Participamos do

STF julga nesta semana se WhatsApp pode ser suspenso por decisão judicial

A ação se dá em torno da possibilidade de utilizar as mensagens trocadas nos aplicativos em investigações judiciais
19:30 | Mai. 17, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Supremo Tribunal Federal (STF) julgará, nesta próxima quarta-feira, 20, a legalidade do bloqueio judicial do WhatsApp e Telegram no Brasil. A discussão se dá em torno da possibilidade de utilizar as mensagens trocadas nos aplicativos em investigações judiciais. A relatora do processo é ministra Rosa Weber.

Em 2016, um juiz de Sergipe determinou o bloqueio do WhatsApp 72 horas. No entanto, a decisão caiu 24 horas depois. O ato de suspender a rede ocorreu após o aplicativo recusar compartilhar mensagens entre usuários investigados por tráfico de drogas pela Polícia Federal de Lagarto, município sergipano.

Um dos maiores questionamentos é se o bloqueio das redes viola as normas do Marco Civil da Internet e a Constituição Federal. Nestes aplicativos de mensagens, as conversas são criptografadas por medida de segurança, para proteger a liberdade de expressão e comunicação dos usuários.

Conforme o portal Tecmundo, a legalidade do bloqueio é questionada em ações movidas por entidades não governamentais e partidos políticos, como Partido Popular Socialista (PPS) e o Partido Republicano (PR).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar