PUBLICIDADE
Tecnologia
NOTÍCIA

Artista alemão usa Google Maps para criar engarrafamento falso

A ação fazia parte da obra "Google Maps Hacks", que buscava mostrar como os mapas virtuais são capazes de influenciar o mundo físico

Gabriela Almeida
23:08 | 03/02/2020
Artista alemão usou o Google Maps para criar um congestionamento falso
Artista alemão usou o Google Maps para criar um congestionamento falso (Foto: Reprodução/tecnoblog.net)

Um artista alemão usou o Google Maps para criar um congestionamento falso e mostrar como o aplicativo impacta no cotidiano das pessoas. Simon Weckert usou 99 celulares no trabalho que intitulou de "Google Maps Hacks", em português: “Hacks do Google Maps", para causar uma “confusão” no sistema de detecção de trânsito do aplicativo e comprovar como ele tem impacto no mundo.

O Google Maps utiliza dados do GPS para detectar possíveis congestionamentos, combinando a velocidade com que os usuários de uma área se locomovem e avaliando o tráfego ao vivo. Ao movimentar dezenas de celulares ao mesmo tempo pelas ruas de Berlim, todos eles desempenhando a mesma velocidade, Simon fez com que o aplicativo entendesse que havia um engarrafamento em uma das ruas por qual passou. No entanto, ela estava praticamente vazia.

A ação, provavelmente, fez com que motoristas que acompanhavam o aplicativo no momento desviassem o caminho e mudassem a rota, evitando o “congestionamento”. Esse impacto fazia parte dos objetivos do artista, que buscava mostrar o quanto mapas virtuais são capazes de influenciar o “mundo físico”. As informações são do site tecnoblog.