que começamos a nos agrupar. A linguagem é uma tecnologia, as ferramentas que utilizamos pra esculpir na pedra são tecnologia, o microchip é tecnologia.”
Psicanalista Samuel Alcântara

Por último é bom lembrar que esses e outros conteúdos também terão a honrosa exposição ao longo do dia na programação da rádio O POVO CBN. Também nos encontraremos todas às quartas sempre às 17:30 em lives que serão transmitidas pelos perfis do O POVO na rede, para em seguida serem disponibilizadas em formato podcast. Até já, então.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

tecnologia opiniao

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar