PUBLICIDADE
Tecnologia
NOTÍCIA

Site traz parentes de "volta à vida", transformando fotos antigas em vídeo

Plataforma MyHeritage, especializada em genealogia, lançou ferramenta chamada "Deep Nostalgia", que cria animações com base em retratos

Bemfica de Oliva
19:42 | 02/03/2021
Ferramenta online Deep Nostalgia, do site de genealogia MyHeritage, promete
Ferramenta online Deep Nostalgia, do site de genealogia MyHeritage, promete "trazer de volta à vida" parentes falecidos transformando fotos antigas em vídeos curtos (Foto: Divulgação/MyHeritage)

E se você pudesse ver outra vez o sorriso, o piscar de olhos, ou o mexer dos cabelos de parentes mortos há muito tempo? Essa é a proposta da ferramenta "Deep Nostalgia", lançada pelo site MyHeritage, conhecido pela criação de árvores genealógicas. A ideia é trazer "de volta à vida" pessoas que já faleceram, usando fotos antigas, que são transformadas em um curto vídeo com expressões faciais geradas por computador.

O resultado promete impressionar. Na publicação feita para divulgar a nova funcionalidade, o perfil do site no Twitter mostra uma foto em preto e branco de uma mulher que move o rosto, sorri, ergue as sobrancelhas e pisca os olhos.


Site faz vídeos de fotos antigas com programa de computador

Segundo o MyHeritage, para animar as fotos é usado um processo de aprendizagem de máquina: modelos foram capturados realizando os gestos que o site disponibiliza nas animações, e o programa usa essas informações para adaptar os movimentos aos traços das pessoas nas fotos.

O sistema do Deep Nostalgia é capaz de mapear o formato dos rostos e traços faciais. Acessórios, como chapéus, também são detectados, para dar maior fidelidade ao resultado final.

Como usar o Deep Nostalgia do MyHeritage para criar vídeos a partir de fotos antigas

Para usar a ferramenta, acesse o site do Deep Nostalgia no MyHeritage clicando aqui. Selecione o botão "Carregar foto" e envie o arquivo desejado - é possível usar tanto imagens antigas quanto recentes e, caso a foto esteja com baixa qualidade, o próprio site tem uma ferramenta para melhorar a resolução.

Em seguida, será necessário realizar um cadastro para acessar o resultado final. É possível usar as contas do Google ou do Facebook para facilitar o processo, ou inserir os dados manualmente.

Por fim, a imagem animada será exibida. Clique no botão "Download do vídeo" para baixar o arquivo. É possível também enviar mais fotos para a ferramenta e compartilhar pelas redes sociais.