Ponte virtual entre Ceará e Alemanha

O estúdio agora também pode ser em casa. É isso que mostra a Conspiração Papangu formada por cearenses que se reúnem em continentes diferentes.


Conspiração Papangu é um projeto musical criado por Renato Ângelo, Glaydson Lima e Paulo Toscano. Até aí, tudo normal, porém da mesma forma que o mundo precisou enfrentar o trabalho à distância, os músicos “entraram em estúdio” em países distintos. Os dois primeiros no Ceará, o último na Alemanha.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ainda na primeira onda de contaminação, começou um processo de formatação das composições utilizando a tecnologia disponível. Renato enviava a base da guitarra e o vocal para que posteriormente os outros integrantes fossem inserindo seus instrumentos, ao passo que discutiam os arranjos por mensagens.

Toda essa produção inicial foi executada com o software livre Audacity - cada um dos integrantes em suas casas com os equipamentos disponíveis, inclusive com a captação por celulares. A falta de ensaios e a surpresa dos improvisos foram compensadas por mais esmero nos arranjos.

“Depois de formatadas as músicas que farão parte do primeiro álbum, foi necessário partir para a gravação propriamente dita. A banda investiu em softwares de edição musical e equipamentos de captação de som profissional para que a necessidade de uso de estúdios de terceiros fosse mínima”, explica o baixista e advogado Glaydson Lima.

Trechos, adaptações e testes são acompanhados pela banda com ajuda de um grupo de comunicação e sistemas de armazenamento nas nuvens, para em seguida o arquivo ser enviado para produtores freelancers que fazem a mixagem e masterização das músicas na Europa. Após essa etapa elas são distribuídas pelos sistemas de streaming.

A banda lançou em março seu primeiro single “Pandemilson, Parte 1” e está no processo de gravação das demais composições.

Mais informações em http://conspiracaopapangu.com.br/

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar