Youtuber modifica iPod de 2004 para reproduzir músicas do Spotify; veja vídeo

Produto lançado há quase 17 anos teve componentes internos alterados para poder acessar serviço de streaming; tocador de músicas ganhou conexões WiFi e Bluetooth, mas perdeu suporte a fones de ouvido com fios

Um youtuber de resolveu atualizar um dispositivo icônico dos anos 2000. O usuário, chamado Guy Dupont, modificou um iPod de quarta geração para reproduzir músicas do serviço de streaming Spotify. O aparelho foi lançado em 2004, e não tem originalmente nenhum tipo de conexão com a internet.

A criação, chamada sPot, envolveu a mudança de diversos componentes. A placa mãe e o HD foram removidos e substituídos por um Raspberry Pi, espécie de computador ultraportátil usado em projetos de eletrônica, que tem suporte a Bluetooth e Wifi.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A tela também foi trocada: o display original, em preto e branco, deu lugar a um colorido - a interface tem fundo preto e destaques em verde, combinando com as cores do serviço de streaming. A bateria, por fim recebeu uma melhora, com quase o dobro de capacidade da original.

A entrada do carregador, que originalmente usava a interface Dock de aparelhos da Apple mais antigos, foi trocada por uma Micro USB, muito comum em celulares. Completando o pacote, foi adicionado um motor de vibração que é acionado ao executar ações no dispositivo.

Para conseguir realizar as modificações houve algumas dificuldades: o plug para fones de ouvido com fio, de 3,5mm, precisou ser removido. Com a conexão Bluetooth, porém, é possível usar fones ou caixas de som sem fios.

Outra questão é que o sistema usado no Raspberry Pi é diferente do criado pela Apple para os iPods. Dupont teve que programar do zero uma interface similar, e adicionar suporte à clickwheel, a famosa "rodinha" usada para navegar em iPods sem tela sensível ao toque. Por fim, foi instalado no aparelho o aplicativo Raspotify, específico para o Raspberry Pi, que permite acessar o serviço de músicas.

O valor total do projeto foi de 100 dólares, cerca de R$ 540 em conversão direta. Os projetos da parte física e dos programas criados por Dupont foram disponibilizados publicamente.

Veja o vídeo do iPod modificado para reproduzir músicas do Spotify

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ipod spotify ipod modificado ipod spotify ipod modificado spotify ipod raspberry pi

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar