PUBLICIDADE
Tecnologia
NOTÍCIA

Receita federal lança aplicativo que dá acesso a versões digitais de CPF e CNH; Saiba como utilizar

A ferramenta foi lançada nessa quinta-feira, 14, pela Receita Federal e já está disponível para Android e iPhone

16:02 | 15/05/2020
Receita Federal lança aplicativo para CPF
Receita Federal lança aplicativo para CPF (Foto: Divulgação)

As versões digitais dos documentos Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) podem ser acessadas agora por meio de um aplicativo. Desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o CPF Digital RFB foi lançado nessa quinta-feira, 14, pela Receita Federal e já está disponível para Android e iPhone, de acordo com informações do site de tecnologia Tecmundo.

Um dos objetivos do aplicativo, segundo matéria, é “integrar todos os outros documentos e serviços comuns à maioria das pessoas”, mas no momento permite apenas o acesso das versões digitais do CPF e da CNH. Além de exibir os documentos ao usuário, a ferramenta também funciona esclarecendo dúvidas, entre outras, sobre acesso a benefícios, por meio de um atendimento virtual interativo.

Saiba como utilizar

Devido a necessidade de identificação biométrica, é necessário que o usuário tenha a CNH para usar o aplicativo. Depois de instalado, a ferramenta pede para que seja inserido o número do CPF e a data de nascimento do usuário, pedindo em sequência para que os termos de uso sejam lidos e aceitos. Para finalizar o processo, é necessário apenas autenticar a biometria por meio de uma Selfie e criar uma senha de utilização do aplicativo.