Criar email grátis: conheça cinco serviços para ter conta gratuita

Os endereços eletrônicos são usados, além de troca de mensagens, para cadastros em sites, aplicativos e redes sociais. Veja lista de 5 serviços para criar email grátis

O email foi concebido, no fim do século XX, como a digitalização do ato de enviar correio para alguém. Mesmo com WhatsApp em circulação, o email segue atual, pois uma conta é base para muitos processos comerciais, governamentais, educacionais e de entretenimento.

Criar uma conta de email é o ponto de partida, por exemplo, para acessar serviços de streaming ou abrir um perfil em rede social. Se você precisa criar um email gratuito, veja abaixo plataformas para isso.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Criar email grátis: informações obrigatórias

Para criar conta na maioria das plataformas existentes, é necessário fornecer algumas informações, como nome e sobrenome, gênero e data de nascimento.

Além disso, é obrigatório definir login e senha. Voltando à comparação com o correio, o login seria o endereço para onde as pessoas enviariam mensagens via correio. Já a senha é pertinente para impedir que outras pessoas acessem os dados; ela deve ter, no mínimo, oito caracteres.

Plataformas geralmente solicitam um email de recuperação. Isto é, em alguns casos, você vai precisar fornecer um email secundário — pode ser de alguém de confiança. O email de recuperação vai ajudar caso o acesso à conta seja perdido — esquecendo a senha, por exemplo.

Criar email grátis: Gmail

Criado pela multinacional estadunidense Google, o Gmail é o serviço de email mais usado no mundo, com 1,5 bilhão de usuários ativos em todo o mundo, conforme dados de 2019.

Ao fazer uma conta no Gmail, é possível acessar diversas funcionalidades também associadas à Google, como Drive (para armazenar arquivos na nuvem), Meet (para reuniões virtuais), Docs (para escrever texto) e outras.

A versão gratuita da conta no Gmail fornece ainda 15 gigabytes (GB) de armazenamento, incluindo os emails enviados e recebidos.

Criar email grátis: Tutanota

De origem alemã, o Tutanota se autointitula o "email mais seguro do mundo". A proposta é, de fato, priorizar segurança e privacidade cibernéticas. Daí vem o nome: tutanota significam, em latim, "mensagem segura".

A versão gratuita do Tutanota oferece 1 GB de armazenamento, além de calendário eletrônico vinculado à conta.

Criar email grátis: Yahoo! Mail

A plataforma Yahoo! foi criada em 1994 e só três anos depois, em 1997, veio o cliente de email da empresa. Com 1 terabyte (TB) de armazenamento gratuito, a versão gratuita do Yahoo! Mail pode ser um diferencial para quem procura armazenar arquivos e fotos de tamanhos maiores.

Criar email grátis: Proton Mail

Também direcionado a uma experiência mais segura e privada, o Proton Mail foi desenvolvido em 2013 por cientistas da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN). A ideia surgiu após Edward Snowden, ex-técnico da Agência Central de Inteligência (CIA), divulgar documentos mostrando que o governo estadunidense espionava seus cidadãos.

Na versão gratuita, o ProtonMail oferece 1 GB de armazenamento e até 150 mensagens por dia.

Criar email grátis: Outlook

Criado pela Microsoft, o Outlook alçou o posto de principal webmail da empresa em 2012, após o “Hotmail” encerrar as atividades. Quem quiser criar uma conta pode escolher entre o domínio @outlook.com.br (ou apenas ".com") ou @hotmail.com.

Além de 15 GB de armazenamento, o usuário possui acesso a serviços da Microsoft, como o OneDrive (armazenamento de arquivos) e ao pacote Office (Word, PowerPoint e Excel). Também é possível gerenciar tarefas, anotações e contatos.

Colaborou Agda Silva Vieira

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

criar email gmail criar criar conta gmail criar conta outlook yahoo

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar