Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Aplicativo criado em Fortaleza ajuda em reforço escolar de alunos do ensino fundamental

O aplicativo conta com 500 usuários ativos, que acessam conteúdo baseado nas competências e habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
21:30 | Jul. 04, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Educaland é um aplicativo que mescla conteúdo escolar a jogos de dispositivos móveis, com o objetivo de auxiliar os pais no reforço escolar dos filhos. De acordo com Sílvio Frota, presidente da EdTech, a estratégia utilizada nesse processo é a de gamificação. Além de conteúdo programático para a primeira série do ensino fundamental I, o aplicativo oferece painel de controle para que os pais acompanhem o progresso do aluno.

Segundo o CEO, a ideia de criar a Educaland surgiu depois de perceber que as crianças têm dificuldade para se concentrar nas suas atividades escolares, e que facilmente sua atenção é tomada pelo uso do celular.

Contudo, a proposta do aplicativo é de ser um complemento a apostila. E, conforme sugere Sílvio, no processo de aprendizagem a presença dos pais se revela muito importante. “É uma sugestão da própria BNCC que os pais estejam presentes, auxiliando seus filhos e percebendo suas dificuldades”, afirma.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No Educaland há um ambiente exclusivo para os pais, no qual é possível encontrar um painel de controle para acompanhar em tempo real o desenvolvimento da criança. Ele apresenta informações sobre o progresso do aluno nos assuntos abordados, com nível de dificuldade e tempo que passou até solucionar cada tarefa, entre outros tipos de relatórios.

Esse ambiente possibilita maior engajamento da família no desempenho escolar dos filhos, e facilita aos pais um melhor direcionamento para os seus estudos.

Quanto à estratégia de gamificação, ela se trata do uso de técnicas para atrair o interesse dos usuários a partir de desafios e recompensas. “No caso dos alunos, conforme eles avançam nas missões, cada vez mais se sentem motivados a jogar, e as conquistas obtidas retornam para eles em forma de aprendizado”, explica Sílvio. Educaland já dispõe de mais de 600 desafios, com cinco personagens participantes de todas as aventuras.

Atualmente, o aplicativo está disponível na versão Android, com previsão de ser lançado para iOS em agosto. O modelo de negócio adotado pelo Educaland é do tipo freemium. Com ele, os pais podem escolher uma disciplina gratuita para o seu filho dentre as cinco disponíveis e acessar ao painel de controle sem custos adicionais. As outras disciplinas podem ser adquiridas por meio da licença premium.

Serviço

O aplicativo está disponível para Android na loja virtual da Google Play, que pode seracessado no seguinte endereço https://play.google.com/store/apps/details?id=com.educalandapp

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar