PUBLICIDADE
Tecnologia
NOTÍCIA

IOS 14: Veja dicas para personalizar a experiência no novo sistema operacional

Conjuntos inteligentes de widgets, ícones de aplicativos personalizados e ocultação de páginas de navegação são algumas das novas funções que prometem melhorar a navegação

13:34 | 28/09/2020
O novo sistema foi lançado no dia 16 deste mês. (Foto: Divulgação/Apple)
O novo sistema foi lançado no dia 16 deste mês. (Foto: Divulgação/Apple)

O lançamento da versão do IOS 14, sistema operacional usado pela Apple, é digno da qualificação de ter “quebrado a internet”. As novas funções de personalização, como a possibilidade de alterar ícones, geraram uma enxurrada de memes nas redes sociais. As mudanças, disponíveis ainda por meio de widgets, deram uma vida nova para os usuários da Maçã, tanto por meio de ferramentas nativas como aplicativos de terceiros.

Leia também| iOS 14: saiba como ocultar aplicativos no novo sistema do iPhone

O POVO preparou uma série de dicas para você mudar a aparência do celular, melhorar a navegação e até mesmo se organizar melhor para usar o aparelho móvel.

1. Use a biblioteca de aplicativos

Por meio dessa ferramenta, o sistema organiza os aplicativos em categorias de forma automática. É possível ter apps instalados recentemente em uma mesma pasta, assim como as redes sociais em outra. Produtividade, entretenimento e utilitários são algumas das categorias que o sistema também cria automaticamente. Para usar a função, navegue até a última página de aplicativos e arraste a tela para o lado.

2. Personalize os ícones de aplicativos

Para ter ícones personalizados, o usuário precisa criar uma nova imagem e nome para o aplicativo no app Atalhos. É possível escolher qualquer foto da galeria para aparecer no ícone, incluindo memes, desenhos ou fotos pessoais. Após o processo, o aplicativo padrão deve ser mantido no sistema, mas ele pode ser ocultado.

A mudança nos ícones, porém, pode acabar deixando o aparelho mais lento, conforme explicou o site How to Geek. Isso acontece porque é acrescentada uma etapa a mais para usar o aplicativo: antes de entrar na interface do aplicativo em si, o sistema precisa passar pelo aplicativo Atalhos. Uma atualização pode ser liberada em breve pela Apple para corrigir o erro.

3. Use conjuntos inteligentes

Gostou dos novos widgets, mas acha que eles ocupam muito espaço na tela? A função, já conhecida dos usuários de Android, pode ser agrupada em uma mesma “janela”. É possível rolar o espaço designado para o conjunto e ver os diferentes widgets selecionados. Além de montar da forma que desejar, o usuário pode ainda usar conjuntos pré-determinados pelo IOS.

4. Personalize widgets

Alguns aplicativos de terceiros permitem personalizar gratuitamente os widgets do sistema, como o Widgetsmith. Tamanhos, cores e planos de fundo podem ser alterados para formas que o sistema não permite de forma nativa. Ideal para os usuários que desejam sair do padrão e ter um design único.

5. Oculte páginas de aplicativos

Para ganhar tempo, agora é possível ocultar páginas inteiras de aplicativos. É importante lembrar que isso não faz com que os programas sejam deletados do telefone, mas apenas deixem de aparecer na tela de ínicio. A função permite que o uso do aparelho fique mais dinâmico, com menos telas, e não seja necessário ocultar aplicativos ou pastas individualmente.