Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Anatel homologa celulares da Samsung e da Motorola que ainda não foram anunciados

Sistema da agência indica que smartphones já podem ser vendidos no Brasil. Lançamentos devem acontecer em fevereiro

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou, em seu sistema de autorização para vendas, diversos modelos das fabricantes Samsung e Motorola que sequer são oficiais. Os modelos pertencem às linhas Galaxy S20 e Z Flip, da fabricante coreana, e Moto G8, para a marca pertencente à Lenovo. As informações são dos jornalistas Everton Favretto, do Plantão Anatel, e Carlos Cardoso, do Pinguins Móveis.

A prática de homologar aparelhos ainda não anunciados não é incomum: quando o lançamento de um produto internacional não acontecerá muito antes do início das vendas no Brasil, é habitual que as fabricantes enviem unidades à Anatel para avaliação. Isso garante que, caso haja alguma adaptação a ser feita, exista tempo hábil para realizar as alterações.

São ao menos seis modelos dessas fabricantes que serão lançados entre a metade e o final de fevereiro: na Samsung a linha Galaxy vai receber S20, S20+, S20 Ultra e Z Flip. A Motorola, por sua vez, solicitou e teve aprovadas a venda dos Moto G8 e G8 Power. Todos já estão autorizados pela agência.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os modelos da Samsung já têm praticamente todos os detalhes conhecidos. Sites de tecnologia vazaram as especificações completas dos aparelhos, incluindo renderizações de toda a linha S20, enquanto o Z Flip já apareceu em fotos e vídeos. Eles devem ser anunciados em um evento no dia 11 de fevereiro, com as vendas iniciando em março. Considerando a homologação pela Anatel, é possível que o Brasil esteja na primeira leva de países a receber os celulares.

Leia mais: Celulares da nova linha Galaxy S20 custarão entre U$ 850 e U$ 1,2 mil

Motorola Moto G8 Power é um dos celulares que já foram homologados e deve começar a ser vendido em breve
Motorola Moto G8 Power é um dos celulares que já foram homologados e deve começar a ser vendido em breve (Foto: Reprodução/91Mobiles)

A Motorola está se preparando para lançar os Moto G8 e G8 Power durante a Mobile World Congress (MWC), evento anual de tecnologia que acontece em Barcelona, na Espanha. Ambos os aparelhos já tiveram especificações e renderizações vazadas, e devem acompanhar os outros modelos da linha G8, Plus e Play, lançados no final de 2019. Espera-se ainda o anúncio, durante o evento, de outros dois modelos: G Stylus, que terá uma caneta sensível ao toque para fazer anotações à mão livre na tela, e Edge+, primeiro topo de linha da empresa desde 2018.

Outros aparelhos de destaque destas fabricantes já passaram pelo País este ano. Os dobráveis Razr e Galaxy Fold são os primeiros smartphones flexíveis a serem vendidos mundialmente. O celular da Samsung, cuja tela abre para se transformar em um tablet, foi lançado nacionalmente no último dia 16 e passou por “venda relâmpago” entre os dias 22 e 23, com o preço a R$ 12.999. O Motorola, que se fecha como um celular de flip dos anos 2000, está disponível para teste em quiosques da empresa e de operadoras nas cidades de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília e Recife e entrará em “venda limitada” a partir da próxima quinta-feira, 6.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar