PUBLICIDADE
Tecnologia
NOTÍCIA

Google lança versão 11 do Android: veja as novas funções do sistema

Atualização traz novidades em segurança, comunicação e controle de dispositivos inteligentes; veja vídeo

Bemfica de Oliva
23:16 | 09/09/2020
Atualização traz novidades em mensagens, privacidade, acessibilidade e mais (Foto: Divulgação/Google)
Atualização traz novidades em mensagens, privacidade, acessibilidade e mais (Foto: Divulgação/Google)

A Google anunciou nessa terça-feira, 8, o lançamento da versão estável do Android 11, atualização mais recente da plataforma. Após meses de testes, o upgrade pode finalmente ser baixado por usuários de alguns aparelhos, com outros modelos devendo receber a novidade nas próximas semanas e meses. Veja abaixo algumas das novas funções do sistema.

Comunicação no Android 11

Bolhas: usuários do Facebook Messenger certamente já viram a opção de manter um ícone flutuante para acessar as conversas enquanto se usa outros aplicativos. A partir do Android 11, essa função será nativa do sistema e suportará várias plataformas de mensagem.

Notificações agrupadas: a seção de notificações do sistema agora tem uma classificação específica chamada "Conversas", que reúne todos os aplicativos de mensagem em um só local, separado das outras notificações.

Ferramentas de sistema do Android 11

Controle de dispositivos inteligentes: o menu de desligamento do celular agora atua como um hub de controle para aparelhos de "casa conectada". Alto-falantes, fechaduras inteligentes, câmeras de segurança e outros dispositivos compatíveis podem ser controlados por atalhos nessa área.

Controles de mídia: com integração melhor à área de notificações, agora aplicativos de música e vídeo têm uma parte fixa no topo dessa seção, e é possível controlar a saída de som caso haja vários dispositivos, como fones de ouvido bluetooth ou alto falantes, conectados ao aparelho.

Gravação de tela: Agora também é possível gravar a tela do celular, com a possibilidade de escolher se o vídeo deve captar o som do microfone, do sistema, ou ambos. Antes, era necessário baixar aplicativos específicos para esta função, que agora é nativa do Android.

Privacidade e permissões no Android 11

Duas novidades devem trazer mais segurança aos usuários do novo sistema. Com um sistema de permissões melhorado, agora é possível dar certas permissões a aplicativos apenas uma vez - ao fechar e reabrir o aplicativo, será necessário garantir novamente o uso daquela funcionalidade, caso se deseje.

Também foi implementado o "auto reset" de permissões. É comum que um usuário baixe um aplicativo para algum uso específico, e depois o deixe esquecido por meses. Mas as permissões de uso do aplicativo permaneciam concedidas, o que podia dar a aplicações pouco confiáveis acesso irrestrito aos arquivos do celular ou ao uso da câmera, por exemplo. Isso mudou: no Android 11, aplicativos que não sejam usados "por alguns meses" têm as permissões revogadas, e precisam pedi-las novamente ao usuário.

Outras novidades do Android 11

Há ainda funcionalidades novas de acessibilidade, atualizações de sistema e no Android Auto, ferramente de "computador de bordo" presente em alguns aparelhos. Veja abaixo o vídeo que detalha as principais novidades: