PUBLICIDADE
Tecnologia
NOTÍCIA

Sistema de pagamentos via WhatsApp será lançado no Brasil em 2020

WhatsApp Payments é testado na Índia desde 2018 e tem mais de um milhão de usuários

Bemfica de Oliva
23:40 | 05/02/2020
Sistema poderá ser usado para transferir dinheiro entre usuários ou pagar por produtos e serviços via WhatsApp Business
Sistema poderá ser usado para transferir dinheiro entre usuários ou pagar por produtos e serviços via WhatsApp Business (Foto: Reprodução/Facebook)

O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, revelou que em breve o WhatsApp ganhará uma plataforma para transferência de dinheiro entre usuários dentro do próprio aplicativo. O anúncio foi feito durante a conferência com investidores, realizada na última quarta-feira, 29, para anunciar os resultados financeiros da empresa no terceiro trimestre de 2019.

O sistema está em fase de testes na Índia desde 2018, e já teve a adesão de mais de um milhão de pessoas no país. Segundo Zuckerberg, agora o objetivo é expandir a operação para locais onde o WhatsApp também tem alta popularidade. Ele citou, especificamente, México, Brasil e Indonésia.

O Facebook já possui um sistema interno de pagamentos, o Facebook Pay, que permite o envio de dinheiro em aplicativos como Messenger e Marketplace. O WhatsApp Payments, como será chamado internacionalmente, será parte desse sistema. A ideia, segundo a empresa, é que o usuário cadastre o cartão de crédito apenas uma vez para utilizar todos os serviços.

A ideia é que os usuários possam enviar dinheiro uns para os outros e também pagar por produtos e serviços para perfis de empresas que usam o WhatsApp Business, versão do aplicativo com funções adicionais para clientes corporativos.