Participamos do

Agora é possível visitar a Estação Espacial Internacional no Google Street View

Essa é a primeira vez que as fotos panorâmicas do Street View permitem que o usuário experimente estar em um ambiente fora da terra
16:59 | Jul. 21, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[VIDEO1]

O Google Street View é uma ramificação do Google Maps que proporciona ao usuário uma experiência mais imersiva e em primeira pessoa de diversas ruas, ambientes internos e outros locais de todo o mundo. Até mesmo localidades remotas ou de acesso difícil, como o vulcão da ilha de Ambrym, em Vanatu, no sul do oceano pacífico; Gronelândia; Machu Picchu, no Peru, e até por dentro da Floresta Amazônica, todos foram adicionados ao Street View. Agora um novo local foi capturado pelas lentes do Google: a Estação Espacial Internacional (EEI).

A EEI é um satélite artificial que fica orbitando a Terra. É usado como laboratório para todo o tipo de pesquisa que envolve microgravidade e o ambiente espacial. Também é o maior objeto construído por humanos que está na órbita do nosso planeta e pode ser visto frequentemente a olho nu ao observar o céu durante a noite. O projeto para fotografar a Estação não pôde ser realizado por uma equipe do Google (ou certificada e terceirizada por ele) como normalmente acontece por não ser tão simples de levar essas pessoas ao espaço. Para contornar o problema, eles pediram a ajuda de um dos astronautas que estavam lá em missão.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

[VIDEO2] 

Thomas Pesquet, astronauta da Agência Espacial Européia, é mais um dos astronautas que trabalham e vivem na EEI, a qual vem recebendo uma tripulação rotativa nos últimos 16 anos. Thomas foi mandado para uma missão de seis meses, atuando como engenheiro de voo, e foi quem ajudou o Google a capturar as imagens de toda a estação espacial durante quatro meses e com os equipamentos disponíveis na estação - câmeras DSLR e cordas que serviram como tripé. Ou seja, não havia o equipamento especializado para realizar as fotografias panorâmicas.

"Durante os seis meses que eu passei na Estação Espacial Internacional, era difícil de encontrar as palavras ou conseguir tirar uma foto que descrevesse precisamente o sentimento de estar no espaço. Trabalhando com o Google na minha última missão, eu fotografei as imagens para o Street View para mostrar como a EEI parece por dentro, e compartilhar como é olhar para a Terra do espaço", disse Thomas Pesquet no Blog do Google.

[FOTO2]

Clique nesse link para visualizar esse parte da EEI no Google Street View.

A equipe do Google em terra procurou formas de ajudar Thomas na tarefa de fazer fotografias panorâmicas de vários pontos dos 15 módulos da estação. Para isto eles visitaram uma réplica da EEI em Houston, no Texas, nos EUA, presente no Centro Espacial Johnson. Onde também ocorre o monitoramento e direcionamento das atividades dos americanos dentro da estação espacial. Dentro da réplica a equipe desenvolveu um sistema para  ajudar a orientar e centralizar as fotos feitas por Thomas em gravidade zero.

O sistema nada mais é do que duas cordas elásticas que são fixadas nas paredes da EEI e se cruzam no meio, formando um "x". Apesar de simples, o conceito foi essencial para ajudar a criar um ponto de referência e centralizar as imagens para criar os panoramas. Isto foi essencial para essa ambiente onde, devido a falta de gravidade, é impossível eleger que parte das paredes circulares é o chão e qual trecho é o teto. As cordas também serviram como uma espécie de tripé. Por ser o ponto inicial para todas as fotos do panorama e auxiliar com a estabilização. Depois que Thomas enviou as fotografias tiradas com a DSLR, a equipe do Google ficou responsável por juntar tudo e criar o panorama.

Confira abaixo o documentário que mostra como foi o processo para chegar às fotos que estão no Street View da EEI:

[VIDEO3] 

Além de esse ser o primeiro Google Street View realizado fora da Terra, esse também é o primeiro que traz pontos nas fotos onde, ao clicar, é possível ver mais informações sobre o detalhe destacado na imagem. O Google já disse que pretende colocar esse novo recurso, que traz detalhes adicionais ao Street View, em mais locais no futuro. Também disse que a perspectiva é a de adicionar mais panoramas do espaço, como na Lua e em Marte, utilizando imagens enviadas por sondas espaciais.

[FOTO3] 

Clique nesse link para visualizar esse parte da EEI no Google Street View.

As novas fotos panorâmicas do Street View da EEI foram adicionadas a galeria de "destinos diferenciados" no site do Google Street View.  Também é possível encontrá-las no Google Earth ao se distanciar da terra com um zoom out e clicar na Estação Espacial que aparecerá orbitando o planeta.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente