Participamos do

Youtube irá desativar recurso de legendas feitas por colaboração no dia 28 de setembro

Segundo o Youtube, recurso raramente é usado. Comunidade pondera que medida irá afetar acessibilidade e visualizações dos vídeos

A plataforma de vídeos Youtube anunciou que irá remover de seus recursos para os produtores de conteúdo para a plataforma a ferramenta de criação de legendas por colaboração da comunidade de inscritos dos canais. Segundo o site, o recurso é raramente usado, representando apenas 0,001% dos vídeos legendados encontrados na plataforma.

O anúncio foi feito por uma porta-voz do próprio Youtube no fórum de suporte para produtores de conteúdo. Na repercussão do anúncio, diversos youtubers comentaram que a desabilitação do recurso geraria uma perda na acessibilidade dos vídeos e talvez gerasse um engajamento menor nas publicações.

O site, porém, ponderou que: “Embora esperássemos que as contribuições da comunidade fossem uma fonte de traduções de qualidade, elas raramente são usadas”. O YouTube destacou ainda que os espectadores dos vídeos legendados com a ferramenta, bem como os autores dos conteúdos relatam rotineiramente o uso das legendas para cometer “abusos” e propagar spam.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A ferramenta permitia que os seguidores dos canais enviassem sugestões de tradução para legendas dos vídeos. Os envios eram revisados antes de serem publicados, mas os relatos de mal funcionamento persistiram. Breno Andrade, youtuber de 24 anos, produz conteúdos sobre o universo gamer desde janeiro de 2019 e relata que o recurso dependia diretamente do número de inscritos nos canais.

“Não é normal ver canal de 1 a 5 milhões de inscritos com conteúdo traduzido e que tenha uma constância”, explicou. Ele mencionou ainda que os canais com maior número de inscritos acabam utilizando outras ferramentas de tradução e criação de legendas. “Eu deixo o recurso ativo, mas ninguém nunca o utilizou”, destacou cearense criador do canal “BrenoZ”.

Dentre as alternativas elencadas pelo Youtube, estão a utilização de legendas automáticas, geradas pela própria plataforma e a contratação de serviços terceirizados para fazer o serviço. O Youtube montou uma lista de parceiros que irão disponibilizar o serviço em preços promocionais para criadores frequentes de conteúdo para plataforma. As sugestões que já foram feitas deverão ser aprovadas pelo donos dos vídeos até dia 28 deste mês ou serão excluídas automaticamente. 

Além disso, o site cobrirá o custo de uma assinatura de 6 meses do Amara (serviço de tradução e criação de legendas) para todos os criadores que usaram o recurso de contribuição da comunidade em pelo menos 3 vídeos nos últimos 60 dias. Os beneficiados serão notificados em seus próprios canais.

Breno, que divide seu tempo entre a produção de conteúdo para o Youtube e os estudos da graduação de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, afirma que as alternativas não são acessíveis para todos os criadores de conteúdo. Ele destaca que começou a gravar vídeos sobre games como uma forma de criar um acervo de memória sobre seus gostos, mas que o canal acabou crescendo e ele passou a investir em aprimoramentos na sua produção. Breno destaca ainda que os recursos de tradução gratuito da plataforma ainda não conseguem abarcar seus vídeos.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar