PUBLICIDADE
Tecnologia
NOTÍCIA

Samsung anuncia nova linha de ar-condicionado "sem vento", com inteligência artificial e controle por app

Aparelhos "sem vento" têm versões que podem ser controladas pelo celular. Para todos os modelos de ar-condicionado, há novidades em termos de eficiência e sustentabilidade

Bemfica de Oliva
17:58 | 22/09/2020
Aparelhos da linda WindFree têm milhares de microfuros na carcaça para resfriar ambientes sem gerar vento (Foto: Divulgação/Samsung)
Aparelhos da linda WindFree têm milhares de microfuros na carcaça para resfriar ambientes sem gerar vento (Foto: Divulgação/Samsung)

A Samsung anunciou na tarde desta terça-feira, 22, a sua nova linha de ar-condicionado para 2020. Há equipamentos com funções de inteligência artificial, controle por aplicativos e novas tecnologias de filtragem. Há opções para o público residencial e corporativo. O lançamento foi feito em evento transmitido pela internet para veículos de imprensa.

Os aparelhos da linha WindFree têm como principal destaque a refrigeração "sem vento". A tecnologia permite reduzir a temperatura dos ambientes sem criar correntes de ar frio.

O resfriamento funciona, inicialmente, similar a um ar-condicionado tradicional: o vento frio sai por uma fresta, controlada por uma aleta. Quando o cômodo atinge a temperatura determinada no painel, a aleta é fechada, e o ar passa a circular de maneira suave através de milhares de microfuros na própria carcaça do aparelho.

No modelo WindFree Plus, é possível controlar o equipamento através do aplicativo SmartThings, da Samsung, que também tem funções para outros equipamentos de casa conectada, como smart TVs, refrigeradores, entre outros. Ele possui ainda sistema de inteligência artificial para otimizar o processo de rastreamento. Para aparelhos da linha que não possuem WiFi integrado é possível comprar separadamente um módulo de conexão, que pode controlar cinco equipamentos separadamente.

Os produtos para o público corporativo incluem novidades nas unidades evaporadoras (que ficam visíveis no ambiente, de onde sai o "vento frio") e condensadoras (as caixas que ficam na parte externa dos edifícios). No primeiro grupo, modelos com a tecnologia WindFree em formatos quadrado (quatro vias) e circular ("360°") são os diferenciais, enquanto no segundo mudanças na engenharia dos produtos permitem equipamentos mais compactos para melhor aproveitamento de espaço.

Para todos os modelos, há novidades em termos de eficiência e sustentabilidade. A velocidade de resfriamento, segundo a empresa, é até 43% maior que em modelos convencionais, e o consumo energético é reduzido entre 55% e 72%, dependendo do modo de operação. Há ainda o filtro "Full HD", que promete reter mais de 80% da poeira do ambiente e eliminar 99,9% dos vírus com a tecnologia Virus Doctor. O ruído do equipamento no modo WindFree é de apenas 16 decibéis, comparável a uma biblioteca, contribuindo para o sono e também em ambientes de trabalho.

Os novos ar condicionados da Samsung têm preços sugeridos a partir de R$ 2.899 para o modelo residencial. Todos os equipamentos possuem 10 anos de garantia.