Participamos do

TIM cria "teclado consciente" que avisa sobre uso de termos preconceituosos

Gratuito, o aplicativo alerta usuários sobre o uso de palavras que carregam preconceito, explica a origem dos termos e também propõe substituições.
13:42 | Nov. 18, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A empresa de telefonia TIM lançará um aplicativo que alerta usuários sobre o uso de palavras preconceituosas. O Teclado Consciente TIM é gratuito e alerta os usuários sobre o uso de palavras que carregam preconceito, explica a origem dos termos e também propõe substituições.

Para usar o teclado, não precisa ser cliente da operadora: basta baixar o aplicativo, que em breve estará disponível gratuitamente para os sistemas iOS e Android. A ferramenta fica visível no momento em que o usuário digita o texto em redes sociais ou em outros aplicativos, destacando o termo preconceituoso. Ao clicar em cima da palavra, o aplicativo explica o motivo da expressão ser considerada inadequada e oferece opções para a substituição.

Para divulgar a novidade, uma campanha contará com 12 influenciadores negros de diversos segmentos, como a pesquisadora Winnie Bueno; Gleici Damasceno, campeã do BBB18; e IZA, embaixadora da empresa. Outros nomes como o humorista Yuri Marçal; Murilo  Araujo, do canal Muro Pequeno; e a cantora Lellê também farão parte do assunto.

O lançamento do Teclado Consciente TIM está conectado ao programa de diversidade e inclusão da TIM. A operadora lançou, há três meses, seus grupos de afinidade – incluindo um com o tema racial – com 500 colaboradores para apoiar a companhia na evolução para um ambiente corporativo mais inclusivo.

Também está fazendo parte do Programa de Estágio da empresa uma iniciativa que visa preencher 50% das 300 vagas com pessoas negras. As inscrições estão abertas no site até o dia 30/11, para estudantes com previsão de formatura a partir de junho de 2022.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Não há restrições relacionadas às instituições de ensino e cursos de graduação e o conhecimento de idiomas foi flexibilizado. A empresa oferecerá, inclusive, um curso básico online de inglês para todas as pessoas inscritas no processo seletivo, mesmo que não sejam aprovados na fase final.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar