Participamos do

Google comemora 22 anos com "festa virtual" em doodle; confira curiosidades da empresa

Doodle comemorativo está disponível na página inicial do buscador, o mais famoso da internet. Ele foi criado em 1998 através de uma parceria entre Larry Page e Sergey Brin, na Universidade de Stanford.
16:04 | Set. 27, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Google completou mais um ano de vida neste domingo, 27. Aos 22 anos, o buscador comemorou a data de sua fundação através de um doodle - uma animação virtual na página principal do site. A pandemia também afetou a festinha: diferentemente de outras animações onde as letras que formam "Google" comemoravam juntas, em 2020, tudo aconteceu através de uma uma festinha virtual e com o tradicional bolo de aniversário.

O buscador é o mais famoso da internet e foi criado em 1998 através de uma parceria entre Larry Page e Sergey Brin, na Universidade de Stanford. Alunos de pós-graduação, a dupla decidiu melhorar a maneira como as pessoas interagiam com a riqueza de informações na internet. "Em 1998, o Google nasceu e o resto é história", cita o site ao apresentar seu 20º doodle de aniversário.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Confira algumas curiosidades sobre a empresa Google:

1. A primeira publicação da empresa no Twitter foi em 25 de fevereiro de 2009. O texto trazia a frase "I'm feeling lucky" ("Estou com sorte"), com as duas últimas palavras escritas em binários.

2. A empresa mantém um plano de sustentabilidade envolvendo bodes: para manter o gramado da sede sempre aparado em Mountain View, na Califórnia, cerca de 200 bodes são soltos no complexo para realizar a atividade.

3. A empresa tinha como lema principal em sua conduta de trabalho a frase "não seja mau". Entretanto, após problemas envolvendo trabalhadores, o código foi substituido por "faça a coisa certa".

4. O nome "Google" veio de um erro: A palavra “googol” se refere ao número 1 seguido de 100 zeros. Durante a criação, os criadores quiseram fazer uma referência ao termo, mas erraram na hora de escrever. Ao observarem que o domínio "google.com" estava disponível, resolveram assim nomear o buscador.

5. Os estagiários da empresa são chamados de "nooglers".

6. A Google Inc. começou na garagem de uma amiga da dupla: Susan Wojcicki. Hoje, ela é a CEO do YouTube - o segundo maior buscador da internet que também pertence a empresa.

7. Os donos adoram lego. O primeiro computador que reunia os armazenamentos do buscador era montado com peças do brinquedo.

8. A dupla criadora também mantém uma filosofia envolvendo comida: segundo eles, nenhum funcionário ou colaborador deve ficar distante a menos de 60m de alguma máquina de comida. Os escritórios da empresa contam com cozinhas gourmet e outras ferramentas, como máquinas de café.

9. A empresa mantém o controle de outros aplicativos: Chrome, Gmail e até o Waze são do Google.

10. Os engenheiros responsáveis pelo buscador adoram colocar brincadeirinhas no site. "do a barrel roll", "askew" são alguns dos termos que alteram a tela, fazendo-a girar ou ficar torta. Também é possível jogar Pac Man no site, apenas digitando "pac man doodle".

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar