PUBLICIDADE
Tecnologia
Educação

Conheça seis aplicativos gratuitos que ajudam nos estudos

Ferramentas digitais auxiliam estudantes a adquirir conhecimento e a largar o celular pelos livros

23:19 | 26/07/2018
Ferramentas digitais auxiliam estudantes a adquirir conhecimento e a largar o celular pelos livros (Foto: Reprodução)
Você tem dificuldades para estudar e não consegue trocar o celular pelos livros? Saiba que é possível utilizar a tecnologia ao seu favor. Hoje, diversos aplicativos estão disponíveis em smartphones com objetivo de auxiliar no aprendizado dos estudantes e de forma gratuita.
Dicas para vestibular, línguas estrangeiras e inúmeros outros assuntos estão reunidos na loja de aplicativos do seu celular, sem precisar pagar nada.
  
Confira a lista preparada pelo O POVO Online e professor Edson Pedro Ferlin, do Centro Universitário Internacional Uninter, de apps disponíveis para celulares Android e iPhone (iOS).
  
O app foi criado para auxiliar no aprendizado de línguas estrangeiras. Ele se propõe ensinar diversos idiomas, de maneira fácil, estimulando escrita, audição e fala dos estudantes. Conforme os resultados dos exercícios, os estudantes passam de nível, adquirindo conteúdos novos.
  
Com o AppProva é possível melhorar o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. O aplicativo oferece milhares de questões já aplicadas em provas anteriores, as quais podem ser resolvidas em simulados e em jogos. Dessa forma, são identificados pontos fortes e fracos dos estudantes em termos de conteúdo, pois o cronômetro do app ajuda a avaliar em quais questões o candidato gasta mais tempo para achar as respostas.
  
Nesta ferramenta, uma semente virtual é plantada no aplicativo e, a cada 30 minutos de inatividade do smartphone, uma árvore cresce. Caso contrário, se o usuário utilizar o aparelho, a árvore murcha. O objetivo é formar uma floresta. Se isso acontecer, é sinal de que o estudante não está empregando tempo nas redes sociais ou em jogos.
  
O Issuu é uma ótima ferramenta para quem busca ampliar os conhecimentos. Ele disponibiliza livros, revistas e e-books sobre diversos assuntos. Para ter acesso ao conteúdo, é preciso colocar o tema ou a matéria de interesse
  
O QuizUp faz dos estudos uma grande brincadeira. Nele, é possível selecionar as matérias que quer fazer no teste e vai acumulando pontos. Também é possível competir com os amigos ou com pessoas ao redor do mundo inteiro. 
   
O Perguntados é um dos aplicativos mais populares. Nele é possível testar conhecimentos sobre os mais diversos assuntos. Com o Willy, a roleta do jogo, o usuário responde a um questionário com seis diferentes categorias. É possível desafiar amigos de suas redes sociais ou jogar no modo aleatório.
  
Redação O POVO Online