Participamos do

Globoplay é invadido por grupo OurMine, conhecidos como "hackers do bem"

Grupo OurMine é conhecido por acessar contas de empresas e famosos em redes sociais
01:12 | Mai. 17, 2020
Autor Bemfica de Oliva
Foto do autor
Bemfica de Oliva Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Usuários do serviço de streaming Globoplay, da Rede Globo, foram surpreendidos na noite deste sábado, 18, por uma notificação peculiar. A mensagem "Hacked by OurMine - Hackeado por OurMine" apareceu no celular de milhares de usuários, e o tema ganhou força nas redes sociais.

Além da notificação, usuários relataram não conseguir assistir vídeos pelo serviço. A seção "Agora na Globo", que apresenta online a programação da emissora de TV aberta, está acessível normalmente.

O grupo OurMine é famoso por ter invadido sites de grandes empresas, além de contas de empresas e famosos em redes sociais. Algumas das vítimas anteriores são o site de tecnologia TechCrunch, o portal de notícias BuzzFeed e contas em redes como Facebook, Twitter e Youtube.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A equipe se intitula como "white hat", os chamados "hackers do bem". Este tipo de invasor não rouba dados de clientes dos sites que mira, deixando apenas mensagens para divulgar que o ataque ocorreu. Em contraposição, os "hackers do mal" utilizam seus talentos para conseguir informações de usuários, que então são vendidas em fóruns ilegais e usadas para aplicação de golpes virtuais.

Em suas invasões, o OurMine oferece serviços para ampliar a segurança dos sites e aplicativos que ataca. No caso da Globoplay, havia um contato por e-mail com a mensagem "contate-nos para melhor segurança", em inglês, e o pedido para que os usuários usassem a hashtag "#GloboHack".

O GloboPlay se pronunciou em sua conta de Instagram, informando o ocorrido e garantindo que nenhuma informação de usuário foi comprometida e esclarecendo que a invasão se limitou ao sistema de envio de push notifications, responsável por uma empresa parceira.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar