Participamos do

Google lança versão 11 do Android: veja as novas funções do sistema

Atualização traz novidades em segurança, comunicação e controle de dispositivos inteligentes; veja vídeo

A Google anunciou nessa terça-feira, 8, o lançamento da versão estável do Android 11, atualização mais recente da plataforma. Após meses de testes, o upgrade pode finalmente ser baixado por usuários de alguns aparelhos, com outros modelos devendo receber a novidade nas próximas semanas e meses. Veja abaixo algumas das novas funções do sistema.

Comunicação no Android 11

Bolhas: usuários do Facebook Messenger certamente já viram a opção de manter um ícone flutuante para acessar as conversas enquanto se usa outros aplicativos. A partir do Android 11, essa função será nativa do sistema e suportará várias plataformas de mensagem.

Notificações agrupadas: a seção de notificações do sistema agora tem uma classificação específica chamada "Conversas", que reúne todos os aplicativos de mensagem em um só local, separado das outras notificações.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ferramentas de sistema do Android 11

Controle de dispositivos inteligentes: o menu de desligamento do celular agora atua como um hub de controle para aparelhos de "casa conectada". Alto-falantes, fechaduras inteligentes, câmeras de segurança e outros dispositivos compatíveis podem ser controlados por atalhos nessa área.

Controles de mídia: com integração melhor à área de notificações, agora aplicativos de música e vídeo têm uma parte fixa no topo dessa seção, e é possível controlar a saída de som caso haja vários dispositivos, como fones de ouvido bluetooth ou alto falantes, conectados ao aparelho.

Gravação de tela: Agora também é possível gravar a tela do celular, com a possibilidade de escolher se o vídeo deve captar o som do microfone, do sistema, ou ambos. Antes, era necessário baixar aplicativos específicos para esta função, que agora é nativa do Android.

Privacidade e permissões no Android 11

Duas novidades devem trazer mais segurança aos usuários do novo sistema. Com um sistema de permissões melhorado, agora é possível dar certas permissões a aplicativos apenas uma vez - ao fechar e reabrir o aplicativo, será necessário garantir novamente o uso daquela funcionalidade, caso se deseje.

Também foi implementado o "auto reset" de permissões. É comum que um usuário baixe um aplicativo para algum uso específico, e depois o deixe esquecido por meses. Mas as permissões de uso do aplicativo permaneciam concedidas, o que podia dar a aplicações pouco confiáveis acesso irrestrito aos arquivos do celular ou ao uso da câmera, por exemplo. Isso mudou: no Android 11, aplicativos que não sejam usados "por alguns meses" têm as permissões revogadas, e precisam pedi-las novamente ao usuário.

Outras novidades do Android 11

Há ainda funcionalidades novas de acessibilidade, atualizações de sistema e no Android Auto, ferramente de "computador de bordo" presente em alguns aparelhos. Veja abaixo o vídeo que detalha as principais novidades:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar