PUBLICIDADE
Tecnologia
NOTÍCIA

STF julga nesta semana se WhatsApp pode ser suspenso por decisão judicial

A ação se dá em torno da possibilidade de utilizar as mensagens trocadas nos aplicativos em investigações judiciais

19:30 | 17/05/2020
STF julga se WhatsApp pode ser bloqueado judicialmente
STF julga se WhatsApp pode ser bloqueado judicialmente (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Supremo Tribunal Federal (STF) julgará, nesta próxima quarta-feira, 20, a legalidade do bloqueio judicial do WhatsApp e Telegram no Brasil. A discussão se dá em torno da possibilidade de utilizar as mensagens trocadas nos aplicativos em investigações judiciais. A relatora do processo é ministra Rosa Weber.

Em 2016, um juiz de Sergipe determinou o bloqueio do WhatsApp 72 horas. No entanto, a decisão caiu 24 horas depois. O ato de suspender a rede ocorreu após o aplicativo recusar compartilhar mensagens entre usuários investigados por tráfico de drogas pela Polícia Federal de Lagarto, município sergipano.

Um dos maiores questionamentos é se o bloqueio das redes viola as normas do Marco Civil da Internet e a Constituição Federal. Nestes aplicativos de mensagens, as conversas são criptografadas por medida de segurança, para proteger a liberdade de expressão e comunicação dos usuários.

Conforme o portal Tecmundo, a legalidade do bloqueio é questionada em ações movidas por entidades não governamentais e partidos políticos, como Partido Popular Socialista (PPS) e o Partido Republicano (PR).