Participamos do

WhatsApp avisará aos usuários quando uma conversa não estiver criptografada

O aplicativo terá notificações diferentes de acordo com serviço usado por cada empresa
23:52 | Out. 23, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A plataforma Business do WhatsApp, direcionada para o meio comercial e corporativo, segue ganhando novas funcionalidades. Dessa vez, a novidade é que o aplicativo vai passar a avisar os usuários caso alguma mensagem não esteja completamente protegida pela criptografia. Quem confirmou essa informação foi Matt Idema, diretor de operações da empresa, durante entrevista citada pela Reuters.

De acordo com o executivo, ao conversar com uma empresa que esteja utilizando os serviços do aplicativo, ou seja, que possivelmente faça o armazenamento de mensagens em outras plataformas, o usuário final do Business receberá uma notificação alertando que proteção criptográfica pode não estar disponível.

Dentro do sistema padronizado do WhatsApp, toda mensagem trocada por usuários dentro do aplicativo é protegida pela criptografia. Porém, diversas ferramentas profissionais foram desenvolvidas para intermediar o gerenciamento de um perfil corporativo. Assim, empresas que adotam essa sistemática, colocando um “terceiro” entre o canal de comunicação, acabam comprometendo essa estrutura protetiva.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Como vai funcionar? 

Em busca de oferecer mais transparência, o aplicativo irá alertar no início da conversa caso um perfil utilize serviços de terceiros, assim não podendo garantir a segurança criptográfica. Mas caso a empresa envie mensagens por meio do aplicativo ou administrar a API, uma notificação indicará que ninguém fora da conversa, nem mesmo o WhatsApp, tem acesso às informações, como é o exemplo do Facebook, que disponibilizou uma página exclusivamente para isso. 

Segundo o WhatsApp, todas as mensagens trocadas dentro do seu sistema, seja por texto, voz ou vídeo, seguirão o mesmo protocolo de criptografia. Isso vai seguir acontecendo automaticamente, não vai haver a necessidade do usuário configurar algo. A diferença que a empresa quer deixar clara é que enviar uma mensagem para um contato corporativo não equivale a enviar uma mensagem para um contato próximo.

O que é criptografia? 

A criptografia é um sistema de proteção baseado na codificação e é utilizado na maioria dos aplicativos que prestam serviços com armazenamento de dados, principalmente mensagens, como WhatsApp, Gmail, Telegram e Facebook Messenger. Quando há criptografia de ponta a ponta, significa que, por exemplo, torpedos enviados em bate-papos privados serão embaralhados e entrarão em uma nuvem de códigos, assim apenas o remetente e destinatário terão acesso a eles. Ou seja, o sistema criptográfico é uma ferramenta essencial para a preservação da privacidade dos usuários.

LEIA TAMBÉM | WhatsApp Web terá chamadas de voz e de vídeos em breve

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar