Saiba a forma correta de carregar a bateria do celular e prolongar sua vida útil

Evitar expor o aparelho a temperaturas extremas e usar o carregador original são algumas das ações para manter o desempenho da bateria

A maioria dos aparelhos eletrônicos fabricados nos últimos anos utilizam baterias de íons de lítio (Li-Ion). Essas são baterias não-tóxicas, com maior capacidade de carga. Também são mais leves e dispensam ciclos completos de carga, permitindo que o usuário a carregue antes que a carga acabe por completo e sem a necessidade de esperar completá-la novamente, sem que isso cause efeito memória, ou seja, elas não “viciam”.

Antes isso acontecia porque as baterias eram de níquel-cádmio. Esse tipo de bateria deixava de completar a carga quando era constantemente carregada de forma incompleta. Além disso, as baterias de níquel-cádmio eram grandes poluentes e prejudiciais ao meio ambiente, por isso caíram em desuso.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA TAMBÉM | Spotify Premium aumenta preço em diversos países, inclusive no Brasil

Como carregar o celular de forma rápida e segura

Desligue o aparelho

Usar o celular enquanto ele carrega pode fazer com que o carregamento fique mais lento, consumindo mais energia do que a que está sendo carregada. Além disso, alguns aplicativos continuam consumindo energia mesmo que não estejam em uso, por isso a forma mais rápida de carregar a bateria é deixando o aparelho totalmente desligado.

Ativar o modo avião

Caso desligar o aparelho não seja possível, deixá-lo em modo avião também permite um carregamento mais rápido. Isso ocorre porque deixar a internet desativada, seja Wi-Fi ou redes móveis, impede que aplicativos consomem energia em segundo plano, baixando atualizações, entregando notificações ou fazendo backups.

Utilize o carregador original na tomada

Carregar o aparelho em entrada USB de computador resulta em carregamento mais lento, assim como utilizar carregadores similares que dificilmente vão oferecer melhor desempenho que o original, fornecido pelo fabricante do aparelho. O ideal é usar sempre o carregador original e conectado à tomada.
Mitos sobre a bateria do celular

Ao contrário do que se falava antigamente, não há necessidade de deixar a bateria do celular carregar por 24 horas antes do primeiro uso. Fabricantes como a Motorola, esclarecem que com as novas tecnologias essa prática não é necessária. As baterias Li-Ion são equipadas de mecanismos inteligentes para romper o fornecimento de energia após ultrapassar o tempo necessário de carga.

A bateria não precisa descarregar completamente para ser recarregada. As baterias de íons de lítio funcionam em ciclos de carga que terminam quando você utiliza uma quantidade equivalente a 100% da capacidade da bateria, mas não necessariamente de uma carga. Ou seja, você pode utilizar 75% da capacidade da bateria em um dia, carregar completamente, e usar 25% no outro dia, completando um ciclo de 100% da carga da bateria em dois dias. As baterias Li-Ion foram projetadas para manter 80% da capacidade original e possibilitar mais ciclos de carga.

Ciclo de carga das baterias
Ciclo de carga das baterias (Foto: Divulgação/Apple)




Dicas para otimização da bateria

- Manter o software do aparelho sempre atualizado;
- Otimizar as configurações para aumentar a duração da bateria, como reduzir o brilho da tela e utilizar o Wi-Fi ao invés de dados móveis;
- Deixar o bluetooth desativado quando não estiver em uso. Esse recurso, quando ativado, consome energia buscando conexões;
- Ative o modo pouca energia (ou economia de bateria). Ao ativar essa função, o aparelho irá otimizar seus recursos e funções, como reduzir o brilho e pausar as animações nas transições de tela.

Alguns cuidados importantes

- Não deixar o aparelho exposto a baixas (abaixo de 0°C) ou altas (acima de 35°C) temperaturas. Isso pode agravar o desempenho da bateria, o que pode acarretar desligamentos inesperados e perda de autonomia;

- Remover a capa antes de carregar e não deixar próximos de travesseiros para evitar aquecimento excessivo do aparelho;

- Use sempre o carregador original do seu aparelho para não deteriorar a bateria e evitar danos;

- Verifique se o carregador encaixa perfeitamente. Carregadores incompatíveis podem danificar a porta USB do aparelho;

- Conecte o carregador corretamente para não danificar o aparelho;

- Recomenda-se deixar o aparelho carregado entre 50% e 70% caso pretenda deixá-lo guardado por um longo período. Além de carregá-lo pelo menos uma vez a cada 3 a 6 meses e deixar guardado em ambientes arejados, sem umidade, para preservar a bateria. Com informações dos sites oficiais da Apple, Samsung e Motorola.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

FORMA CORRETA CARREGAR BATERIA BATERIA CELULAR CARREGAR BATERIA CELULAR TECNOLOGIA

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar