Participamos do

Novidades quentes sobre o Playstation 5

Surgem as primeiras informações oficiais sobre o próximo console da Sony
12:49 | Abr. 25, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Quase seis anos após o lançamento do Playstation 4 no Brasil é chegado o momento do amontoado de rumores sobre a próxima geração que se acumularam ao longo do tempo darem espaço a informações oficiais. Em uma recente entrevista ao site Wired.com, Mark Cerney, arquiteto-chefe do próximo console de Playstation comentou sobre o que vem por aí.

Apesar de desconhecermos o nome do aparelho ou mesmo o título do projeto, a Sony está em processo de produção de seu próximo passo no mundo dos consoles. Cerney assumiu em entrevista que a arquitetura interna do PS4 será usada como base, mas o novo sistema trará um processador mais potente e um motor gráfico comparável aos dos PCs mais potentes da atualidade. O novo aparelho suportará um tipo de disco de armazenamento mais veloz, chamado de SSD, em troca dos atuais discos rígidos. Essa mudança potencialmente reduzirá o tempo de carregamento dos jogos da nova geração.

Detalhes do PS5
Detalhes do PS5 (Foto: DIVULGAÇÃO)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ainda há muita incerteza quanto à data de seu lançamento, mas segundo Cerney, ainda não veremos nada da “caixa” até o final de 2019. Rumores indicam que a Sony escolhera 2020 para ser o ano da apresentação oficial do PS5 ao mundo.

Segundo Mark Cerney, uma versão para desenvolvedores do novo eletrônico já existe e já está nas mãos de um grupo de "devs" ainda pequeno, mas em processo de expansão. A idéia, segundo ele, é haver tanto lançamentos exclusivos para a nova geração sendo preparados, como versões aprimoradas de jogos já anunciados para o Playstation 4, que rodarão ainda melhor uma vez que um novo aparelho seja lançado.

Representações e detalhes do PS5
Representações e detalhes do PS5 (Foto: DIVULGAÇÃO)

Quanto à geração atual, diferente do que ocorreu com a transição entre o Playstation 3 e o 4, o próximo console da Sony será pelo menos compatível com games do PS4, dada a similaridade estrutural dos dois sistemas, segundo Cerney. Ademais, para aqueles que compraram o acessório de realidade virtual, foi confirmado que a versão atual do Playstation VR terá suporte na próxima plataforma. Todo esse esforço de retrocompatibilidade almeja simplificar a vida dos gamers, que não precisarão manter seus Playstation 4 e 5 ligados para jogar títulos específicos de cada videogame.

A Sony não estará no maior evento gamer do ano, a E3 - que ocorrerá no começo de junho -, porém é de certo assumir que novas informações sobre o próximo console da empresa continuarão a sair ao longo de 2019. Fiquemos ligados.

*Davi Rocha é produtor de conteúdo do canal Bacontástico

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags