WhatsApp ganha novo recurso para impedir que usuários tenham contas roubadas

A atualização, que já está disponível, irá informar ao dispositivo antigo, o horário da solicitação e o modelo do smartphone no qual está vindo o pedido

19:22 | Abr. 13, 2023

O novo recurso impede que usuários tenham contas roubadas (foto: Reprodução/Pixabay)

O WhatsApp comunicou, nesta quinta-feira, 13, uma nova mudança para driblar os roubos de conta. Pelo menos três novos recursos serão implantados no aplicativo como forma de fortalecer a segurança do aplicativo. 

O principal recurso a ser implementado será o de "proteção de conta", que tem como função confirmar com o celular antigo, se você realmente quer transferir os dados para um novo aparelho.

A atualização, que já está disponível, irá informar ao dispositivo antigo, o horário da solicitação e o modelo do smartphone do qual está vindo o pedido.

De acordo com a Meta, a função serve para alertar os usuários sobre supostas tentativas de transferência de conta não autorizadas para outro celular.

Segundo o G1, em caso de roubo ou acidente com o aparelho, será possível solicitar à ferramenta uma segunda senha de uso descartável para continuar com a transferência das conversas.

Novas atualizações de segurança no WhatsApp

As novas atualizações de seguranças incluem ainda a realização de verificações nos aparelhos para combater arquivos não desejados, como por exemplo, documentos corrompidos ou com vírus. O objetivo é impedir que criminosos usem malwares para adentrar nos dispositivo e roubar os dados pessoais dos usuários. 

A ideia é impedir a tentativa de roubo da chave de autenticação, que é exclusiva para cada usuário, e que permite a entrada na plataforma. Apesar das mudanças, não será preciso mudar nada na ferramenta, pois ele irá fazer a verificação por padrão.

O outro recurso implantado no aplicativo mudará a forma com a qual os usuários verificam se a conversa está sendo protegida pela criptografia de ponta a ponta.

Confira notícias relacionadas ao WhatsApp