Participamos do

De olho em rival, Instagram muda aplicativo e destaca Reels

A rede social vê ameaças no crescimento do TikTok. Mudanças visam focar no Reels e no Shop, promovendo mais acesso ao poderio comercial e de entretenimento da plataforma.

A rede social Instagram anunciou na última quinta, 12, mudanças importantes em seu aplicativo, com duas novas seções. Em vez de uma área para ver curtidas e postar fotos, o aplicativo da empresa agora vai destacar o recurso de vídeos curtos Reels, inspirado diretamente no concorrente chinês TikTok, e a área de loja, para compras.

Hoje com mais de 1 bilhão de usuários, o Instagram - que pertence ao Facebook, de Mark Zuckerberg - vê seu poderio nas redes sociais ser ameaçado pelo TikTok, especialmente entre os usuários mais jovens. Criado pela chinesa Bytedance, o TikTok tem furado o domínio dos apps do Facebook na lista de mais baixados nos últimos trimestres e chegou recentemente a 800 milhões de usuários.

A mudança do app sinaliza duas apostas do Instagram. De um lado, promover mais acessos aos Reels. Do outro, aumentar o poder comercial da plataforma, transformando-a em um shopping virtual.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em nota oficial, porém, o presidente executivo do Instagram, Adam Mosseri, justificou as mudanças como novidades de comportamento. "Este ano, vimos uma explosão no consumo de vídeos curtos e na forma como as pessoas buscam conhecer produtos no Instagram." À emissora CNBC, ele revelou que o Instagram já traça planos para inserir anúncios dentro do serviço Reels, mas não quando isso ocorrerá.

Os botões que perderam espaço na barra fixa, porém, continuarão acessíveis na página, ao lado das mensagens privadas, no canto superior direito da tela.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar