Asteroide "enorme" deve passar pela Terra em março

Objeto batizado de 2001 FO32 se aproximará do planeta em 21 de março e poderá ser visualizado com telescópios; diâmetro estimado pode ultrapassar 1,7 km

Um asteroide "enorme" se aproximará da Terra no final de março. Chamado 2001 FO32, o objeto chegará a cerca de 2 milhões de quilômetros do planeta.

O FO32 tem diâmetro estimado entre 767 metros e 1,714 quilômetros, sendo maior que 97% dos objetos astronômicos deste tipo. Ele será o maior asteroide a passar próximo da Terra em 2021. O objeto viaja a uma velocidade de 34,4 quilômetros por segundo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Apesar do tamanho, o asteroide não será visível a olho nu: é necessário um telescópio com pelo menos 8" de diâmetro para enxergá-lo no céu. Para os brasileiros, outra dificuldade de visualização deve ser o horário. O FO32 deve se aproximar do planeta às 13h3min, no horário de Brasília, do dia 21 de março.

Asteroide que passará pela Terra em março não tem perigo de cair no planeta

Não há riscos de colisão do 2001 FO32 com a Terra. Apesar da Agência Espacial Norte-Americana (NASA) classificá-lo como "potencialmente perigoso", a distância de 2 milhões de quilômetros não deixa chances para o asteroide cair no planeta. Esta classificação é adotada para qualquer objeto com diâmetro maior que 140 metros e que chegue a menos de 7,5 milhões de quilômetros de nós.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

asteroide astronomia asteroide terra asteroide próximo da terra asteroide colisão terra 2001 fo32

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar