Participamos do

Nasa divulga vídeo time-lapse após capturar fotos do sol por uma década

Com cerca de uma hora de duração, o vídeo reúne 425 milhões de imagens em alta resolução da estrela e acumula 20 milhões de gigabytes de dados da Nasa
10:18 | Jun. 29, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O mês de junho marca o aniversário de dez anos do Observatório da Dinâmica Solar (SDO), da agência especial americana Nasa. Para comemorar o evento, a instituição liberou um time-lapse (técnica de fotografia em rápido movimento) das capturas do Sol ao longo de uma década.

Com cerca de uma hora de duração, o vídeo reúne 425 milhões de imagens em alta resolução da estrela e acumula 20 milhões de gigabytes de dados. A sonda captura uma imagem do sol a cada 0,75 segundo. A Atmospheric Imaging Assembly (AIA, ou montagem atmosférica de imagens) capta imagens a cada 12 segundos em dez comprimentos de onda de luz.

No entanto, o vídeo reúne apenas uma das frequências, no qual é possível observar a "coroa" do Sol. O vídeo traz, além do aumento e da queda da atividade solar, erupções e eclipses que aconteceram na atmosfera solar.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A agência publicou uma versão resumida do vídeo no seu Twitter, mas o vídeo completo com mais de uma hora de duração está disponível no Youtube.

 

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar