Participamos do

35 anos do Windows: Relembre as versões do sistema operacional mais usado no mundo

De lá para cá, foram inúmeras atualizações, novas interfaces e novidades interativas com o computador
08:39 | Nov. 20, 2020
Autor Beatriz Belchior
Foto do autor
Beatriz Belchior Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Amado por uns e odiado por outros, o Windows completa 35 anos desde o lançamento da primeira versão do sistema operacional da Microsoft, em 20 de novembro de 1985. De lá para cá, foram inúmeras atualizações, novas interfaces e novidades interativas com o computador.

A trajetória desde o 1.0 até o atual 10 é marcada por erros e acertos. E embora nem todas as inovações tenham sido bem aceitas pelo público, o Windows continua sendo o sistema operacional para computadores pessoais mais usado no mundo, o número um entre os três principais – seguido pelo Mac (sistema da Apple) e o Linux.

O professor universitário de Tecnologia e entusiasta do assunto – como se intitula – Izaquiel Norões, aposta que a lembrança sonora do Windows para a maioria das pessoas é a do XP, já para ele “o som do Windows 95 foi marcante”. Além disso, segundo o professor, essa versão foi uma das mais importantes por conta do uso e a facilidade de acesso à internet, acompanhando a chegada da tecnologia comercial aqui no Brasil, que também aconteceu em 1995. “O Windows 95 incorporou funcionalidades ao sistema tornando-o mais robusto e com mais elementos”, observa Izaquiel.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O sistema operacional Windows Microsoft foi criado com a proposta de aproximar os usuários dos computadores, apresentando as chamadas “janelas Windows”, recurso com a finalidade de facilitar o uso de programas. Essa funcionalidade chegou com uma proposta bem mais simples em comparação com o que havia antes, o MS-DOS e seus comandos. “Não tenha dúvida que usar CTR+C -- CTRL + V ou arrastar de uma janela para outra, é bem mais amigável do que COPY C:UsuárioFulanoDesktopFoto01.jpg C:UsuárioFulanoDocumentosFotos - para copiar uma simples foto do seu desktop para uma pasta de fotos”, destaca o professor, sobre a importância do sistema.

Quanto às críticas ao Windows, o professor explica que existe um mito em volta das transformações do sistema. "É um bom, um ruim, um bom, um ruim... e por aí vai. Quem está antenado na tecnologia conhece a teoria”, diz ele. Observando a linha do tempo de lançamentos do Windows, alguns usuários argumentam que as versões vêm sempre com alternância de qualidade. Segundo ele, a teoria em questão teve início com o Windows 3.1, considerado bom, assim como o 95, 2000, XP, 7 e o 10. Sendo o XP o “queridinho” até hoje, como aponta Izaquiel. As demais atualizações que foram sendo intercaladas a essas, não fizeram tanto sucesso no meio tecnológico.

Izaquiel conta que não chegou a usar o primeiro Windows a circular, mas lembra que foi a partir do 1.0 com versões primitivas que as pessoas tiveram acesso a programas que hoje são conhecidos por todos – por exemplo, o Paint, o Bloco de Notas e a Calculadora. “Não usei o 1.0 mas já emulei. Do 3 para frente já usei e muito”.

Relembre ou Conheça as versões desde o primeiro Windows até o atual:

Interface do Windows 1.0
Interface do Windows 1.0 (Foto: Reprodução/Windows )

Windows 1.0:
O primeiro Windows chegou para o público em 20 de novembro de 1985. O sistema trouxe para os usuários a interface gráfica e o mouse como sua grande inovação. Além de permitir que os usuários não tivessem mais que digitar os comandos do MS-DOS. Em comparação com os softwares atuais, o 1.0 tinha poucas opções de ferramentas, incluindo o Paint, o Bloco de Notas e a Calculadora.

 

Interface do Windows 2.0
Interface do Windows 2.0 (Foto: Reprodução/Windows )

Windows 2.0:
Este melhorou o suporte para a placa gráfica, possibilitando a sobreposição de janelas e o uso de atalhos através do teclado. Outra novidade da segunda versão foi a introdução do Painel de Controle, sistema que reúne todas as informações de configuração do computador, que está presente até hoje.

 

Interface do Windows 3.0
Interface do Windows 3.0 (Foto: Reprodução/Windows )

Windows 3.x:
: Em sua terceira versão apresentada em 1990, o Windows suportava gráficos com 16 cores e ganhou recursos para gerenciamento de programas, arquivos e impressoras. Além disso, o Windows 3 foi o primeiro que exigiu um disco rígido ao invés de disquetes para ser instalado. Dois anos depois de seu lançamento, o 3 ganhou uma atualização e passou a ser chamado de Windows 3.1. Com a junção do 3 com o 3.1, o Windows passou a ser o sistema operacional mais usado no mundo.

 

Interface do Windows 95
Interface do Windows 95 (Foto: Reprodução/Windows )

Windows 95:
Como o nome indica, Windows 95 foi criado em 1995 e trouxe suporte integrado à Internet, com discagem de rede e a primeira versão do navegador Internet Explorer. Uma das principais marcas do sistema: o Menu Iniciar e o revolucionário sistema "Plug and Play", para reconhecimento e instalação de periféricos serem feitos automaticamente.

 

Interface do Windows 98
Interface do Windows 98 (Foto: Reprodução/Windows )

Windows 98:
O Windows 98 foi lançado em 1999 e facilitou a busca por informações no computador. Outros melhoramentos incluíram a abertura e o fechamento de programas rapidamente, suporte para leitura de DVDs. Foi ele também o principal responsável pela popularização das conexões USB, que a partir dali se tornou padrão no mercado.

 

Interface do Windows 2000
Interface do Windows 2000 (Foto: Reprodução/Windows )

Windows 2000:
Lançado em fevereiro do ano 2000 e entre seus principais recursos estavam a simplificação da instalação de hardware com a ampliação do plug-and-play lançado no Windows 95, o suporte a redes avançadas e produtos sem fio e dispositivos USB. Devido à estabilidade da versão, o 2000 se tornou base para o desenvolvimento do Windows XP.

 

Interface do Windows ME
Interface do Windows ME (Foto: Reprodução/Windows )

Windows ME:
O Windows Millennium Edition, foi criado poucos meses após o lançamento do 2000, para o uso doméstico e tinha o objetivo de trazer melhorias para a reprodução de mídia e a criação de redes domésticas. Porém, recebeu duras críticas por problemas de instalação e funcionalidade, chegando a ser considerado um dos piores produtos de tecnologia de todos os tempos.

 

Interface do Windows XP
Interface do Windows XP (Foto: Reprodução/Windows )

Windows XP:
Esta versão foi a mais duradoura e popular de todas as outras. Lançado em 2001, o XP uniu os sistemas empresariais e pessoais. Além disso, o sistema trouxe a gravação de CD embutida e o auto play de discos. Tirado de circulação há pouco tempo pela Microsoft, o XP ainda é um sucesso até hoje e muitos usuários se recusam a abandoná-lo.

 

Interface do Windows Vista
Interface do Windows Vista (Foto: Reprodução/Windows )

Windows Vista:
O Windows Vista chegou no mercado em 2007 e trouxe melhoramentos no Windows Media Player devido ao aumento do número de usuários que usam seus computadores como centrais de mídia digitais. Porém, a versão apresentou falhas que minaram seu sucesso.

 

Interface do Windows 7
Interface do Windows 7 (Foto: Reprodução/Windows )

Windows 7:
Assim como o XP, esse lançamento feito em 2009 também teve bastante sucesso. O Windows 7 aproveitou o que havia de bom no Vista e melhorou o sistema para torná-lo mais compatível. As melhorias resultaram em velocidade e estabilidade sem precedentes.

 

Interface do Windows 8
Interface do Windows 8 (Foto: Reprodução/Windows )

Windows 8:
Lançada em 2012, essa atualização trouxe a mudança mais drástica apresentada pela Microsoft com relação a interface. Porém, a nova organização em blocos coloridos não foi bem aceita. Um ano depois, a Microsoft atualizou a versão para Windows 8.1, devolvendo o botão Iniciar.

 

Interface do Windows 10
Interface do Windows 10 (Foto: Reprodução/Windows )

Windows 10:
Esta é a versão do sistema operacional em uso atualmente, O Windows 10, aposta nos blocos dinâmicos que não foram bem projetados no 8, porém em um novo formato, solucionando o principal erro do 8.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar